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Teste: CAOA Chery Tiggo 5x PRO Hybrid – polui menos e anda mais, mas consumo… 

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Tiggo 5x PRO Hybrid adota motor/gerador em vez de alternador convencional no motor de combustão interna, aumentando a potência e o torque, e poluindo menos. Acabamento e equipamentos se destacam. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

A tecnologia híbrida aumenta a potência e o torque, além de diminuir a emissão e consumo, segundo o fabricante. A tecnologia é baseada em uma bateria de 48 volts que armazena a energia recuperada da frenagem por meio de um gerador.

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O alternador convencional dá lugar a um motor/gerador que recupera a energia gerada pela frenagem e alimenta a bateria de 48 volts. A potência e o torque do gerador são de 10 cv e 4,1 kgfm. A soma dos valores combinados eleva a potência para 160 cv e o torque para 25,5 kgfm, segundo o fabricante.

O sistema detecta o modo de condução do motorista e opta entre o aumento de desempenho ou a diminuição de consumo. O computador de bordo registrou consumo de 8 km/l na estrada com etanol e ar ligado.

Na cidade, o consumo variou entre 5 km/l e 5,8 km/l, com etanol e ar desligado. O sistema start/stop desliga os motores em paradas. Mesmo assim, o consumo de etanol não foi dos menores na cidade.

O CAOA Chery Tiggo 5x PRO tem linhas harmônicas e comuns, a exemplo de outros SUV’s. No acabamento interno, percebe-se o esmero na montagem, encaixe e qualidade dos materiais. Nos forros de portas dianteiras, o material é emborrachado, mas na traseira é rígido.

O senão no acabamento interno são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central. É possível fazer melhor. O material sintético de revestimento dos bancos sofistica o ambiente, mas não transpira.

O quadro de instrumentos digital de sete polegadas é bonito, colorido e nem sempre de leitura imediata, caso de conta-giros. A tela tátil de 10,25 polegadas do sistema multimídia fica em destaque. Há três portas USB (uma atrás) e uma tomada de 12 volts na frente.

O carregador sem fio de celular fica no grande e largo console central ao lado da pequena alavanca de marchas. Esse console tem estilo bonito, mas reduz o espaço para motorista e passageiro.

Os comandos do ar-condicionado ficam à frente da alavanca de marchas, além de algumas funções na tela, e são fáceis de acionar. O volante tem revestimento liso, que permite deslize das mãos, e concentra comandos de áudio, fone, velocidade e computador.

Abaixo da tela tátil de 10,25 polegadas do sistema multimídia, que é compatível com Android, Apple e tem Bluetooth, estão os comandos físicos de áudio, modo de condução Sport, câmera frontal, entre outros. São práticos e favorecem a ergonomia.

O interior é bem iluminado, mas o porta-luvas não tem luz. Retrovisores grandes e câmera com boa definição e imagem em 360 graus contribuem na visibilidade.

Fechar as portas requer força. As portas destravam-se e travam-se por aproximação. A partida é sem chave. Em piso ondulado, percebe-se a folga no fechamento do capô pela movimentação dele.

A tampa do porta-malas pode ser aberta e fechada por comando na chave. O porta-malas tem capacidade de apenas 330 litros, mas o aproveitamento horizontal facilita a arrumação.

O encosto do banco traseiro é fracionado (1/3 e 2/3), podendo misturar bagagem e ocupante. Acesso normal e espaço confortável para dois adultos. Espaço para pernas é apenas suficiente, apesar da boa distância entre-eixos (2,63 metros), que é um determinante do espaço atrás.

A coluna de direção é regulável em altura e distância. O banco do motorista tem regulagens elétricas, incluindo a lombar, mas os assentos são curtos. A anatomia dos bancos não é a ideal. 

A suspensão multilink no eixo traseiro filtraria melhor as imperfeições do solo se o conjunto roda/pneu (225/55 R18) fosse menor e menos pesado. O flanco tem boa altura (12,37 cm). A transferência incomoda pouco. A carroceria tem movimentação aceitável em curva.

A frente baixa esbarra em saída de rampa, mas o Tiggo 5 trafega bem em terreno ruim. Há assistente de descida e de partida em aclive, controles de estabilidade e de tração.

A direção tem leveza em baixa para manobra e peso em alta, mas não é comunicativa. O diâmetro de giro de 10,9 metros não complica a manobra. O câmbio CVT tem nove marchas assinaladas e trocas manuais são feitas movimentando-se a alavanca.

A alavanca tem estilo bonito, mas deveria ser mais prática. O motor 1.5 tem bons valores de potência e torque. É suficiente para o desempenho do carro de quase 1.454 kg, e a relação peso/potência de 9 kg/cv é baixa. O motor gira a 1.900 rpm a 100 km/h em quinta marcha.

Ocorre redução de marcha ao diminuir a velocidade. A redução de marchas pode ser feita por meio da alavanca para usar o freio-motor e poupar os freios. 

No modo Sport, o motor gira em rotação elevada e o desempenho é muito bom tanto na aceleração quanto em ultrapassagem. O ruído de funcionamento não incomoda no habitáculo. Há material antirruído sob o capô e no painel de fogo. Ocorre ligeira hesitação na arrancada.

Os freios a disco nos dois eixos são excelentes e param o carro em espaço curto. Excelentes também são os faróis com luz de LED. O facho baixo tem bom alcance e há regulagem elétrica de altura do facho. Limpadores e lavadores também são muito eficientes.

O Tiggo 5x PRO Hybrid tem muitos itens de segurança, conforto e conveniência de série. Não há opcional. São seis airbags, incluindo o de cortina. Não se sabe o nível de resistência estrutural da carroceria por que o carro não passou pelo teste de impacto.

Entre os muitos itens de conforto estão o ar-condicionado digital de duas zonas, saída de ar para o banco traseiro, sensor crepuscular, freio de estacionamento elétrico, controle automático de velocidade e teto de vidro panorâmico com cortina de acionamento elétrico, entre muitos outros, além dos já citados.

O CAOA Chery Tiggo 5x PRO Hybrid tem preço sugerido de R$ 169.990. A garantia é de três anos, e de cinco para motor e caixa.

Ficha técnica Caoa Chery Tiggo 5x PRO Hybrid 

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.498 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, turbo, de 150 cv (etanol) e de 147 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torque máximo de 21,5 kgfm (e/g) a 1.750 rpm. Motor elétrico: 10 cv de potência e torque de 4,1 kgfm. Potência combinada: 160 cv e torque combinado: 25,5 kgfm 

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT, com nove marchas simuladas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,9 metros 

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo,  16,1 centímetros 

Rodas/pneus
7×18”, de liga leve /225/55R18

Peso
1.454 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
371 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,338; largura, 1,830; altura, 1,645; distância entre-eixos, 2,631

Capacidades (litro)
Porta-malas, 330; tanque, 51

Desempenho
Velocidade máxima, 193 km/h (etanol); aceleração até 100 km/h, 9,22 segundos (etanol e modo Sport)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,7 (e)/11,8 (g); estrada, 8,8 (e)/12,3 (g)  

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