Ligeira reestilização torna visual do Spin Activ 7  de sete lugares mais agradável. Muito bem equipado com itens de conforto e conveniência, não tem controles de tração e estabilidade
Spin Activ 7
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Monovolume Spin Activ 7 tem público cativo pela praticidade com mais de 16 mil unidades vendidas até outubro. Se o visual anterior era criticado, o atual está melhorou com parachoques redesenhados, frente mais baixa, lanternas horizontais e rodas aro 16, além do visual aventureiro (Activ) ser bastante equilibrado. Estepe fixado na tampa do portamalas agora fica dentro dele. Fabricante usa molduras nas caixas de rodas, bagageiro (rack) no teto e apliques de plástico na cor prata na dianteira, lateral e traseira. Pneus de uso misto não combinam com a pouca altura do solo para rodar em estrada de terra ruim. Além disso, custam mais, se desgastam mais rapidamente e não cumprem bem a função nem na terra nem no asfalto. A frente baixa raspa em saída de garagem.

Spin Activ 7
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço interno

Internamente, visual também agrada juntamente com o bom espaço interno para pernas, ombro e cabeça. O senão são os assentos curtos em todos os sete lugares. Banco da segunda fileira é deslizante: desloca cinco centímetros para frente e seis para trás, privilegiando espaço para ocupantes ou bagagem. Acesso à terceira fileira é ruim, como na maioria dos carros de sete lugares. Entretanto, uma vez lá, acomoda adulto. Obviamente, na configuração de sete lugares o espaço para bagagem é reduzido e mais utilizado na cidade em deslocamentos rápidos. A carga útil de 515 quilos é suficiente para levar sete adultos na faixa de 70 kg. Com a terceira fileira de bancos rebatida, é grande o espaço no portamalas. Entretanto, a bagagem fica exposta sem tampa protetora.

Spin Activ 7
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Teste de impacto

O Spin ainda não passou pelo teste de impacto do Latin NCAP para avaliar a resistência da carroceria. O banco para dois lugares da terceira fileira fica numa área de deformação, que é a do portamalas. Questionada, a fabricante informou que foram feitas ali as mesmas intervenções da versão LTZ de sete lugares para garantir a segurança dos ocupantes, entretanto, sem especificá-las.

Spin Activ 7
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Acabamento interno benfeito nos arremates e encaixes, boa ergonomia com a maioria dos comandos ao alcance das mãos. Quadro de instrumentos de visualização imediata, retrovisores grandes e boa visibilidade, ajudada também em manobras pela ótima definição da câmera de ré. Há portaobjetos à vontade para copos, garrafas, chaves, telefone. Acesso fácil aos bancos da primeira e da segunda fileira. Cintos de três pontos e apoios de cabeça nos sete lugares. Porta-luvas com abertura para cima é prático e bem dimensionado. Praticidade em alta no interior do monovolume.

Coluna de direção tem regulagem apenas de altura, e a posição de dirigir é elevada. Volante tem boa pega e agrupa comandos de som, telefone e controle de velocidade, descomplicando a ergonomia. Em movimento, percebe-se logo a tocada familiar do Spin. Direção elétrica leve em baixa e mais pesada em alta com aumento da velocidade. A grade ativa do radiador que fecha para melhorar a aerodinâmica contrasta com o tanquinho de partida a frio do motor, que pode ser substituído por simples resistência no aquecimento do combustível. O tanquinho precisa estar sempre abastecido para o material plástico não trincar. Um estorvo. Motor de cabeçote simples tem fôlego limitado em alta, tornando as ultrapassagens mais lentas mesmo com o ar-condicionado desligado. Motor urra no kick-down com elevação da rotação do motor. Trocas de marchas do câmbio automático de seis marchas são suaves e reduções ocorrem na maioria das vezes com a diminuição da velocidade. Trocas manuais são feitas por meio de teclas na lateral superior da alavanca. Na cidade, tem bom desempenho com torque disponível em baixa rotação.

Freios

Freios se mostraram eficientes e bons faróis têm regulagem elétrica de altura de facho. Outro detalhe bem cuidado pelo fabricante é que o ar-condicionado desarma automaticamente a recirculação de ar depois de 30 minutos fechada para entrada do ar exterior. Isso porque o ar fica viciado dentro do carro e os ocupantes começam a sentir mal sem saber o motivo. Excelente. Palhetas do limpador são simples demais para um carro que custa R$ 84.390. O Spin Activ é muito bem equipado: vidros elétricos com sistema um toque, sistema multimídia My Link com tela de sete polegadas, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado, entre outros. Sistema OnStar de telemática é gratuito durante um período de tempo e pago posteriormente. Garantia é de três anos. Em carro desse valor controles de tração e estabilidade deveriam estar disponíveis.

Ficha técnica Spin Activ 7

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.8, flex, oito válvulas, de 111 cv (álcool)/106 cv (gasolina) de potências máximas a 5.200 rpm e torques máximos de 17,7 kgfm (a) a 2.600 rpm e 16,8 kgfm (g) a 2.800 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,88 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 13,3 centímetros

Spin Activ 7
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
6,5×16” de liga leve /205/60R16

Peso (kg)
1.293

Carga útil (passageiros+ bagagem)
515 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,415; largura, 1,764; altura, 1,689; distância entre-eixos, 2,62

Spin Activ 7
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litros)
Porta-malas, 553 (terceira fileira de bancos rebatidos) e 162 (sete lugares); tanque, 53

Desempenho
Velocidade máxima, 169 km/h (g/a); acelerações até 100 km/h, 11,3 segundos (a)/ 11,4 s (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7 (a) e 10,3 (g); estrada, 8,3 (a) e 12 (g)

Siga nossas redes sociais