Equipado com câmbio manual, o Fiat Cronos Precision 1.8 é uma alternativa para os clientes que não tem como desembolsar uma quantia maior pela versão automática
Por Marcelo Iglesias
Apesar dos apelos das campanhas de marketing que insistem em atribuir sentimentos à decisão da compra de um automóvel, é bem verdade que levar um carro para a casa e uma decisão sustentada por argumentos racionais. Ainda mais quando se tratam de automóveis populares ou compactos, em que a comparação de equipamentos, preço, espaço e até a cor são fatores de decisão. O Fiat Cronos Precision 1.8 se apoia em todas essas justificativas para se fazer valer aos seus concorrentes.
Famílias
E fomos testar o Fiat Cronos Precision 1.8, com câmbio manual, que parte de R$ 63.990. Antes de mais nada é preciso iniciar o colóquio com a afirmação de que o compacto, feito em Córdoba (Argentina), é um sedã funcional por essência. Foi projetado para oferecer bom espaço para passageiros e bagagem. É o carro que atende a famílias com até três filhos pequenos (que se tornou raro ultimamente). E essa versão existe na gama da Fiat para ocupar a lacuna entre as versões Drive 1.3 GRS e Precision 1.8 Automático.
Conteúdos
Com a forte tendência do consumidor buscar automóveis sem pedal de embreagem, principalmente em modelos de preços mais vultosos, essa versão pode ser opção quando é preciso trocar a caixa automática por opcionais para não engordar o cheque. Com o valor da caixa é possível incluir o pacote Kit Tech (R$ 3.500) que dá ao Fiat Cronos Precision 1.8 comodidades como ar-condicionado digital (de apenas uma zona); sensores de ré, chuva e acendimento automático dos faróis; retrovisores e vidros elétricos (nas quatro portas); e multimídia de sete polegadas e câmera de ré (que acresce mais R$ 650). Tudo isso se soma à direção elétrica, rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina.
Veja também avaliação do Volkswagen Virtus equipado com câmbio manual.
No entanto, não há razão para investir R$ 70 mil se por R$ 75 mil é possível incluir transmissão automática ao pacote, que é um conforto sem igual no uso cotidiano. A única razão para optar pela caixa manual é por uma questão de gosto pessoal. Afinal, trata-se de um conteúdo que, atualmente, agrega valor na hora da revenda.
Por dentro
O Fiat Cronos Precision 1.8 chegou para suceder o Grand Siena, que já não cativava mais pelo peso da idade, projeto antigo e acabamento rudimentar. Mas sempre foi uma referência de espaço entre os sedãs compactos. O três volumes argentino não chega a ser nenhuma referência em qualidade de materiais. Na verdade, são simples e o desenho do painel com três difusores circulares e a tela destacada do multimídia dão um ar de Mercedes (ou Alfa Romeo). Bem montado e sem as rebarbas de outrora ele é superior ao veterano. Mas é um acabamento simples.
O espaço interno e bom. O Cronos leva com conforto quatro adultos. Um quinto passageiro viaja com pouco conforto, mas não chega a ser um suplício em curtas distâncias. Para todos há cintos de três pontas e apoio de cabeça. O estofamento é firme e os ombros dos bancos dianteiros mantém motorista e passageiro da frente bem encaixados. Atrás a inclinação do encosto garante bom conforto. e pode levar o motorista à distração. Quando se vai para o porta-malas, os 520 litros do bagageiro garantem espaço de sobra para a tralha da família.
Ao volante
A posição de dirigir do Fiat Cronos 1.8 Precision e a disposição dos comandos mostra uma grande evolução em relação ao Siena e Grand Siena, mas a sensibilidade ao toque do monitor de sete polegadas nem sempre é tão precisa, o que pode levar o motorista à distração na direção.
Algumas deficiências comuns nos modelos Fiat de menor garbo estão presentes no Cronos, como o isolamento acústico falho. Ruídos da caixa de marchas invadem a cabine o tempo todo, assim como ruídos do vento em velocidades elevadas. Mas são percepções que não condenam o sedã.
Comportamento
O motor 1.8 de 139 cv e 19,2 mkgf é o mesmo que equipa Toro e Renegade. A unidade que originalmente debitava 132 cv foi recalibrada para dar conta de tracionar a picape. E o ganho de cavalaria acabou beneficiando o jipinho pernambucano e caiu muito bem na dupla Argo e Cronos. O aumento de vigor, associado ao peso mais baixo conferiu ao Cronos bom consumo. Abastecido com gasolina, o sedã anotou consumo na ordem de 10,2 km/l (abastecido com etanol), num trajeto dividido entre rodovias e trânsito urbano.
Siga nossas redes sociais
-
Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
-
Curta nossa fanpage no Facebook
-
Confira o canal do Autos Segredos no YouTube
Apesar da boa oferta, o torque do motor aparece acima dos 3 mil rpm, o que exige mais pressão do acelerador, principalmente nas arrancadas em ladeiras. Mesmo assim, ele tem bom comportamento, principalmente na estrada. Quando é preciso reduzir toda a força do motor aparece de imediato, o que garante segurança nas ultrapassagens.
O que não se pode elogiar é a caixa de marchas. A transmissão de cinco velocidades segue com os mesmos vícios dos demais modelos de Betim. Tem curso longo e os engates são imprecisos que incomodam bastante no uso cotidiano.
Conclusões
O Fiat Cronos Precision 1.8 é um dos mais completos e funcionais que a Fiat desenvolveu nos últimos anos. Ele oferece variedade de configurações, boas opções de motor e câmbio, além de um pacote de equipamentos que tornam a condução mais agradável. Longe de oferecer os afagos de um sedã médio, ele é um carro que entrega comodidade no cotidiano de uma família.
No entanto, o que pesa exclusivamente nessa versão é a caixa manual. Como já foi dito não há razões para não incluir a transmissão automática que irá acrescer ao preço final menos de 10%. Sinceramente, se for para optar pela caixa manual, que seja a versão Drive 1.3 ou até mesmo o veterano Grand Siena, que está abaixo dos R$ 50 mil.
Ficha técnica Fiat Cronos Precision 1.8
Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.747 cm³ de cilindrada, com potências de 139 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torques máximos de 19,3 kgfm (álcool) e 18,7 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira
Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção
Rodas/pneus
6,5×17”de liga leve (opcional) /205/45R17
Peso
1.271 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem)
413 kg
Capacidades (litro)
Tanque, 48; porta-malas, 525; altura do solo, 16,4 centímetros
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,36; largura, 1,73; altura, 1,52; distância entre-eixos, 2,52
Desempenho
Velocidades máximas, 198 km/h (etanol) e 196 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 9,2 s (etanol) e 9,6 s (gasolina)
Consumo (km/l)
Urbano, 8 (e) e 11,6 (g); estrada, 9,6 (e) e 13,8 (g)