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Teste: Fiat Fastback Limited Edition – moda e desempenho em alta

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SUV cupê da série limitada com motor 1.3 turbo tem ótimo desempenho e itens de direção autônoma. Porta-malas é gigante, mas espaço é limitado para pernas no banco traseiro. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Fiat Fastback Limited Edition tem motor da divisão esportiva Abarth tem no desempenho um dos principais atrativos, além do imenso porta-malas de 600 litros de capacidade, segundo dados da fabricante. 

As linhas da carroceria agradam à maioria, apesar de a traseira volumosa ser criticada por alguns. Esse tipo de carroceria caiu no gosto do consumidor e a maioria das fabricantes adota. Carro tem o lado modismo forte.

Com cerca de 30 centímetros de comprimento a mais em relação ao Pulse, o Fastback tem no porta-malas imenso um dos apelos de venda. A tampa enorme tem grande abertura e é preciso cuidado ao abri-la na garagem para não esbarrar no teto e arranhar a pintura.

A tampa com pega dupla de fechamento facilita a tarefa para destro e canhoto. Ponto em ergonomia. A Fiat alardeia que a carroceria é composta por aços de ultrarresistência, mas não realiza o teste de impacto que comprove a afirmativa. 

O acabamento interno do Fiat Fastback Limited Edition é com material (polipropileno) duro, mas que agrada no visual. O deslize são as pontas de parafusos aparentes na dobradiça central das portas. O revestimento dos bancos em material sintético, que não transpira, tem visual bonito.

Os assentos deveriam ter um pouco mais de comprimento. É preciso abaixar para entrar no banco traseiro. Espaço interno é limitado para pernas, conforme o posicionamento dos bancos dianteiros, devido à distância entre-eixos de apenas 2,533 metros.

Ocupantes com estatura acima de 1,80 m esbarram a cabeça devido à descaída do teto. Dois ocupantes desfrutam de conforto no banco de trás onde há saída de ar-condicionado e porta USB.

A maioria dos comandos do Fiat Fastback Limited Edition está bem posicionada e esses têm identificação noturna imediata pela boa iluminação. Porta-luvas não tem luz. Tela tátil do sistema multimídia tem 10,1 polegadas e é compatível com Android e Apple, e dispensa fio.

Há comando de voz, Bluetooth e uma entrada auxiliar. Serviço conectado da marca é opcional que custa R$ 2.850. A navegação é nativa.

O quadro de instrumentos digital de sete polegadas do Fiat Fastback Limited Edition tem informações diversas em TFT e é configurável. O volante traz muitos comandos, incluindo a tecla Sport para incrementar ainda mais o desempenho excelente, que complicam um pouco a ergonomia.

Volante tem ótima pega, está revestido corretamente com material rugoso para evitar deslize acidental das mãos. A coluna de direção é regulável em altura e distância facilitando o posicionamento adequado ao volante.

O diâmetro de giro de 10,7 metros torna menos penosa manobra em espaço reduzido. A direção está levíssima em manobra, mas pesada e sem sensibilidade em alta. Retrovisores gigantes e câmera de ré de ótima definição compensam a visibilidade traseira reduzida.

As suspensões têm alterações: centro de rolagem mais baixo devido à nova geometria dianteira para aumentar a estabilidade. O diâmetro maior da barra estabilizadora melhora a estabilidade dinâmica.

O eixo traseiro do Fiat Fastback Limited Edition está mais rígido para conter a movimentação da carroceria e melhorar a estabilidade. Mesmo com pneus de perfil muito baixo (45) e rodas aro 18, a transferência das imperfeições para o habitáculo está contida e não incomoda.

A grande altura do solo (19,2 centímetros) facilita dirigir em estrada mal conservada e não provoca susto com pouca movimentação da carroceria em curva. Ainda assim, é prudente não abusar. A função TC+ proporciona melhor frenagem em condições adversas.

Os freios são eficientes e há a frenagem automática de emergência, um dos itens de direção autônoma assim como o farol alto automático e alerta de saída de faixa com interferência no volante.

Os faróis com luz de LED do Fiat Fastback Limited Edition iluminam bem no alto e deveriam ter um pouco mais de alcance no baixo. Limpadores do para-brisa são eficientes e os lavadores deveriam ser do tipo spray no carro topo de linha da marca. O vidro traseiro dispensa limpador por causa do ângulo de inclinação semelhante ao de sedã. Economia para a fabricante.

O desempenho é excelente em todas as situações. O modo Sport altera aceleração, direção fica mais firme, troca de marcha se dá em rotação mais alta e a vetorização dinâmica de torque é acionada para melhor estabilidade em curva.

Às vezes, ocorrem trancos nas trocas, que são perceptíveis. Trocas manuais no câmbio automático de seis marchas com conversor de torque são feitas por meio de aletas no volante.  

O motor conta com stop/start, que desliga o motor em paradas para reduzir consumo. Conseguimos 10 km/l na estrada e 5 km/l na cidade, ambos com etanol.

Fiat Fastback Limited Edition é equipado com muitos itens de conforto e conveniência como ar automático e digital, freio de estacionamento eletrônico, partida e travamento/destravamento de portas sem chave, carregador de fone por indução, retrovisor interno eletrocrômico, controle automático de velocidade, retrovisores externos com rebatimento elétrico, entre outros.

Há quatro airbags, sendo dois laterais nos bancos dianteiros e os frontais obrigatórios por lei, controles de tração/estabilidade e assistente de partida em rampa.

O preço sugerido do Fiat Fastback Limited Edition é de R$ 162.490. Serviços conectados custam R$ 2.850; rodas diamantadas, R$ 990 pintura metálica, R$ 1.990, totalizando R$ 168.320. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Fiat Fastback  Limited Edition

Motor
De quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, injeção direta, com potências de 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torque máximo de 27,5 kgfm (etanol/gasolina) a 1.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático com conversor de torque e seis marchas 

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,7 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 19,2 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20,4/24,3 

Rodas/pneus
7×18”de liga leve/215/45R18

Peso
1.304 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg

Capacidades (litros)
Porta-malas, 600; tanque, 47

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,427; largura, 1,774; altura, 1,545; distância entre-eixos, 2,533

Desempenho
Velocidades máximas, 210 km/h (e/); aceleração até 100 km/h, 8,1 (e) e 8,4 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,9 (e) e 11,3 (g); estrada, 13,6 (e) e 9,7 (g)

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