Por Marlos Ney Vidal (*)
De Porto Feliz (SP)

O Chevrolet Equinox chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 149.900. Importado do México, o SUV será comercializado na versão topo de linha Premier. O Equinox aposta na boa lista de equipamentos, acabamento refinado e bom desempenho para conquistar os consumidores ávidos por SUV´s.  O modelo é equipado com motor 2.0 Turbo e câmbio automático de nove velocidades.

Posicionamento

O SUV será o terceiro produto da marca no segmento. Ele ficará posicionado entre o Tracker e Trailblazer.

Vendas

A expectativa da Chevrolet é ser líder entres os SUV´s que são vendidos com valores entre R$ 130 mil a R$ 160 mil. Nessas faixas de preço, a marca elencou como concorrentes o Jeep Compass, Hyundai New Tucson, Kia Sportage, Peugeot 3008, Honda CRV, Mitsubishi Outlander e Audi Q3. Até o fim deste ano a marca espera vender 1.400 unidades do Equinox.

Acabamento

O Chevrolet Equinox tem acabamento bem cuidado e construído. Entretanto, para um modelo que estreia a nova versão de luxo Premier, o plástico rígido do painel não reflete luxo. Pelo contrário, passa aspecto de acabamento pobre. Para disfarçar, uma tira de couro compõe o acabamento visível aos olhos e mãos dos usuários. Já os bancos revestidos em couro apoiam bem as pernas dos passageiros dos assentos dianteiros e traseiros. Para a turma do banco de trás, o encosto conta duas posições de ajustes.

O plástico rígido também está presente nos forros de portas que contam com apliques de couro nas áreas de contato. A Chevrolet afirma que o acabamento do modelo fabricado no México é o mesmo das unidades destinadas ao mercado americano, o que muda são as tonalidades dos materiais de revestimento.

Vida a bordo

A ausência de túnel central permite que três ocupantes viagem com conforto no banco traseiro. Não há briga de ombros nem joelhos. As portas tem bom ângulo de abertura para facilitar o acesso dos ocupantes. Para o transporte dos pequenos o Equinox oferece dois pontos de fixação ISOFIX para as cadeirinhas infantis. O teto solar panorâmico é um chamariz para o público infantil.

Tecnologia

Além do conjunto mecânico eficiente e extensa lista de itens de série, o Equinox aposta no bom conteúdo tecnológico para conquistar os compradores. Há carregador de celular via wireless. O novo SUV da Chevrolet conta ainda com sistema de telemática OnStar, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de áudio traz alto-falantes de alta definição da marca Bose.

Segurança

Em relação a segurança, os principais itens de série são frenagem automática de emergência; alertas sensorial, luminoso e sonoro de colisão, assistente de permanência na faixa e de estacionamento, além de alerta de ponto cego e airbags frontais, laterais e de cortina.

Chevrolet EquinoxMimos

o ar-condicionado oferece opção de temperatura diferente para os ocupantes dianteiros, dutos traseiros e a possibilidade de acionamento remoto com a ignição para que a cabine inicie seu processo de refrigeração antes mesmo do embarque dos passageiros. A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).

Visual externo

O Chevrolet Equinox tem faróis Full LED inteligentes (sistema que altera o facho alto de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário) e o teto solar panorâmico com acionamento elétrico, enquanto as rodas de 19 polegadas trazem design único e face com acabamento diamantado. O mesmo efeito cromado se aplica nos insertos dos para-choques e nas duas ponteiras aparentes do escapamento -uma em cada extremidade do veículo.

Motor

O Chevrolet Equinox é equipado com motor 2.0 turbo de 262 cavalos e 37 kgfm de torque. Já a transmissão é automática de nove velocidades. O SUV tem tração integral, do tipo AWD, e pode funcionar nos modos 4×2 e 4×4, dependendo da condição de rodagem e parâmetros de segurança. O ajuste manual é feito por meio de um seletor no console central do painel.

Consumo do Chevrolet Equinox

O Chevrolet Equinox de acordo com dados aferidos pelo Inmetro, faz média de consumo de 8,4 km/l rodando na cidade e 10,1 km/f em trajeto rodoviário.

Andando

Apesar das dimensões avantajadas, o Chevrolet Equinox demonstra agilidade,  com boa dirigibilidade.  São 1.693 quilos, mas o motor 2.0 turbo dá conta do recado, tirando o carro da inércia com muita facilidade. Basta acelerar para sentir o poder do propulsor, que garante arrancadas vigorosas e retomadas de velocidade seguras. O câmbio automático de nove marchas foi bem escalonado e proporciona trocas suaves. As suspensões garantem boa estabilidade sem comprometer o conforto. É um SUV que tem tudo pra dar certo no mercado brasileiro.

