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Avaliação: CAOA Chery Arrizo 6 2021 – Altos e baixos do chinês nacional

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Arrizo 6 2021 tem estilo atraente, desempenho satisfatório do motor turbo e porta-malas enorme. Há deslizes em detalhes de acabamento e mecânica

Por Paulo Eduardo

Se depender das linhas da carroceria, o CAOA Chery Arrizo 6 2021 (pronuncia-se Arizo com apenas um R) conquista. Traseira no estilo fastback e tampa curta do porta-malas dá elegância ao conjunto, que tem frente bem resolvida e equilibrada.

O CAOA Chery Arrizo 6 2021 tem 15 centímetros a mais de comprimento e 6 cm a mais em altura em relação ao Arrizo 5. A distância entre-eixos, um dos determinantes do espaço interno, e a largura são as mesmas do sedã menor. Espaço interno muito bom.

Trata-se de modelo com maior comprimento e porta-malas de 140 litros a mais em relação ao Arrizo 5. No acabamento interno, a qualidade percebida se destaca com materiais e encaixes benfeitos. Destoa a dobradiça central das portas com ponta de parafuso aparente.

Quadro de instrumentos analógico. Entre velocímetro e conta-giros, há uma tela digital com informações diversas do veículo e de condução. A tela tátil de 9 polegadas do sistema multimídia fica no centro do painel abaixo da entrada de ar.

As funções do ar-condicionado eletrônico estão abaixo dela. Há sistema Apple Car Play, espelhamento com Android e Bluetooth.

Bom espaço para pernas no banco traseiro. Encosto rebate totalmente. Se fosse fracionado (1/3 e 2/3) teria praticidade para transportar bagagem e um ou dois ocupantes. Espaço bom também em largura e em altura.

Volante bem dimensionado, mas revestimento liso permite deslize acidental. Agrupa comandos de voz, áudio, fone e computador. Coluna de direção regulável somente em altura não condiz com carro que custa mais de R$ 100 mil. Falta a de distância.

Direção com assistência elétrica do Arrizo 6 2021 está bem calibrada em alta e em manobra. Diâmetro de giro grande (11,1 metros para a direita e 11,3 m para a esquerda) requer mais manobra em garagem.

Ao acionar a seta para a esquerda ou direita, a imagem é projetada na tela multimídia, tornando a manobra mais segura. Retrovisores enormes, com rebatimento elétrico, contribuem na boa visibilidade. Câmera de ré de ótima definição.

A maioria dos comandos está posicionada corretamente. Senão em ergonomia é abaixar para acessar o banco traseiro por causa da caída do teto. Há saída de ar-condicionado para o banco traseiro e uma porta USB. São duas USB na frente e uma tomada de 12 volts.

A partida do motor é por comando no painel e acesso ao interior sem chave. Iluminação interna muito boa torna o ambiente agradável.

Bancos forrados em material sintético completam a elegância no interior, mas de pouca praticidade por não permitir transpiração. Mesmo com ar-condicionado ligado, as costas suam.

Há regulagens manuais somente de altura e distância. Assentos curtos não apoiam totalmente as pernas. Encostos dos bancos dianteiros têm apoios laterais. Porém, anatomia limitada provoca desconforto depois de duas horas ao volante.

Motor 1.5 turbo do Arrizo 6 2021 é de ferro e injeção, indireta. O cabeçote é de alumínio. Forma par com câmbio CVT com 9 marchas assinaladas e opção de troca manual na alavanca. Útil para reduzir na descida e poupar freio.

Desempenho muito bom para sedã familiar sem pretensão esportiva. A reação não é imediata na aceleração por causa da injeção indireta no coletor de admissão assim como a resposta na ultrapassagem. O conjunto parece deslizar para instantes depois entrar em ação.

Falta a explosão do turbo, que é característica da injeção direta na câmera de combustão. No modo Sport, o motor gira em regimes mais altos e o carro fica mais arisco. Consumo de etanol registrado no computador foi de 7 km/l na cidade e de 10,5 km/l na estrada, ambos com ar ligado e no modo Eco.

CAOA CHERY ARRIZO 6: VEJA VALORES DE REVISÃO

Rodas aro 17 e pneus de perfil baixo (50) estão na moda. Entretanto, o desconforto é sentido em ondulações, remendos e demais irregularidades com transferência para o habitáculo. Esse é o preço da moda. Percebe-se movimentação da carroceria do Arrizo 6 2021 em curva.

Freios a disco nas quatro rodas, mas sem reação imediata. O pedal é muxibento. Não atua imediatamente, principalmente na freada inesperada. Curiosamente, ao repetir a simulação de emergência, o pedal reage de imediato. É como se precisasse de aquecimento.

Faróis têm regulagem elétrica de altura do facho. Não há auxiliar de neblina, substituído por luzes diurnas, nem lanterna de neblina. Limpadores eficientes. Lavadores jogam a mistura água/xampu na parte inferior do para-brisa.

Arrizo 6 2021 está equipado com airbags laterais nos bancos dianteiros e de cortina, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado eletrônico (não é automático), teto solar elétrico, câmera de visão 360 graus, indicadores de pressão e temperatura de pneus, entre outros.

Preço sugerido da versão única GSX é de R$ 104.990. Garantia é de três anos para o conjunto e de cinco anos para motor e caixa.

O CAOA Chery Arrizo 6 2021 agrada pelo visual externo e interno. Carece de afinação para superar os deslizes tanto do conjunto mecânico quanto de conforto. Desconhecida é a resistência estrutural da carroceria que usa arquitetura denominada M1X. Fabricante garante uso de materiais de alta resistência na construção.

Ficha técnica Caoa Chery Arrizo 6 2021

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.498 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, turbo, de 150 cv (etanol) e de 147 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm (e/g) a 1.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT, com nove marchas marcadas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,1 metros para a direita e 11,3 m para a esquerda

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, barra estabilizadora; altura do solo, 14,8 centímetros (vazio)/12,3 cm (carregado)

Rodas/pneus
6,5×17”, de liga leve /205/50R17

Peso
1.364 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
391 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,675; largura, 1,814; altura, 1,493; distância entre-eixos, 2,65

Capacidades (litro)
Porta-malas, 570; tanque, 48

Desempenho
Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, 9,98 segundos (etanol e modo Sport)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,6 (e)/11 (g); estrada, 9,4 (e)/13,3 (g) 

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