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| em 2 meses ago

Ford Explorer 2025 chega aos EUA com recursos desenvolvidos pela engenharia brasileira

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A Ford vai iniciar a venda do Explorer 2025 no segundo trimestre deste ano, nos Estados Unidos. Além de visual mais robusto, o SUV de sete lugares traz um interior redesenhado e o novo sistema de infotenimento Ford Digital Experience.

Além disso, pela primeira vez, o Explorer também oferece, em algumas versões, o sistema de direção sem as mãos Blue Cruise, para uso em determinadas estradas da América do Norte.

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Segundo a montadora, apesar de ser destinado aos norte americanos, o novo Ford Explorer é bastante tropical. Isso por que, a engenharia brasileira participou do desenvolvimento de vários itens do SUV.

A Ford afirma que a renovação do modelo é um exemplo da capacidade do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, instalado na Bahia, que hoje responde pela criação e aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo

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Quais detalhes do SUV tem “dedos brasileiros”?

Nesse trabalho, mais de 50 pessoas participaram do desenvolvimento de vários itens, incluindo testes e integração de processos de engenharia. Entre eles, estão o refinamento de elementos do exterior e interior, como faróis, lanternas, tampa traseira, painéis de portas e entradas USB.

Outros exemplos são o novo alerta de ocupante do banco traseiro, que evita o esquecimento de crianças no interior do veículo, e a saudação de boas-vindas com animação no painel e iluminação quando o motorista abre e fecha a porta.

Como será o Ford Explorer 2025?

Segundo a Ford, o novo Explorer chega ao mercado em 4 versões: Active, de entrada, ST-Line, com visual esportivo, ST, de alto desempenho, e topo de linha Platinum.

Todas são equipadas com motor 2.3 EcoBoost ou 3.0 V6 EcoBoost, de 400 cv de potência. Além disso, trazem tração traseira, com 4WD opcional, e transmissão automática de dez velocidades.

No novo design a grade dianteira ficou maior, os faróis de LED foram redesenhados e o protetor dianteiro e os difusores laterais estão mais largos, o que ajuda a rebaixar visualmente o veículo. Na traseira, as novas lanternas de LED avançam pelo porta-malas, conectando-se ao nome Explorer no centro.

As rodas são de 18, 20 ou 21 polegadas, a depender do pacote escolhido. Além disso, com exceção da versão de entrada, as outras versões ST-Line, ST e Platinum têm como opção o teto em preto.

No interior, a cabine ganhou novas opções de texturas e cores, sistema de iluminação com sete tonalidades e painel redesenhado para ampliar o espaço para os ocupantes. Os bancos dianteiros do SUV ganharam função de aquecimento e oito entradas USB passam a estar disponíveis.

Falando de tecnologia, o Explorer é o primeiro veículo da marca a trazer o novo sistema de infotenimento Ford Digital Experience, que prioriza o uso da voz para controlar funções, como temperatura, navegação, busca, música, rádio, chamadas, mensagens, agenda e aparelhos domésticos, por meio do Google Assistant ou Alexa.

A integração com o Google Maps permite navegar tanto pela tela central de 13,2 polegadas, como pelo painel de instrumentos de 12,3 polegadas. Além de conexão com Android Auto e Apple CarPlay, é possível baixar e usar aplicativos de música, audiolivros e podcast sem depender de um smartphone.

Outra novidade tecnológica do Ford Explorer 2025 é que, quando o carro está estacionado, o usuário pode ver TV e vídeos em aplicativos ou até jogar games, conectando um teclado ou controle via Bluetooth.

Foto destacada l Ford / Divulgação

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Paula Barreto

Paula Barreto Ribeiro, é redatora de notícias automotivas e apaixonada por automóveis. Formanda em jornalismo pela Puc Minas, além do portal Autos Segredos, atua como estagiária no Portal Vrum, caderno de veículos do jornal Estado de Minas.