Ficha técnica

Motor
2.0 16V, 4 cil. em linha, comando duplo, injeção direta, turbo, gasolina, 262 cv de potência a 5.500rpm e 37 kgfm de torque entre 2.500 e 4.500 rpm

Transmissão
Automático de nove marchas, tração integral (AWD)

Aceleração até 100 km/l
7,6 segundos

Direção
Assistência elétrica

Suspensão
Independente McPherson na dianteira, multilink atrás

Freios
Discos ventilados na frente e atrás

Rodas e pneus
235/50 R19

Dimensões
4,65 m (comp.), 1,84 m (larg.), 1,66 m (alt.) e 2,72 m (entre-eixos)

Tanque de combustível
59 litros

Capacidade do porta-malas
468 litros

Peso (ordem de marcha)
1.679 kg

(*) O jornalista viajou à convite da Chevrolet

Fotos | Chevrolet/Divulgação

  • Marcos Aurelio

    Um bom carro, só peca pelo consumo elevado! Se Chevrolet colocasse essa mesma configuração com o motor 1.5 turbo que ela usa nos EUA, ficaria mais barato mais economico e no mesmo nivel de motorização na nova CRV que será lançada em breve. Agora teria que ter a tração integral.

    • haterXhater

      Para um SUV pesado, com tração integral, e com motor 2.0 16V de 262 cv e 37 kgfm de torque, achei o consumo surpreendentemente bom.

    • danielgermano lopesmoreira

      Não achei o consumo elevado, colocando uma gasolina podium ou V- Power o consumo pode até melhorar. Agora sobre motorização , comparada a CRV que será 1.5 eu prefiro o 2.0 turbo da GM por ter a maior potencia e torque do segmento, a CRV2018 não chegará aos 200cv.

      • Whering Alberto

        Mas chegará aos R$ 200 mil. kkkkkkkkkkkkkkkkk

        • danielgermano lopesmoreira

          Quem tem dinheiro , o que é 200 mil reais . Se eu tivesse , compraria uma Discovery V6 gasolina ou BMW .

      • Marco

        Gasolina Podium a R$ 5,40 o litro aqui no PR ???? INVIÁVEL !!!

        • danielgermano lopesmoreira

          Quem tem dinheiro olha isto ?? . Aqui na concessionaria aonde eu trabalho, não indicamos clientes a colocar gasolina comum na CRV, pelo auto consumo que será . Agora no meu carro só abasteço com gasolina V-power.

          • Antonio

            Esse é um teste que farei no meu HRV

          • danielgermano lopesmoreira

            Isto é bom fazer , agora HRV tbm não é grandes economias de combustível.

          • Antonio

            A minha versão é manual, mais econômica. Não é a mesma eficiência do 1.5 Turbo do Civic, mas tá ali.

          • danielgermano lopesmoreira

            Pode até ser , sem contar que a versão manual é raridade pq 99% das vendas é automático . Agora sobre consumo caso tenha diferença é muito pouco, agora eu não sou muito chegando em HONDA .

    • Raimundo A.

      Consumo elevado? O Compass flex pelo que li num comparativo técnico, bebe um pouco mais mesmo sendo mais leve e bem menos potente, diferença de 100cv.
      Logo, para quem pensa no Equinox vai ter mais desempenho, espaço interno e consumo similar ao Jeep.
      O Jeep Compass precisaria ser o Limited diesel com opcionais para ter o que este Equinox tem, mas continuaria com espaço menor e o motor a diesel não é tão elástico quanto o a gasolina.

      • Marcos Aurelio

        Raimundo, o Compass eu até acho bonito más, o consumo a gasolina tbm muito alto e, a diesel muito caro além do porta malas que acho muito pequeno. Agora voltando ao Equinox dá pra ver que ele é bem superior ao Compass mesmo nas versões a diesel, só que acho que o motor 1.5 turbo que já falei antes, tem potencia suficiente acima da média dos concorrentes atuais e, com certeza seria bastante economico! Agora pra mim só acho interessante com tração integral.

        • Antonio

          Sabe o porque do porta malas do Compass ser pequeno? PLATAFORMA! A plataforma do Compass é a de um compacto e a do Equinox de um médio (o Cruze).

      • Antonio

        O Compass é compacto, não se esqueçam disso.

  • danielgermano lopesmoreira

    Ficou belíssimo o carro, na minha opnião Compass e Equinox são melhores do segmento . Compraria uma Equinox sem pensar duas vezes, tem tudo e mais além .

    • Whering Alberto

      Eu gostei da primeira foto. Ficou perfeito. Mas quando olho aquela traseira “feijão com arroz”, que destoa do resto (assim como o interior), penso: “porque, GM?”. Mas vamo que vamo. Enquanto sucessor do obsoleto Captiva, está mais do que ótimo.

