Civic Touring 1.5 Turbo e Jetta GLI 2.0 Turbo são as versões topo de linha dos sedãs médios da Honda e Volkswagen. Confira o comparativo e veja qual dos sedas turbinados se saiu melhor
Civic versus Jetta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Os dois sedãs têm em comum o motor turbo a gasolina, muitos equipamentos de segurança, conforto e conveniência. Essas versões são as topo de linha com câmbio automático e quatro portas. O Volkswagen tem maior cilindrada e potência, além de custar R$ 15 mil a mais do que o Honda. Disputam o segmento dos sedãs médios.

Civic versus Jetta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Desempenho

Pelo fato de o motor ter cilindrada maior, cerca de 500 cm³ de capacidade volumétrica a mais, o Volkswagen Jetta tem desempenho bem superior. Proporcionalmente à cilindrada, o Honda Civic não decepciona, sendo eficiente nas acelerações e nas retomadas de velocidade.

Civic       4             Jetta      5            

Civic versus Jetta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Consumo

Nos dados do Inmetro, o Civic leva vantagem. A cilindrada menor significa também menor consumo de gasolina. Na cidade, Jetta percorre 9,9 quilômetros contra 11,8 do Civic. Na estrada, 12,5 diante dos 14,4 do japonês. Ambos não têm vocação para bebedeira, mas Civic tem maior autonomia e o tanque comporta seis litros a mais.

Civic       4             Jetta      3

Civic versus Jetta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Estabilidade

Excelente nos dois carros que usam eixo traseiro multibraços. Essa suspensão mais sofisticada proporciona estabilidade bem superior ao eixo de torção. Ambos têm inclinação mínima da carroceria em curva. Rodar de ambos é confortável, apesar de os pneus de perfil baixo transferir as ondulações e remendos no asfalto para o habitáculo sem exagero.

Civic       4             Jetta      4

Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Freios

Eficientes nos dois carros com disco nas quatro rodas. Param em espaço reduzido, sem desvio de trajetória e com a frente abaixando muito pouco.

Civic       4             Jetta      4

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Posição de dirigir/ergonomia

Bancos de ambos têm boa anatomia e assentos que apoiam bem as pernas. São equipados com importante regulagem lombar, que é elétrica nos dois carros, e mantém a postura ideal em percurso longo. Volantes têm boa pega, com regulagens de altura e distância da coluna de direção.

Maioria dos comandos bem posicionada. Comandos dos vidros traseiros do Jetta ficam um pouco recuados na porta. Acesso ao banco traseiro exige abaixar por causa da caída do teto. Revestimento liso do volante do Jetta provoca deslize acidental. O do Civic é rugoso. Há poucos comandos nos volantes descomplicando a ergonomia

Civic       4             Jetta      3

Honda Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Muito bom tanto no Jetta quanto no Civic, com emprego de material emborrachado no painel e forros de porta. Porém, o Volkswagen usa material emborrachado apenas nas portas dianteiras. Encaixes das peças e arremates benfeitos em ambos.

Civic       5             Jetta      4

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço interno

Distâncias entre-eixos grandes significam bom aproveitamento do espaço no habitáculo, principalmente no banco traseiro. Honda leva vantagem de 1,4 cm a mais na distância entre-eixos, que não é significativo. Entretanto, ocupantes de estatura mediana esbarram a cabeça no teto do Civic.

Civic       3             Jetta      4

Porta-malas

Vantagem insignificante do Civic de sete litros a mais: 517 litros contra 510 do Jetta. Ambos são espaçosos, têm abertura interna por comandos interno e na chave. Desvantagem no Civic é que a tampa não levanta totalmente ao ser aberta. Inconveniente quando as mãos estão ocupadas com compras. Encostos rebatíveis em ambos permitem levar objetos compridos. Porém, abertura pequena limita entrada de objetos maiores, como caixas.

Civic       3             Jetta      4

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Itens de segurança

Tanto Civic quanto Jetta são montados em estruturas com materiais especiais de alta resistência a impactos. E faróis de LED, que iluminam muito mais que os halógenos, equipam os dois carros. Além de seis airbags, controles de tração e estabilidade, mas somente o Jetta tem farol alto adaptativo.

Civic       3             Jetta      4

Honda Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Itens de conveniência

É o que não faltam nos dois carros: freio de estacionamento automático, som de alta potência, navegação nativa, acesso ao interior e partida sem chave, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado digital, conectividade de telefone com Android e Apple Car Play, câmera de ré, entre muitos outros presentes em modelos nesta faixa de preço. Somente o Honda tem saída de ar-condicionado no banco traseiro. Em compensação, o teto solar do Jetta, que é opcional, tem tela frontal para evitar entrada de sujeira.

Civic       5             Jetta      5

Saiba mais:
Confira o comparativo entre Honda Accord e Volkswagen Passat.

Conjunto mecânico

Motor turbo em ambos. Honda usa câmbio CVT com sete marchas definidas diante do rapidíssimo automatizado de dupla embreagem do Volkswagen. Conjunto do Honda faz mais barulho quando se pressiona totalmente o acelerador. Suspensão traseira com multibraços e direção bem direta e comunicativa em ambos. São 2,2 voltas de batente a batente do Honda contra 2,1 do Volkswagen.

Civic       3             Jetta      4

Custo/benefício

Diferença de preço é significativa: Civic tem preço sugerido de R$ 134.900 diante de R$ 149.980 do Jetta. O teto solar do Jetta é o único opcional e custa cerca de R$ 5 mil. Porém, desempenho do Jetta é esportivo. Carro atinge 100 km/h em menos de sete segundos e chega aos 250 km/h. Depende muito do que se quer, pois ambos têm conjunto muito bem acertado e proporcionam prazer de dirigir.

Civic       4             Jetta      4

Resultado

Civic       46           Jetta      48

Notas:
1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo

Ficha técnica Civic Touring 1.5 turbo

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.498 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, gasolina, turbo, de 173 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximos de 22,4 kgfm de 1.700 rpm a 5.500 rpm

Honda Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com buchas hidráulicas; traseira, multibraços com buchas hidráulicas

Honda Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7×17” de liga leve /215/50R17

Peso
1.329 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
406 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,641; largura, 2,07; altura, 1,433; distância entre-eixos, 2,70

Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 517; tanque, 56

Desempenho
Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, não divulgada

Consumo (km/l)
Urbano, 11,8; estrada, 14,4

Ficha técnica Jetta GLI

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 230 cv de potência máxima de 4.700 rpm a 6.200 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm de 1.500 rpm a 4.600 rpm

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automatizado de seis marchas de dupla embreagem

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 11,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, tipo Mc Pherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7,5 x 18” de liga leve/225/45R18

Peso
1.432 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
518 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,709; largura, 1,799; altura, 1,478; distância entre-eixos, 2,680

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 510; tanque, 50

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 6,8

Consumo (km/l)
Cidade, 9,9/ estrada, 12,5

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.