mazda2-jap-pack-2014-004-jpg300-1A Mazda divulgou as primeiras imagens do novo Demio, seu compacto que é conhecido como Mazda2 em outros mercados. Esta nova geração será uma das atrações do Salão de Paris, em setembro, e só começa a ser vendida em 2015. Logo ele também será produzido na fábrica da Mazda no México junto com um Toyota derivado de seu projeto, mas ainda não há qualquer planos para vendê-lo no Brasil.

mazda2-jap-pack-2014-003-jpg300-1Com 4,07 metros de comprimento, o novo Mazda2 é 17 centímetros mais comprido que seu antecessor – que era derivado do Ford Fiesta – , ao mesmo tempo que está mais largo e mais baixo. A distância entre eixos ainda ficou 1cm maior. O aumento das dimensões o aproxima do Mazda3 propositalmente: dentro de poucos anos a marca lançará o subcompacto Mazda1.

mazda_demio_5O interior é simples e funcional, bem ao estilo da Mazda. Se destacam o quadro de  instrumentos digital e o sistema multimídia MZD Connect. Também chamam atenção a saída de ar central única e o head up display à frente do motorista.

Em temos de motores, apenas a versão Diesel do motor 1.5 Skyactiv teve detalhes divulgados: rende 105cv a 4000rpm e 25kgfm de torque entre 1500 e as 2.500rpm. Bom é que assim como  o 1.5 Skyactiv à gasolina ele será oferecido com câmbios manual e automático de seis marchas.

mazda_demio_10Atualmente a Mazda tem seus planos para vender no Brasil suspensos. Ela está fora do Brasil desde 1998 e há dois anos sua intenção era importar carros do Japão até que a fábrica mexicana de Salamanca entrasse em operação – o que aconteceu em janeiro. Os planos começaram a desandar com o sistema de cotas de importação de carros do México e com o IPI majorado para importados, que poderia ser parcialmente contornado com uma fábrica no Brasil, por meio do Inovar-Auto. Mas a fabricante prefere não apostar em uma nova fábrica agora, se concentrando no mercado norte-americano.

mazda_demio_13Fotos | Mazda/Divulgação