O sedã compacto teve ligeira alteração de estilo e passa a contar com itens de direção autônoma e farol em LED. O que falta é emoção na condução. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
O Toyota Yaris concorre no segmento dos sedãs compactos. Para-choque dianteiro e grade frontal foram reestilizados na linha 2023. A frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa são exclusivos da versão topo, assim como farol com luz de LED.
Os freios são destaques e param o carro em espaço de segurança. A frenagem automática de emergência também funciona muito bem. O alerta de saída de faixa tem apenas sinal sonoro sem interferência no volante.
Os faróis com luz de LED iluminam muito bem, mas o facho baixo tem alcance curto e é preciso lampejar o alto para iluminar adiante. O facho alto ilumina muito bem e os auxiliares de neblina contribuem na iluminação.
O estilo do Toyota Yaris Sedã XLS não é arrojado, mas agrada. No primeiro semestre deste ano foram comercializadas 6.057 unidades do sedã compacto, equipado com sete airbags, incluindo o de joelho para o motorista e de cortina, além dos laterais dianteiros.
O Toyota Yaris Sedã XLS está equipado com controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa.
O interior tem aspecto sóbrio, com materiais de polipropileno duro e de aparência convincente. A maioria dos comandos está bem posicionada e tem identificação noturna imediata.
Falhas em ergonomia são abaixar no acesso ao banco traseiro e a coluna de direção é regulável apenas em altura. Falta a de distância para se posicionar melhor ao volante. Banco do motorista tem regulagem de altura.
Volante está revestido corretamente com material rugoso que evita deslize acidental. Há muitos comandos nele e complicam um pouco a ergonomia.
Retrovisor interno eletrocrômico evita ofuscamento e os externos são rebatíveis eletricamente. A versão é equipada com teto solar de acionamento elétrico. Os limpadores de para-brisa são eficientes, mas os lavadores nem tanto.
Os bancos estão revestidos com couro, que não transpira e torna compulsório o uso do ar-condicionado, que é digital, em dias quentes. Os assentos deveriam ter um pouco mais de comprimento para apoiar devidamente as pernas.
A central multimídia de sete polegadas do Toyota Yaris Sedã XLS é compatível com Android e Apple. O quadro de instrumentos tem uma tela TFT de 4,2 polegadas com informações do computador de bordo. Falta o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
O porta-malas tem boa capacidade (473 litros) e o encosto do banco traseiro é fracionado, podendo misturar bagagem e ocupante. A pequena abertura, característica da carroceria sedã, inviabiliza a colocação de objetos maiores, como caixas.
A suspensão do Toyota Yaris Sedã XLS está bem calibrada entre conforto e estabilidade. A carroceria se movimenta pouco. O rodar é firme e ocorrem poucas transferências das imperfeições para dentro. A altura de 15 centímetros do solo é suficiente para não esbarrar a parte debaixo, exceto o para-choque dianteiro em saída de rampa.
O desempenho é discreto. O carro hesita um pouco para sair da inércia. Não há arrancada imediata. No modo Sport, as trocas do câmbio CVT de sete marchas virtuais ocorrem em rotação mais elevada, melhorando o desempenho do motor 1.5 aspirado de baixa potência.
Ocorre redução com a diminuição da velocidade. O motor é de alumínio e conta com comando variável de válvulas. A relação peso/potência de 10,4 kg/cv é alta, mas o carro não é lerdo.
Trocas manuais podem ser feitas por meio de aletas no volante ou na alavanca. O modo Sport também pode ser usado como freio-motor. Enquanto no modo Eco as trocas são feitas em rotação mais baixa visando menor consumo de combustível.
O computador de bordo do Toyota Yaris Sedã XLS registrou médias de 6 km/l a 7 km/l na cidade com etanol na cidade com ar desligado. Na estrada, a média foi de 15 km/l também com ar desligado.
A direção é leve em baixa e com peso em alta, sem ser comunicativa. O ponto central carece de melhor definição. O diâmetro de giro de 11 metros, conforme manual do proprietário, parece menor pela facilidade em manobra.
O Yaris Sedã carece de emoção para agradar mais. Nem lerdo nem esperto. A versão XLS está equipada com itens de conforto e conveniência, como ar digital e controle automático de velocidade, entre outros.
O preço sugerido do Toyota Yaris Sedã XLS é de R$ 125.590. A pintura metálica custa R$ 1.630. A garantia é de cinco anos.
Ficha técnica Yaris Sedã XLS
- Motor
De quatro cilindros em linha, 1.496m³ de cilindrada, flex, de 110 cv (etanol)/105 cv (gasolina) de potências máximas a 5.600 rpm e torques máximos de 14,9 kgfm (e) e 14,3 kgfm (g) a 4.000 rpm - Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT com sete marchas virtuais - Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11 metros - Freios
Disco ventilado na dianteira; sólido na traseira, com ABS, controles de tração e estabilidade - Suspensão
Dianteira, do tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção e barra estabilizadora; altura do solo, 15 centímetros - Rodas/pneus
5,5×15”em liga leve/185/60R15 - Peso
1.150 kg - Carga útil (passageiros + bagagem)
400 quilos - Dimensões (metro)
Comprimento, 4,425; largura, 1,73 (espelhos dobrados); altura, 1,49; distância entre-eixos, 2,55 - Capacidades (litros)
Porta-malas, 473 ; tanque, 45 - Desempenho
Não divulgado - Consumo (km/l)
Cidade, 8,9 (etanol) / 12,9 (gasolina); estrada, 10,5 (e) / 14,7 (g)
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