      • Marcelo Nogueira

        Obsoleto Captiva? Ainda é uma das grandes opções do mercado.

        • Whering Alberto

          Sim. Obsoleto. Anda pouco e bebe muito, o projeto é de 2008 (ou menos) e vários itens que hoje são comuns em veículos da categoria (e até de categorias inferiores) ela ainda não tem. Obsoleto, porém, não quer dizer ruim. É um carro bastante espaçoso, seguro e confortável. Bonito, até. Mas obsoleto. Uma coisa não se confunde com a outra.

        • LVZA

          Só esquecer o câmbio bomba dela que é uma excelente opção, compra barato por causa disso, aí faz uma mandinga, uma macumba, uma promessa e só torcer para o câmbio não dar pau e você não precisar ser estuprado pelo mecanico.

        • Rafael Tardelle Lima Silva

          Kkkkkkkk

  • Danilo

    Que carro bonito e que conjunto mecânico top! Se tanto o carro quanto a mecânica forem resistentes às nossas precárias condições de vias de deslocamento,venderá bem.

    • Rafael Tardelle Lima Silva

      O que curti foi o interior e o motor, pois o design ficou atrás do Compass.

  • José Ricardo Braga

    Confesso que estou começando a me acostumar com o visual de Cruze anabolizado. Antes, eu estranhava bastante as linhas do modelo, mas a cada dia tenho gostado mais do design e hoje ele me parece realmente atraente visualmente. Quanto ao custo-benefício, é um grande diferencial com certeza. Se o marketing souber trabalhar o modelo, tem tudo pra ser um grande sucesso. Mas acho difícil tomar a liderança do Compass.

  • Marco A

    Não acho bonito, olhando a lateral, dá a impressão de que era um carro menor e que foi esticado. Estranho!

  • yurieu

    Só não cita a matéria que o veículo não é flex muito menos calibrado para os 30% de álcool. O manual diz que aceita só E22.

  • mjprio

    Uma boa proposta. Tem boa potencia e torque pra litragem. Merecia uma versao “LT” com o motor 1.5 pra pegar as versoes mais simples do Compass e as TOP dos SUV menores, alem claro de uma versão diesel. Esse motor 2.0 tambem podia substituir o motor V6 pesado e beberão da TrailBlazer e talvez um pouco amansado (230/240CV)equipar a versão LTZ2 do Cruze.

  • Antonio

    O Compass não é e nunca será concorrente de Equinox e sim do HRV, Ecosport, Duster e outros “SUV” compactos.

    • Mr. Pug

      E desde quando Compass é SUV compacto?

      Esse manja.

      • Antonio

        Falou tio. Entra em um Compass e depois em um Renegade. E então entre em um CRV ou novo Tucson e verá que digo a verdade.

        • Mr. Pug

          Zzzzzzzzzzz que sono!

        • Rafael Tardelle Lima Silva

          Acabamento do Compass é muito superior a HRv, Duster nem é fraquinho…. O concorrente desses que vc falou é o Renegade, que já arregaça eles em acabamento. Deixa de ser trouxa.. sabe de nada vc!

          • Antonio

            Quanto você recebeu da Fiat para “mitar” por aqui? Traquitanas eletrônicas e manolices não me convencem, só plataforma, motor e segurança ativa e passiva.

      • yurieu

        O Compass é crossover de qual hatch, mesmo?

    • Rafael Tardelle Lima Silva

      Como tu é desinformado hein pobre coitado kkk

  • Mr. Pug

    Acho esse carro um dos mais feios do segmento, parece uma mistura de perua com minivan bombada, asqueroso. O acabamento é ridículo para um carro de 150k, o painel é todo no plástico duro. Mas não é de se esperar muito de um Chevrolet que briga na base do segmento nos EUA…

    Continuo achando Compass Diesel e 3008 compras infinitamente melhores.

    • Fabio Alm

      A glr fica enchendo por conta de painel em plástico, mas sabia que não se faz milagre né? Ao mesmo tempo que o Comprass e o 3008 tem mais frescuras de acabamento ficam devendo em diversas outras coisas, aí vai da prioridade de cada um

  • Desenfreados DSF

    Fala pessoal, tudo bem? Estamos com um canal no Youtube sobre carros e automobilismo, deem uma olhada, se inscrevam e comentem! Queremos saber a sua opinião 🙂 https://www.youtube.com/watch?v=dRtxas4Akp8&t=29s&sub_confirm=1

  • Júnior Nascimento

    O problema será apenas 1: o preço, que vão aumentar 10 mil/mês, como de costume…

  • Rafael Tardelle Lima Silva

    Só acho que a traseira poderia ser melhor desenhada! Acredito que o Jeep Compass vai continuar liderando tranquilo. Aliás, além do belo motor forte e econômico o Jeep é lindo!