Em disputa de iguais, Accord e Passat se equivalem em desempenho e conteúdo
Passat versus Accord
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Honda Accord e Volkswagen Passat concorrem no segmento dos sedãs médios-grandes de luxo. Em comum, estão o motor de 2 litros turbo, suspensão traseira multibraços, porta-malas enormes e acabamento esmerado, além dos muitos recursos eletrônicos de segurança, conforto e conveniência. O Accord está na décima geração e o Passat na oitava.

Passat versus Accord
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Desempenho

Equipados com motores turbinados de alto desempenho, esses sedãs podem ser chamados de esportivos disfarçados. A Volkswagen declara velocidade máxima próxima dos 250 km/h e aceleração até 100 km/h em menos de sete segundos. Os japoneses não divulgam dados de desempenho, mas o Accord tem valores maiores de potência e torque. São 36 cv de potência e 2 kgfm a mais de torque a favor do japonês, que pesa 18 quilos a mais. Enquanto o Passat é equipado com câmbio automático de seis marchas e duas embreagens, o Accord tem a transmissão automática com conversor de torque de 10 marchas da própria Honda. As trocas são ligeiramente mais rápidas no Passat.

Accord  5          Passat   5

Passat versus Accord
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Consumo

Passat leva vantagem tanto na estrada quanto na cidade pelo menor consumo de gasolina. Pesa um pouco menos também. Entretanto, consumo depende muito da maneira de dirigir. Utilizamos dados de aferição do Inmetro.

Accord  3          Passat   3

Estabilidade

Ambos contornam curvas com precisão, têm ótimo comportamento dinâmico em todas as situações. Não pregam susto e dão muita segurança aos ocupantes. Estão equipados com recursos eletrônicos que atuam na suspensão e na direção conforme o modo de condução escolhido.  Mesclam conforto e esportividade.

Accord  5             Passat   5

Freios

Excelentes em ambos, que são equipados com discos ventilados no eixo dianteiro, e discos sólidos no traseiro, além dos controles eletrônicos de estabilidade e tração. São muito eficientes neste quesito, com paradas rápidas sem abaixar a frente.

Accord  4         Passat   4

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Posição de dirigir/ergonomia

Excelente nos dois carros. Maioria dos comandos ao alcance das mãos, bancos com regulagens elétricas diversas, incluindo a lombar. Coluna de direção com regulagens em altura e distância. Passat leva vantagem por ter prolongamento no assento do motorista, que significa apoio ainda melhor para as pernas. Os do Accord deveriam ser um pouco mais compridos. Direção comunicativa e bem calibrada nos dois carros.

Volkswagen Passat Highline
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Padecem do mesmo mal no acesso ao banco traseiro, é preciso abaixar a cabeça. Material liso de forração do volante provoca deslize acidental nos dois modelos. Comandos dos vidros traseiros recuados no Passat determinam a vitória do Accord na ergonomia. Além disso, bancos ventilados no Accord permitem transpiração da forração em couro.

Accord  4             Passat   4

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Excelente em ambos, como convém a modelos nesta faixa de preço. Nada de rebarbas de plástico. O Honda usa material emborrachado nas portas dianteiras, e plástico duro nas traseiras. Não precisava economizar nesta faixa de preço. Por outro lado, para-brisa e vidros dianteiros laminados aumentam o conforto acústico e utiliza recurso que isola o ruído de rolamento.

Accord  4          Passat   4

Volkswagen Passat Highline
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço interno

Não se pode reclamar do espaço para pernas e ombros, apesar de os bancos traseiros serem confortáveis para dois ocupantes. Accord leva ligeira vantagem pelos quatro centímetros a mais na distância entre-eixos, que é um dos fatores determinantes de aproveitamento do espaço no habitáculo.

Accord  4          Passat   4

Porta-malas

Praticamente empatados, com vantagem de 12 litros para o Volkswagen que leva quase 100 quilos a mais de carga útil (passageiros + bagagem). São 581 quilos no Volkswagen contra 483 kg no Honda. O do Passat pode ser aberto passando-se o pé sob o para-choque.

Accord  3          Passat   4

Itens de segurança

É o que não faltam nos dois carros. Além dos airbags e controles eletrônicos de controles de tração e estabilidade, o Passat traz controle adaptativo de distância e velocidade em relação ao carro da frente. Além desses, o Accord está equipado ainda com sistema de controle de permanência na faixa e ajusta a direção em caso de acidente inevitável. Tem airbags de joelho para motorista e passageiro, totalizando oito. Faróis de LED equipam os dois carros.

Accord  5          Passat   4

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Itens de conveniência

Há muitos nos dois modelos. Desde regulagens elétricas nos bancos, passando por sistemas de som sofisticados, navegação nativa, saídas de ar condicionado para o banco traseiro, entrar e sair do carro sem uso de chave, além de partida por meio de comando. Accord ainda está equipado com o head-up display que projeta informações na parte inferior do para-brisa.

Accord  5             Passat   5

Volkswagen Passat Highline
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Conjunto mecânico

Muito bem ajustados, eficientes e que transmitem muita segurança. Ótimos acertos de direção e suspensão. É o destaque nos dois carros que proporcionam prazer de dirigir, apesar das grandes dimensões no comprimento e largura.

Accord  4          Passat   4      

Custo/benefício

São carros com preços para bolsos privilegiados. A relação custo/benefício é boa para a categoria. O Passat tem preço sugerido de R$ 169.990 contra R$ 198.500. Diferença de R$ 28.510 a favor do Volkswagen é significativa, mas o Honda está equipado com tecnologias ainda não aplicadas no Passat.

Accord  4             Passat   4

Placar final:

Accord         50             Passat       50

(1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – bom; 4 -Muito; 5 – Ótimo)

Ficha técnica Accord 2.0 turbo

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 256 cv de potência máxima a 6.500 rpm e torque máximo de 37,7 kgfm de 1.500 a 4.000 rpm

Accord 2.0 turbo
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de dez marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 12 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, braços transversais; traseira, multibraços, barra estabilizadora;

Rodas/pneus
8 x 18” de liga leve/235/45 R18

Peso
1.547 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
483 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,88; largura, 1,86; altura, 1,46; distância entre-eixos, 2,83

Capacidades (litro)
Porta-malas, 574; tanque, 56

Desempenho
Não divulgado

Consumo (km/l)
Cidade, 9,3 (g)/ estrada, 12,3

Ficha técnica Passat Highline

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 220 cv de potência máxima de 4.500 a 6.200 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm de 1.500 a 4.400 rpm

Volkswagen Passat Highline
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 11,7 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, braços transversais; traseira, multibraços

Rodas/pneus 
8 x 18” de liga leve/235/45 R18

Peso 
1.529 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem) 
581 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,767; largura, 1,832; altura, 1,476; distância entre-eixos, 2,79

Capacidades (litro) 
Porta-malas, 586; tanque, 66

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 246; aceleração até 100 km/h (segundos), 6,8

Consumo (km/l)
Cidade, 10,4 (g)/ estrada, 12,9

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.