Equipado com câmbio manual, o Fiat Cronos Precision 1.8 é uma alternativa para os clientes que não tem como desembolsar uma quantia maior pela versão automática
Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marcelo Iglesias

Apesar dos apelos das campanhas de marketing que insistem em atribuir sentimentos à decisão da compra de um automóvel, é bem verdade que levar um carro para a casa e uma decisão sustentada por argumentos racionais. Ainda mais quando se tratam de automóveis populares ou compactos, em que a comparação de equipamentos, preço, espaço e até a cor são fatores de decisão. O Fiat Cronos Precision 1.8 se apoia em todas essas justificativas para se fazer valer aos seus concorrentes.

Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Famílias

E fomos testar o Fiat Cronos Precision 1.8, com câmbio manual, que parte de R$ 63.990. Antes de mais nada é preciso iniciar o colóquio com a afirmação de que o compacto, feito em Córdoba (Argentina), é um sedã funcional por essência. Foi projetado para oferecer bom espaço para passageiros e bagagem. É o carro que atende a famílias com até três filhos pequenos (que se tornou raro ultimamente). E essa versão existe na gama da Fiat para ocupar a lacuna entre as versões Drive 1.3 GRS e Precision 1.8 Automático.

Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Conteúdos

Com a forte tendência do consumidor buscar automóveis sem pedal de embreagem, principalmente em modelos de preços mais vultosos, essa versão pode ser opção quando é preciso trocar a caixa automática por opcionais para não engordar o cheque.  Com o valor da caixa é possível incluir o pacote Kit Tech (R$ 3.500) que dá ao Fiat Cronos Precision 1.8 comodidades como ar-condicionado digital (de apenas uma zona); sensores de ré, chuva e acendimento automático dos faróis; retrovisores e vidros elétricos (nas quatro portas); e multimídia de sete polegadas e câmera de ré (que acresce mais R$ 650). Tudo isso se soma à direção elétrica, rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina.

Veja também avaliação do Volkswagen Virtus equipado com câmbio manual.

No entanto, não há razão para investir R$ 70 mil se por R$ 75 mil é possível incluir transmissão automática ao pacote, que é um conforto sem igual no uso cotidiano. A única razão para optar pela caixa manual é por uma questão de gosto pessoal. Afinal, trata-se de um conteúdo que, atualmente, agrega valor na hora da revenda.

Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por dentro

O Fiat Cronos Precision 1.8 chegou para suceder o Grand Siena, que já não cativava mais pelo peso da idade, projeto antigo e acabamento rudimentar. Mas sempre foi uma referência de espaço entre os sedãs compactos. O três volumes argentino não chega a ser nenhuma referência em qualidade de materiais. Na verdade, são simples e o desenho do painel com três difusores circulares e a tela destacada do multimídia dão um ar de Mercedes (ou Alfa Romeo). Bem montado e sem as rebarbas de outrora ele é superior ao veterano. Mas é um acabamento simples.

O espaço interno e bom. O Cronos leva com conforto quatro adultos. Um quinto passageiro viaja com pouco conforto, mas não chega a ser um suplício em curtas distâncias. Para todos há cintos de três pontas e apoio de cabeça. O estofamento é firme e os ombros dos bancos dianteiros mantém motorista e passageiro da frente bem encaixados. Atrás a inclinação do encosto garante bom conforto. e pode levar o motorista à distração. Quando se vai para o porta-malas, os 520 litros do bagageiro garantem espaço de sobra para a tralha da família.

Ao volante

A posição de dirigir do Fiat Cronos 1.8 Precision e a disposição dos comandos mostra uma grande evolução em relação ao Siena e Grand Siena, mas a sensibilidade ao toque do monitor de sete polegadas nem sempre é tão precisa, o que pode levar o motorista à distração na direção.

Algumas deficiências comuns nos modelos Fiat de menor garbo estão presentes no Cronos, como o isolamento acústico falho. Ruídos da caixa de marchas invadem a cabine o tempo todo, assim como ruídos do vento em velocidades elevadas. Mas são percepções que não condenam o sedã.

Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Comportamento

O motor 1.8 de 139 cv e 19,2 mkgf é o mesmo que equipa Toro e Renegade. A unidade que originalmente debitava 132 cv foi recalibrada para dar conta de tracionar a picape. E o ganho de cavalaria acabou beneficiando o jipinho pernambucano e caiu muito bem na dupla Argo e Cronos. O aumento de vigor, associado ao peso mais baixo conferiu ao Cronos bom consumo. Abastecido com gasolina, o sedã anotou consumo na ordem de 10,2 km/l (abastecido com etanol), num trajeto dividido entre rodovias e trânsito urbano.

Siga nossas redes sociais

Apesar da boa oferta, o torque do motor aparece acima dos 3 mil rpm, o que exige mais pressão do acelerador, principalmente nas arrancadas em ladeiras. Mesmo assim, ele tem bom comportamento, principalmente na estrada. Quando é preciso reduzir toda a força do motor aparece de imediato, o que garante segurança nas ultrapassagens.

O que não se pode elogiar é a caixa de marchas. A transmissão de cinco velocidades segue com os mesmos vícios dos demais modelos de Betim. Tem curso longo e os engates são imprecisos que incomodam bastante no uso cotidiano.

Conclusões

O Fiat Cronos Precision 1.8 é um dos mais completos e funcionais que a Fiat desenvolveu nos últimos anos. Ele oferece variedade de configurações, boas opções de motor e câmbio, além de um pacote de equipamentos que tornam a condução mais agradável. Longe de oferecer os afagos de um sedã médio, ele é um carro que entrega comodidade no cotidiano de uma família.

Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No entanto, o que pesa exclusivamente nessa versão é a caixa manual. Como já foi dito não há razões para não incluir a transmissão automática que irá acrescer ao preço final menos de 10%. Sinceramente, se for para optar pela caixa manual, que seja a versão Drive 1.3 ou até mesmo o veterano Grand Siena, que está abaixo dos R$ 50 mil.

Ficha técnica Fiat Cronos Precision 1.8

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.747 cm³ de cilindrada, com potências de 139 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torques máximos de 19,3 kgfm (álcool) e 18,7 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm

Transmissão 
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção

Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus 
6,5×17”de liga leve (opcional) /205/45R17

Peso
1.271 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem) 
413 kg

Capacidades (litro) 
Tanque, 48; porta-malas, 525; altura do solo, 16,4 centímetros

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,36; largura, 1,73; altura, 1,52; distância entre-eixos, 2,52

Desempenho
Velocidades máximas, 198 km/h (etanol) e 196 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 9,2 s (etanol) e 9,6 s (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 8 (e) e 11,6 (g); estrada, 9,6 (e) e 13,8 (g)

Fiat Cronos Precision 1.8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.