Como publicamos no dia 29 de janeiro, a Volkswagen Caminhões prepara mudança em sua linha de caminhões no Brasil. Uma delas é a provável saída de cena da MAN, para tal sua linha TGX continuará a ser ofertada, mas com “cara” da Volkswagen. Com a mudança visual, o TGX passará a ser chamado de Constellation.
O que pesa contra a MAN no Brasil são seus altos custos de produção, uma vez que os principais itens como cabine e motor são importados. Assim para começar a mudança no Brasil, a linha TGX será incorporada a gama VW. Com base no flagra
do José Augusto de Oliveira, pedimos ao João Kleber para despir a camuflagem e revelar as linhas do novo modelo.A reportagem do Autos Segredos apurou que, inicialmente, com exceção da nova frente, a linha TGX continuará a ser ofertada com chassi, cabine e motores MAN. Mas nossas apurações apontam que a marca desenvolve uma nova cabine com custo mais baixo para ser nacionalizada. Nossa aposta é que a cabine será a mesma da nova geração do Constellation.
A saída da MAN já é assunto entre os funcionários do chão de fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A notícia, inclusive já é ventilada na rede de concessionários da marca.
A mudança da linha MAN começará com a chegada do Constellation 33.440 já confirmada pela marca.O caminhão usará motor e chassi da MAN com a cabine do Volkswagen.
O Volkswagen Constellation 33.440 será a porta de entrada dos caminhões extrapesados da Volkswagen. Logo acima, viriam os caminhões MAN TGX com a identidade visual da Volkswagen. A motorização seria com potências de 400 a 480 cavalos.
A linha MAN TGX que passará a ser Volkswagen receberá o nome Constellation.
Com a saída da MAN, a gama de extrapesados do Volkswagen Constellation será ofertada nas seguintes configurações:
A data das mudanças é desconhecida, mas tudo indica que poderá ocorrer ainda em 2020.
Oficialmente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus não comenta possíveis desenvolvimentos de novos produtos em qualquer segmento.