Novo SUV fica devendo em equipamentos e em refinamento no acabamento interno

Por Marlos Ney Vidal
De Salvador (BA)

Com visual externo bem resolvido e desempenho satisfatório, o novo Citroën C3 Aircross 2024 chega ao mercado para tentar fisgar clientes dos B-SUVs e, claro, do Chevrolet Spin. Os preços entre R$ 109.990 e R$ 129.990, pelo menos nas configurações de cinco lugares, colocam o SUV Turbo mais em conta. 

O Citroën C3 Aircross tem medidas que o deixam com porte e jeitão de SUV, apesar disso, seu principal concorrente é o Spin que passará por grande reformulação no próximo ano para dar resposta ao rival.

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Mas voltemos a falar do novo Citroën C3 Aircross 2024. Segundo modelo do programa C-Cube, ele compartilha a mesma plataforma CMP com o hatch C3 e que ainda dará origem a um SUV Coupé em 2024.

Além da plataforma CMP, o Citroën C3 Aircross compartilha com o C3, as portas dianteira, toda estrutura da coluna “B” para frente, incluindo o cofre do motor, capô e faróis. 

Os designers da marca foram muito felizes com as soluções apresentadas para o distanciar do hatch, o novo para-choque, os para-malas dianteiros mais alargados deixaram o C3 Aircross 2024 mais parrudo. 

No entanto, as estampagens das portas são as mesmas do hatch, a única diferença é uma saia lateral mais larga que efeito estético. Da coluna “B” para trás, o C3 Aircross é outro carro, recebendo nova parte traseira. Assim como na dianteira, os para-lamas traseiros também ficam mais afastados do monobloco para que o modelo fique mais largo, pelo menos por fora, já que as medidas internas são praticamente as mesmas. 

As lanternas traseiras de desenho exclusivo invadem mais as laterais do SUV, a tampa traseira também é bem maior em altura. A tampa do bagageiro é leve e conta com dois puxadores para fechamento.

Outro recurso para deixar o C3 Aircross mais alto é a suspensão mais elevada. O modelo tem vão livre de 23,3 centímetros e 20 cm de altura mínima em relação ao solo. 

As versões Feel e Feel Pack contam com rodas de 16” e a topo de gama tem 17”. 

No geral, as linhas externas do SUV agradam e o desenho ficou muito bem resolvido. 

No entanto, se no visual externo a marca conseguiu distanciar o SUV do hatch, por dentro, não há milagre. Alguns apliques no painel dão certo requinte, mas no geral é o mesmo do C3, assim como as forrações de porta. A marca não cobriu nenhuma parte com tecido. 

Se o comprador entrar na versão Feel de entrada, ele terá certeza que estará a bordo do hatch, já que o quadro de instrumentos é o mesmo. Somente a partir da versão Feel Pack é que o C3 Aircross 2024 recebe o quadro de instrumentos digital de sete polegadas. 

Os bancos dianteiros receberam novas espumas, ficando mais firmes, no entanto mantém o mesmo desenho. 

Assim com o C3, o C3 Aircross 2024 tem comandos únicos para os vidros traseiros, ou seja, eles ficam posicionados na parte traseira do console central para atender o motorista e os passageiros, não importando qual posição, os passageiros sempre terão que fazer contorcionismos para abrir ou fechar o vidro.

Não importando se é a versão de cinco ou sete lugares, o bom entre-eixos garante bom espaço para as pernas dos ocupantes. Os bancos acomodam bem dois adultos nas extremidades, três somente em viagens mais curtas. O passageiro do meio fica sacrificado pelo túnel central e pelo console que invade um pouco a parte traseira. 

Não há saídas de ar-condicionado para a turma do banco traseiro no C3 Aircross 2024 de cinco lugares, na versão para sete, há um circulador de ar que ajuda a resfriar o interior. 

Em relação a itens de conveniência, o C3 Aircross 2024 oferece duas portas USB para carregamento de celular para a turma de trás. Na configuração com terceira fileira de bancos, há duas portas USB para carregamento de celular. 

Já que chegamos na terceira fileira de bancos, os dois assentos extras não acomodam passageiros adultos, eu com 1,73 metros fiquei com os joelhos quase encostando no meu queixo. O espaço para as pernas também é mínimo e para acomodar os pés é uma luta. 

Já para crianças, o espaço atende, mesmo que não seja tão confortável. 

Com o banco da segunda fileira bi-partido, o acesso a terceira fileira de bancos pode ser feito dos dois lados, os bancos se dobram para que o passageiro entre, vale dizer que não é uma operação fácil. As fitas para puxar os bancos também poderiam ser de melhor qualidade. 

Já a retirada dos bancos e a recolocação são tarefas bem simples, já que pesam apenas oito quilos. 

Na versão de cinco lugares o porta-malas pode levar até 493 litros de bagagens e na configuração de sete, são apenas 40 litros. O fabricante ainda não liberou a capacidade do porta-malas da versão de sete lugares com os bancos deitados. 

Segurança do Citroën C3 Aircross 2024

Na parte de segurança, o C3 Aircross não avança muito do que já é oferecido no C3, a versão Feel, por exemplo, tem apenas os airbags frontais. A partir da Feel Pack, há airbags laterais. A lista ainda inclui controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa que por força de lei equipam todas as versões. 

O Citroën C3 Aircross não conta com nenhum item de auxílio à condução, nem mesmo um alerta de ponto cego é oferecido. 

Andando

Em movimento, o Citroën C3 Aircross 2024 mostra o seu melhor. O motor 1.0 Turbo Flex está bem dimensionado para o modelo. Ele segue os números de potências dos Fiat, sendo 125 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol, já o torque é de 20,4 kgfm não importando se há gasolina ou etanol no tanque. O câmbio também é o mesmo CVT que simula sete marchas.

O motor fornece bom desempenho para o SUV, sendo bom em aceleração e também em retomadas de velocidade. As ultrapassagens também foram realizadas com total segurança. O C3 Aircross é bem ágil. 

Com a tecla Sport acionada, o motor estica mais o giro, deixando o SUV mais arisco. Mas o SUV poderia ter um melhor isolamento acústico. 

A suspensão do novo Citroën C3 Aircross está muito bem acertada, oferecendo rodar muito confortável e suave. Ela consegue filtrar bem as imperfeições do solo. Mesmo acelerando um pouco mais em vias de calçamento, o carro tem rodar firme. Já em curvas de alta, a rolagem da carroceria é mínima. 

Os bancos apoiam bem o corpo dos passageiros dianteiros e os de trás encontram um bom espaço para as pernas e cabeça. 

A direção também está muito acertada, em manobras ela é leve, já em estrada ela fica mais firme.

Preços do Citroën C3 Aircross 2024

As versões de sete lugares seguem o mesmo padrão de versões, o acréscimo pelos assentos extras da terceira fileira devem acrescentar valores na casa dos R$ 8 mil nas três versões disponíveis. Confira os valores das opções de cinco lugares:

  • Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT: R$ 109.990 (*)
  • Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT: R$ 119.990
  • Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT: R$ 129.990

(*) na modalidade de venda online

Apesar dos deslizes em acabamento e uma lista de segurança tímida, o novo Citroën C3 Aircross 2024 tem qualidades as linhas da carroceria e o excelente desempenho do motor turbo. A marca também acertou ao oferecer as três primeiras revisões sem custo para o cliente.  

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