InícioCaminhõesMercedes-Benz caminhõesMercedes-Benz Accelo completa 20 anos no mercado brasileiro

Mercedes-Benz Accelo completa 20 anos no mercado brasileiro

- publicidade -
- publicidade -

Em duas décadas, a marca alemã emplacou 89.515 unidades do caminhão que tem modelos leves e médios

A Mercedes-Benz celebra 20 anos do lançamento do Accelo no Brasil. O caminhão é vendido em família de leves e médios. Desde seu lançameto em 2003, a marca alemã já registrou 89.515 caminhões vendidos, semdo que 85.461 eram Accelo leves e 4.054 de modelos médios. 

Do total de caminhões vendidos, o Mercedes-Benz Accelo 815 que chegou ao mercado em 2012  emplacou 33.387 unidades. Como segundo modelos mais vendidos é o Accelo 1016 que desde de 2012 registrou 32.932 unidades comercializadas. Já o Accelo 1316 6×2 que atua no segmento médio emplacou 4.031 unidades. Ao longo de duas décadas de vendas, a família Accelo também teve modelos leves como 715 e 915, que foram sucedidos pelos atuais 817 e 1017. Já o médio 1316 6×2 é o antecessor do atual Accelo 1317 6×2.

“Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 20 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o Mercedinho, um campeão de vendas e muito querido por autônomos, frotistas e motoristas do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias e rurais”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desde sua chegada ao mercado, o Accelo já trouxe em seu DNA todas as características consagradas dos leves da marca, agregando mais força, tecnologia e um padrão ainda mais elevado de desempenho, economia, conforto e segurança”.

Segundo a marca alemã, o Mercedes-Benz Accelo inovou ao chegar com o conceito de cabina home office, com interior parecido ao de um automóvel. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus. Outra primazia do caminhão foi ser o primeiro leve com opção de câmbio automatizado. 

Entre as diversas operações em que o Mercedes-Benz Accelo pode atuar, a que mais se destaca é como guincho de autossocorro. 

Linha atual do Mercedes-Benz Accelo

Nos dias atuais, o Mercedes-Benz Accelo é comercializado atendendo à legislação Proconve P8 (Euro 6). A família é vendida nos modelos leves Accelo 817 (8.300 kg de PBT) e Accelo 1017 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1317 6×2 (13.000 kg de PBT). Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Além disso, são indicados para viagens intermunicipais, curtas distâncias rodoviárias e transporte em áreas rurais e também atendem a legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).

A família Mercedes-Benz Accelo é equipada com o motor Euro 6 OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 que rende 163 cavalos de potência e torque de 610 Nm.

O caminhão também recebeu o novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. 

Entre as novidades do Accelo 2023 estão novidades externas na cabina, a começar pelo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED. Internamente, destaca-se a nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8 graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo Euro 5. A alavanca do câmbio automatizado está posicionada na coluna de direção, solução que oferece praticidade ao motorista.

Na linha Accelo 2023, o interior da cabina ganhou novo revestimento do teto, tacógrafo no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no teto, quanto no painel.

O painel também conta com novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. Com essas novidades no teto e no cockpit, o Accelo permite expandir o número de teclas para implementos e outros opcionais. 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -