Versão intermediária do utilitário italiano é a melhor opção para quem não precisa gastar mais para ter 185 cv sob o capô
O Fiat Fastback chegou ao mercado em setembro de 2022. Foi o grande lançamento da marca italiana para o ano e a colocou definitivamente no segmento SUV compacto.
Esse carro foi planejado para não deixar o consumidor hesitar sobre sua escolha. Com apenas três versões, motores turbo, um pacote farto de conteúdo e visual arrojado, é um carro que se vende fácil.
Tanto é que vendeu quase 10 mil unidades em apenas três meses, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Para um carro que partia de R$ 130 mil (hoje são R$ 134 mil iniciais), é um desempenho impressionante.
Mas das três versões disponíveis: Audace, Impetus e Limited Edition, a mais interessante é a intermediária. E depois de conferir a versão topo de linha com seu motor 1.3 de 185 cv, testamos a opção com motor mais comedido, mas sem abrir mão de conteúdos.
A versão Impetus Turbo 200 parte de R$ 145.490. São quase R$ 12 mil a mais que a Audece e R$ 13 mil a menos que a Limited Edition. Mas o que esse carro tem para merecer uma quantia a mais ou um menos de 10% de desconto?
A resposta é simples: a versão Impetus entrega todos os conteúdos da opção mais cara, que não podem ser acrescidos na versão de entrada. Mas lança mão de 55 cv e alguns kgfm de torque a mais.
De fato, descer de 185 cv para 130 cv, por apenas R$ 13 mil pode não fazer muito sentido. Mas falto é que a versão 1.0 turbo não deixa nada desejar em termos de comportamento.
Isso porque a versão topo de linha, com seu motor vigoroso, conta com a mesma configuração de suspensão e freios das demais versões. Ou seja, suporta as cargas do motor mais potente e sobra nas versões mais “mansas”.
Na prática
Mas não significa que ele tenha ajuste esportivo. Para ser sincero é bem convencional. McPherson na frente e eixo de torção na traseira. Freios a disco na frente e tambores atrás. A altura livre de 15,4 cm não fazem dele um Jeep Wrangler e demandam cuidado nas saídas de rampa e lombadas.
Voltando ao motor, fato é que a unidade 1.0 turbo entrega seus 20,5 kgfm de torque com muita rapidez. A transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas, também atua de forma inteligente.
Ela sempre privilegia a eficiência. Assim, quando não há demanda de torque, ela mantém a rotação na faixa mínima de força para sustentar a velocidade. São naqueles momentos em que você trafega na velocidade limite da via, com o pé relando no acelerador.
No entanto, quando se precisa de potência, basta pisar que as relações de variação continua se ajustam rapidamente para a faixa máxima de torque. Ou seja, o amigo só sentirá falta dos 55 cv a mais da versão topo Limited, se quiser disputar um quarto de milha contra o Fastback 1.3.
Assim, o Fastback Impetus se mostra um carro eficiente também. Segundo o Programa de Etiquetagem do Inmetro, suas médias de consumo com etanol são de 8,1 km/l (urbano) e 9,7 km/l (rodoviário). Com Gasolina, os números saltam para 11,3 km/l (urbano) e 13,9 km/l (rodoviário).
Uso cotidiano
Durante nosso teste, verificamos como o Fastback se comporta nas tarefas cotidianas na cidade e também o levamos para a estrada. O SUV tem boa posição de dirigir e o relacionamento entre transmissão e motor oferece muita comodidade e confiança.
É um carro suave na cidade, que garante conforto em dias de trânsito lento e um carro arisco na estrada, que lhe dá segurança nas ultrapassagens e te permite escapar de “arapucas” que brotam pelo caminho.
Mas muito da comodidade do Fastback Impetus vem de sua lista de conteúdos. É um pacote farto que inclui:
- Direção elétrica
- Quadro de instrumentos digital
- Bancos revestidos em couro
- Ar-condicionado digital
- Multimídia Uconnect de 10,1 polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré)
- Carregamento de celular por indução
- Freio de estacionamento eletrônico
- Função Auto Hold
- Sensores dianteiros e traseiros
- Airbags frontais e laterais
- Rodas de 18 polegadas
- Claro que nem tudo é perfeito. A Fiat não incluiu cortinas infláveis no pacote. Mas compensa com assistentes de condução (ADAS). O SUV oferece frenagem emergencial autônoma, alerta de colisão,
- monitor de permanência em faixa e
- farol alto com ajuste automático de facho.
Espaço interno do Fiat Fastback
Por dentro, o tamanho do Fastback Impetus não se difere do Pulse, Argo ou Cronos. São 2,53 m de entre-eixos, que garantem conforto para quatro ocupantes. Quem viaja no centro, irá espremido e também roubará espaço dos demais.
Por outro lado, o porta-malas do Fastback é surreal, são 516 litros (na medição VDA), que fazem dele um dos maiores porta-malas do mercado. Dá para levar muita tralha lá dentro.
Fechando a conta
O Fiat Fastback é um carro legal. Tem presença e a versão Impetus não deixa nada a desejar em termos de conteúdos e desempenho. Os 55 cv a menos não comprometem no dia a dia. Colocamos esse carro na estrada e ele não refugou.
Mas se o amigo pode e faz questão de levar o motor mais potente para casa, minha recomendação é comprar um Pulse Abarth, pois esse sim é um esportivo de verdade.
Ficha técnica Fiat Fastback Impetus 2022
- Motor
De três cilindros em linha, flex, 999 cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências de 130 cv (etanol) e 125 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torques máximos de 20,4 kgfm (etanol/gasolina) entre 1.750 e 3.750 rpm - Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de sete marchas simuladas - Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros - Freios
Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira - Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 19,2 centímetros; vão livre entre os eixos, 21,8 cm; ângulos de ataque/saída (graus), 20,4/24,3 - Rodas/pneus
7×18”de liga leve/215/45R18 - Peso
1.262 kg - Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg - Capacidades (litros)
Porta-malas, 516; tanque, 47 - Dimensões (metro)
Comprimento, 4,427; largura, 1,774; altura, 1,545; distância entre-eixos, 2,533 - Desempenho
Velocidades máximas, 193 km/h (e) e 190 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 9,4 (e) e 9,7 (g) - Consumo (km/l)
Urbano, 8,1 (e) e 11,3 (g); estrada, 9,7 (e) e 13,9 (g)