Modelo rodoviário da marca alemã recebe novos itens de segurança e motor de 450 cv de potência
A Mercedes-Benz anunciou a ampliação do pacote de segurança de série para o modelo de ônibus rodoviário O 500 RSD 2445, que agora conta com motor de 450 cavalos e transmissão automatizada. Tecnologias que antes eram opcionais, como o sistema de frenagem de emergência (ABA5), piloto automático adaptativo (ACC), controle inteligente de farol alto (IHC) e sistema de leitura de faixa (LDWS), passam a ser incluídas de fábrica.
“Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários O 500 reafirmam o compromisso da marca com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com todo o ecossistema do transporte responsável”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus, sendo referência de mercado por seu alto padrão de tecnologias de segurança. E só chegamos até aqui porque pensamos no coletivo”.
VEJA TAMBÉM:
O O 500 RSD, disponível nas versões de 450 e 380 cavalos, é indicado para transporte de médias e longas distâncias, além de operações de turismo. O chassi é compatível com carroçarias High Deck e Double Deck, destacando-se por sua robustez e eficiência. Equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, o modelo oferece uma potência de 449 cv e um torque de 2.200 Nm. A transmissão automatizada de 12 marchas, que integra a nova geração de transmissões Traxon, destaca-se por sua eficiência, redução de consumo de combustível e menores custos de manutenção.
Avançadas tecnologias de segurança
O pacote de segurança do O 500 RSD inclui o sistema de frenagem de emergência ABA5, que detecta veículos, ciclistas e pedestres, emitindo alertas visuais e sonoros antes de intervir nos freios, se necessário. O piloto automático adaptativo (ACC) ajusta a velocidade do ônibus para manter uma distância segura do veículo à frente. O sistema de leitura de faixa (LDWS) avisa o motorista se o veículo se desviar da faixa sem intenção, e o controle inteligente de farol alto (IHC) ajusta automaticamente a intensidade do farol para garantir melhor visibilidade.
Outros Itens de segurança
Além desses sistemas, o O 500 RSD vem com:
- ESP – Controle eletrônico de estabilidade
- EBS – Sistema eletrônico de freios
- Retarder de última geração
- Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas com EcoRoll e Power Mode
- Assistente de partida em rampa
- Freio de estacionamento com comando eletrônico
- ESS – Sinalização de parada de emergência
- Aviso de atar cinto de segurança para o motorista
- Sistema de freio de porta aberta
- Piloto automático de velocidade
- ABS – Sistema antibloqueio de rodas
- ASR – Sistema antipatinação
- Top-Brake – Sistema auxiliar de freio
- ECAS – Suspensão pneumática controlada eletronicamente com sistema anti-tombamento
- Freio a disco ou tambor
O pacote de segurança de série estará disponível para o O 500 RSD 2445 6×2 a partir de 2024, reafirmando o compromisso da Mercedes-Benz com a segurança e a inovação no transporte rodoviário.
Foto principal | Mercedes-Benz/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nosso primeiro contato com o VW T-Cross Highline 2025: