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| em 1 ano ago

MB celebra início de operação do chassi de ônibus Super Padron em BH

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Unidades do chassi Super Padron da marca alemã foram adquiridas pela Saritur após passarem por um período de testes em operação real

A Mercedes-Benz celebra o início de operações do chassi de ônibus urbano O 500 Super Padron no transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). O chassi chegou ao mercado em 2021 com o título de maior na categoria 4×2 urbano, podendo ser implementado com carrocerias de até 14 metros. 

As unidades foram compradas pela Saritur depois de um período de testes em condições reais de uso. 

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A avaliação realizada pela Saritur começou em julho e durou cerca de 90 dias. No período de testes, o chassi ônibus O 500 Super Padron demonstrou flexibilidade e versatilidade de operação nos corredores, atingindo uma redução significativa de custo operacional. 

De acordo com a marca, a empresa Saritur é um cliente tradicional da Mercedes-Benz do Brasil e conta com uma história de mais de 40 anos no mercado. A viação atende ao sistema municipal de Belo Horizonte e demais cidades da Região Metropolitana por meio do transporte urbano e rodoviário, percorrendo linhas intermunicipais e interestaduais com uma frota de mais de 1.200 ônibus, dos quais cerca de 900 são da marca Mercedes-Benz.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz O 500 Super Padron

O 500 Super Padron

O chassi de ônibus Mercedes-Benz O 500 Super Padron é indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas. A versão de chassi 4×2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção e contribui para a redução do consumo de combustível.

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

Outro diferencial que o Super Padron da Mercedes-Benz traz para o mercado em relação à concorrência é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.

Em relação a segurança, o Super Padron se destaca por freios a disco, EBS e o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz, que oferece mais segurança, potência de frenagem e menor desgaste dos freios. O Super Padron também traz novos recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que ele tire as mãos do volante para navegar no painel e a coluna de direção regulável, que oferece mais ergonomia para o condutor do veículo. Além disso, o recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. Este modelo de ônibus possui também o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor.

Redação

Redator do Autos Segredos.