Cupê médio de duas portas, o Civic Si é um esportivo para quem gosta de dirigir. Câmbio é manual de seis marchas, comportamento dinâmico excelente e alto desempenho. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Civic Si de duas portas tem 12 centímetros a menos no comprimento em relação ao sedã de quatro portas. As demais versões do sedã têm quatro portas, inclusive a Touring equipada com mesmo motor 1.5 turbo, mas com menos torque e potência.

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Visual incrementado na décima geração. Cupê tem aerofólio grande na traseira. A baixa altura do solo (10,3 centímetros) é percebida no visual. Carroceria tem 45 kg a menos que a geração anterior. Pressão do turbo é de 1,4 bar. Relação de peso/potência de 6,3 kg/cv contribui para o alto desempenho.

Pneus de perfil baixo

Rodas escuras enormes com pneus largos de perfil baixo (235/40). Portas são destravadas pela aproximação. Bancos em forma de concha forrados em tecido têm apoios para segurar o corpo no encosto e no assento, que deveria ser mais comprido.

Regulagens manuais nos bancos como convém aos esportivos autênticos. O câmbio é manual de seis marchas com curso curto da pequena alavanca bem posicionada e engates precisos. Relações curtas de transmissão sobem mais rapidamente as rotações do motor.

É preciso encontrar a posição ideal de dirigir para o pedal da embreagem não forçar a musculatura da perna. Regulagem manual de altura e distância da coluna de direção. Volante tem boa pega, mas revestimento liso permite deslize acidental.

Quadro de instrumentos digital traz muitas informações acessadas por muitos comandos no volante. O excesso deles complica a ergonomia. A tela de sete polegadas do sistema multimídia não fica em destaque, ainda bem, na parte superior do painel. Navegação é nativa.

É apertado

Espaço no banco traseiro é limitado para cabeça, assento curto e acesso difícil pela porta dianteira grande e pesada. Porta-malas tem boa capacidade, estepe é temporário e acabamento no prime sob a forração do porta-malas decepciona em carro desse preço.

Sistema de suspensão traz amortecedores adaptativos. Uma válvula solenoide varia a força do amortecimento. Molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas assim como os braços da suspensão na traseira.

Direção é direta

A direção de relação variável é direta, comunicativa no modo normal e favorece a dinâmica em curva. No modo Sport é mais direta. Esse modo faz alterações na suspensão, direção e aceleração. E também amplifica o som do motor pelo sistema de áudio, tornando a condução mais prazerosa.

O Civic Si acelera muito rápido e resposta é imediata no modo normal. No modo Sport, a direção é mais pesada, com pouca assistência, e a aceleração é ainda mais vigorosa. A suspensão fica mais firme e transfere mais as imperfeições.

O carro contorna curvas sem cerimônia. Comportamento dinâmico excelente e previsível em piso seco e molhado. Impressiona a aderência na chuva. Diferencial com deslizamento limitado aumenta tração nas curvas.

Freios excelentes param em espaço curto na simulação de emergência. Limpadores e lavador do para-brisa são muito bons. Faróis totalmente em LED não foram eficientes sob a chuva. Além disso, facho baixo tem alcance curto. Faróis auxiliares e lanternas também são em LED.

Segurança

São seis airbags, câmera de ré multivisão e uma câmera no retrovisor direito mostra a imagem na tela multimídia ao acionar a seta, eliminando ponto cego. Controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa.

O Civic Si é puro prazer de dirigir. Transmite muita segurança. Parece não haver limite de aderência. Honda não divulga dados de desempenho, mas o Si é muito rápido tanto na aceleração quanto na retomada de velocidade.

Não é beberrão

E para os que gostam de fazer anotar os gastos, o Civic Si não tem vocação para bebedeira. Consumo de gasolina registrado no computador de bordo foi de 10,5 km/l na estrada e 10 km/l na cidade.

Está equipado com ar-condicionado digital automático, freio de estacionamento eletrônico, sistema multimídia, partida sem chave, áudio de 450 watts e 10 alto-falantes, carregador sem fio para celular, conectividade com Android e Apple, teto solar elétrico, retrovisor eletrocrômico, entre outros.

Preço sugerido Honda Civic Si é de R$ 184.900. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Civic Si 1.5 turbo

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.498 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, gasolina, turbo, de 208 cv de potência máxima a 5.700 rpm e torque máximo de 26,5 kgfm de 2.100 rpm a 5.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,8 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, amortecedores adaptativos, buchas hidráulicas, barra estabilizadora; traseira, multibraços, amortecedores adaptativos, buchas hidráulicas, barra estabilizadora; altura do solo, 10,3 centímetros

Rodas/pneus
8×18” de liga leve /235/40R18

Peso
1.321 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
439 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,522; largura, 1,799; altura, 1,421; distância entre-eixos, 2,70

Capacidades (litro)
Porta-malas, 334; tanque, 46,9

Desempenho
Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, não divulgada

Consumo (km/l)
Urbano, 11,2; estrada, 13,7

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