Por Marlos Ney Vidal
Desde 2003, quando comecei a atuar no jornalismo automotivo tive a oportunidade guiar vários carros dos populares aos luxuosos, passando ainda pelas picapes e esportivos. Porém, nunca tinha avaliado um modelo comercial do porte de um caminhão leve. A Iveco nos cedeu um Daily City 30S13 que pode ser guiado por condutores com carteira de habilitação na categoria “B”.
No meio automotivo, a família acaba inserida nas avaliações já que a rotina não muda por conta do modelo avaliado. Morando perto da escola do meu filho mais velho, sempre opto por ir a pé para não tumultuar ainda mais a entrada dos alunos. Porém, o Daily City 30S13 chamou tanto a atenção do João Pedro, que ele quis ir para escola mais cedo e voltar mais tarde só para andar de “caminhão”.
Na prática, o proprietário do Daily City 30S13 pode levar o filho na escola, ir ao banco nos intervalos de uma entrega. Feito sob medida para entregas em centros urbanos, a versão chassi avaliada estava equipada com baú.
Aproveitamos e fizemos um carreto no transporte de material de pintura. Andaimes, tabuas e latas de tinta foram armazenados sem problemas. O local para buscar era uma rua estreita, mas, o bom diâmetro de giro do Daily City 30S13 facilitou bem as manobras. Os grandes retrovisores também são bons companheiros de trabalho ao estacionar. Mas, o VUC fica devendo um aviso sonoro ao engatar a ré para alertar pedestres que possam estar nos pontos cegos do baú.
A boa área envidraçada da cabine proporciona visibilidade excelente. Os marinheiros de primeira viagem devem ficar atentos e devem sempre usar os retrovisores laterais quando forem mudar de faixa, já que o central perde sua função com o baú.
Dirigir o Daily City 30S13 é como guiar uma picape média, porém, em posição mais elevada. A sensação é a mesma do condutor de carro pequeno ao passar para o SUV. Do alto da cabine, o motorista tem maior visão de todo o trânsito em sua volta o que facilita a vida para guiar nos conturbados trânsitos das capitais brasileiras. Apesar das dimensões avantajadas o modelo se mostra ágil no trânsito.
Em nossas andanças com o Daily City 30S13, pegamos também trechos rodoviários. O modelo anda rápido e tem boas retomadas de marcha. O motor responde rápido mesmo em baixas rotações, basta um toque no acelerador para o VUC responder rápido graças ao bom torque do motor, cuja força máxima fica entre 1.800 rpm e 2.500 rpm.
Apesar de toda a facilidade para dirigir o City 30S13, os condutores novatos devem ter certos cuidados. O VUC anda rápido, mas, não dá para esquecer que está guiando um modelo de 3.500 quilos, quando carregado. Assim, deve-se tomar cuidado para não entusiasmar, afinal, levará mais tempo para parar em situações de emergência.
Com a suspensão mais baixa, o acesso a cabine é fácil e até o mesmo o João Pedro com seus 8 anos entrou facilmente no Daily City 30S13. Para dirigir, o condutor não encontra dificuldades para se acomodar. Os comandos estão ao alcance das mãos do motorista. A alavanca do câmbio em posição elevada é uma aliada para diminuir o esforço nas muitas trocas de marcha do trânsito urbano.
Há porta-objetos nos painéis de porta e painel central. Na fata de um porta prancheta, a tampa do porta-luvas aberta cumpre a função.
O Daily City 30S13 fica devendo em itens de conforto. O principal é a direção com assistência hidráulica. O VUC ainda conta com preparação para som, piloto automático e ventilação forçada com aquecimento. Porém, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos são opcionais.
Na unidade avaliada, eles estavam presentes. O ar-condicionado cumpre bem o seu papel e resfria rapidamente a cabine. Para um veículo de entrega os vidros elétricos facilitam a vida do condutor, afinal, sempre há paradas para pedir informações ou mesmo para ter acesso a sede de empresas.
Considerando que o Daily City 30S13 é veículo voltado para o trabalho, o acabamento dele está de acordo com sua função. Os materiais de acabamento são condizentes com a proposta e não há tantas falhas de acabamento. Em dias chuvosos, o material sintético que reveste o assoalho da cabine facilita sua limpeza e impede os odores que um carpete molhado exalaria.
Além da redução de custos na produção do Daily City 30S13 por conta de chassis mais leves e outras modificações em relação ao 35S14. A grande sacada é uso do motor 2.3 que tem custo de manutenção bem mais baixo em relação ao propulsor 3.0 que equipa o 35S14 que é biturbo. O 2.3 do Daily City 30S13 é o mesmo usado pelo Fiat Ducato, com adequações para a Iveco. Assim, o usuário do VUC tem maior acesso a peças.
» MOTOR
» TRANSMISSÃO
Câmbio manual de seis marchas, tração traseira – eixo de simples redução
» ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
N .D. *
»VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
146 km/h (limitada eletronicamente a 128 km/h)
» DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico
» FREIOS
Acionamento hidráulico de duplo circuito, servo-assistido / Disco ventilado nas rodas dianteiras e disco sólido nas rodas traseiras / ABS + EBD.
» SUSPENSÃO
Dianteira – tipo Suspensão independente do tipo duplo A, com mola transversal parabólica. Traseira – Mola parabólica assimétrica.
» RODAS E PNEUS
Rodas de aço / 6,5” x 16” / rodagem simples traseira, pneus 205/75 R16
» DIMENSÕES
Comprimento, 6,077 metros; largura, 2,50 m; altura, 3,75 m; distância entre-eixos, 2,24 m; altura em relação ao solo; peso, 3.500 quilos
» CAPACIDADES
Tanque de combustível: 70 litros; carga útil (passageiros e carga), 3.500 quilos
(*) Não disponível
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