Furgão francês é o cosplay do Fiat Fiorino, mas as revisões periódicas até os 60 mil ficam cerca de R$ 500 mais em conta

Mesmo sendo idênticos, o Peugeot Partner Rapid se torna uma opção para quem quer fugir do Fiat Fiorino, afinal, no segmento “B”, eles são as únicas opções. Os comerciais são idênticos em quase tudo, incluindo o mesmo preço de R$ 112.990,00 para suas linhas 2023/2024. Mas para quem não faz questão de ano/modelo, o Partner Rapid tem unidades 2023/2023 na rede da marca com preço sugerido de R$ 110.990,00. 

Ação promocional da Peugeot deixa o jogo ainda mais favorável para o Partner Rapid que  tem unidades remanescentes comercializadas por R$ 96.561,30, o que o deixa bem mais atrativo que o modelo italiano.

Para o comprador de um modelo destinado ao trabalho, qualquer economia conta, e aí vem mais uma vantagem do Peugeot Partner Rapid frente ao Fiat Fiorino. As revisões periódicas dele até 60 mil quilômetros rodados, tem custo final de cerca de R$ 500,00 mais em conta. 

No fim das contas, a diferença entre o Peugeot Partner Rapid e o Fiat Fiorino, se restringe basicamente na parte mais sensível na hora da compra, leia-se bolso. No entanto, o comprador deve levar em consideração a maior rede italiana, que no período de garantia pode fazer diferença. 

Assim como o Fiorino, o Partner Rapid 2024 passou a ser comercializado em versão única de acabamento, a Business Pack.

Em relação ao visual, a diferença entre o Fiorino e o Partner Rapid fica por conta da nova grade dianteira do modelo francês com elementos simulando um 3D. O francês também vem equipado com calotas, item ausente no italiano. Por dentro, a única mudança é o Leão da Peugeot no centro do volante. O acabamento é comum aos dois furgões.

O Peugeot Partner Rapid 2024 vem de série com ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, preparação para receber sistema de som com antena e alto-falantes, direção com regulagem de altura, banco com regulagem de altura, cintos de segurança com ajuste de altura, computador de bordo em outros itens. 

Em relação a segurança, o furgão vem equipado com airbag duplo frontal, freios com assistência ABS e EBD, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Este último é um bom aliado num modelo de carga, afinal com o baú cheio, nada como ter um auxílio para arrancar em subida. 

Faltam itens básicos

Em dias atuais onde a telemetria é um aliado para modelos destinados ao transporte de carga, o Peugeot Partner Rapid seque vem com um simples rádio. O que resta ao comprador é fazer a instalação de um sistema de som como acessório na concessionária. 

Durante nossa avaliação, também sentimos a falta de um sensor de estacionamento traseiro, por conta do baú, não há retrovisor central, apesar dos retrovisores externos serem bem dimensionados, eles não mostram o que está escondido atrás do baú, isso pode levar a pequenas colisões em manobras. O ideal é que o furgão viesse com o sensor de estacionamento e uma câmera de ré, afinal, é um modelo com preço acima dos R$ 110 mil. 

Na reestilização do Fiorino no fim de 2021, o furgão recebeu o mesmo painel da Strada, assim como os bancos. O acabamento do painel e forrações é em preto, mas o aspecto é mais simplificado que o da picape. 

Já os revestimentos dos bancos são de boa qualidade e tem desenho condizente com um modelo comercial. 

No posto de comando, o condutor tem os comandos ao alcance das mãos, mas vale ressaltar que faz falta ajuste elétrico dos retrovisores externos. 

Outro deslize é o mecanismo para reclinar os bancos que fica posicionado na parte dentro do assento, dificultando a operação.

O Peugeot Partner Rapid tem baú com capacidade para levar 3,3 m³ de carga. A capacidade de carga total do furgão somando passageiros, carga e tanque cheio é de 650 quilos. O baú conta com quatro ganchos para amarração de carga, o assoalho é acolchoado e revestido em vinil. 

Por cima da cabine, há um compartimento plástico onde se pode carregar até 10 quilos de carga. 

O acesso ao compartimento de carga, cujas portas têm abertura tradicional de 90° e ao liberar uma trava, elas se abrem em 180°. As dimensões do vão de carga do Partner Rapid são 1,64 metros de comprimento, 1,36 m de altura, 1,32 m de largura e entre as caixas de roda a largura fica em 1,09 m. 

O comprimento total do Peugeot Partner Rapid é de 4,40 metros, 1,88 m de largura, 1,90 m de altura (vazio) e 2,71 m de entre-eixos. 

O vão livre em relação ao solo é de 17,6 centímetros quando o furgão estiver vazio e de 16,1 cm com carga completa. Já o ângulo de entrada é de 23° e o de saída fica em  26,9°. 

Mesmo em se tratando de um veículo de carga, o Peugeot Partner Rapid têm rodar suave e o conjunto de suspensão filtra bem as irregularidades do piso, filtrando bem as vibrações para dentro da cabine. 

Motor

O Peugeot Partner Rapid é equipado com o motor 1.4 Fire EVO Flex. Ele rende 86 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 12,2 kgfm a 4.000 rpm com etanol no tanque, com gasolina são 84 cv a 6.000 e torque de 11,8 kgfm a 4.000 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas. 

A alavanca de câmbio tem curso longo, mas os engates são precisos. Já as relações mais curtas deixam o Partner Rapid ágil em circuito urbano, que aliás é seu habitat natural, as chamadas last mile é a última etapa para distribuições de carga. 

O bom torque do Partner Rapid aliado às relações de marcha mais curtas deixam o furgão com desempenho satisfatório em arrancadas e retomadas de velocidade. Em giros mais elevados, a aspereza de funcionamento do motor é perceptível nos ruídos e na vibração.

No geral, o conjunto mecânico oferece desempenho razoável para o uso num modelo de carga. 

O Peugeot Partner Rapid conta somente com um ano de garantia total, sem limite de quilometragem. Ele é comercializado somente na cor sólida Branco Banquise.  

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