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| em 9 anos ago

AO VOLANTE: NOVO FIAT UNO – QUANDO O QUADRADO FICA AINDA MAIS REDONDO

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NOVO UNO EVOLUTION 1.4 VEM RECHEADO DE COISAS INTERESSANTES, MAS A PRINCIPAL É O SISTEMA START/STOP

Enio Greco
Especial para o Autos Segredos

Quem poderia imaginar que um dia teríamos equipamentos normalmente oferecidos em automóveis de segmento superior sendo disponibilizados em modelos populares? Pois é, não é que isso tem acontecido de verdade? Depois dos controles de tração e estabilidade, que já estão disponíveis em modelos menores da Volkswagen e Ford, agora é a vez do start/stop, que a Fiat traz de série no Uno Evolution 1.4. O sistema é aquele que desliga o motor toda vez que o carro para, seja no semáforo ou em um congestionamento, por exemplo. A vantagem disso? Economia de combustível e menor emissão de poluentes. Mas a linha 2015 do novo Fiat Uno traz ainda outras novidades interessantes, deixando o modelo quadrado ainda mais redondinho. Bem ao gosto do consumidor brasileiro.

Esta versão Evolution 1.4 foi feita para o cidadão que curte um carro mais completo, mas que não abre mão de ser politicamente correto em relação ao meio ambiente e também ao seu próprio bolso. Além disso, o novo Uno traz ainda modificações no seu visual, com detalhes de cor preta na grade, na entrada de ar inferior e na moldura dos faróis de neblina. Na verdade, os faróis, o pára-choque e os para-lamas dianteiros também são novos. Os retrovisores de seta ganharam repetidores de seta  e atrás as lanternas contam com lente lisa transparente, tipo bolha, com elementos internos com pequenos quadrados sobrepostos.  Uma pequena modificação, mas que conferiu um certo charme ao carrinho.

Por dentro não teve mudança em relação ao espaço, que é ideal para quatro pessoas, apesar de ter apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos retrátil para quem senta “apertadinho” no meio do banco traseiro. Ali, só mesmo criança e assim mesmo em viagens curtas.

Mas se o espaço não é o ponto forte do Uno, a compensação é feita com outras coisas interessantes. A versão é bem equipada, traz muita tecnologia e tem acabamento interno de boa aparência e bem montado, apesar do excesso de plástico duro. Os comandos estão bem posicionados tanto no painel central quanto nas portas, deixando o motorista bem à vontade. E tem ainda apoio de braço entre os bancos dianteiros e um espelho interno extra para vigiar a turma da bagunça no banco traseiro. E pra quem gosta de mordomia, quando se engata a ré, o retrovisor externo do lado direito inclina para melhor visualização do meio fio na hora de estacionar. E ainda aparece uma pequena tela no retrovisor interno com a imagem do que está atrás. Além do sensor de estacionamento.

 Os bancos dianteiros têm formato anatômico e o volante tem desenho esportivo, com boa pega e comandos para o som e computador de bordo, mas só tem ajuste de altura. O desenho do painel é moderno, com sistema de áudio de boa qualidade, que conta com entrada auxiliar e Bluetooth. Um display fornece ao motorista várias informações, indicando inclusive a melhor hora da troca de marchas e a maneira mais econômica de conduzir para reduzir o consumo de combustível.

PARA E ANDA

E os recursos para economizar não param por aí. Os pneus são do tipo verde, com baixa resistência ao rolamento, calçados em rodas de aro 14 polegadas. Mas a principal estrela do Novo Uno é o sistema start/stop, que até então só era visto em modelos mais caros e importados. Com ele acionado, toda vez que o carro para no sinal ou em um congestionamento, o motor desliga. E para voltar a funcionar, basta pisar no pedal da embreagem e acelerar que o carro volta a andar. Às vezes parece confuso, principalmente para quem já experimentou o start/stop em carro com câmbio automático, que basta tirar o pé do freio e acelerar. Mas é questão de acostumar. E se você parar o carro em uma descida e depois soltá-lo, o sistema volta a acionar o motor sem que se pise na embreagem.

A Fiat afirma que o start/stop garante ao Uno uma economia de até 20% de combustível. E realmente, os números de consumo com o carrinho foram animadores. O motor EVO 1.4, que tem desempenho satisfatório, apresentou consumo de 11,5km/l na cidade e 14,8km/l na estrada, abastecido com etanol. Resultados bem animadores. Quanto ao câmbio, duas ressalvas: a relação de marchas poderia ser um pouco mais curta, assim como o curso da alavanca.

A direção foi bem calibrada e se mostrou boa em situações de manobras e segura em velocidades mais elevadas. As suspensões garantem boa estabilidade e segurança em curvas, mas deixam o carro um pouco duro, transferindo as irregularidades do solo para o habitáculo, causando certo desconforto. E os freios também atuaram de forma eficiente.

PASSANDO A RÉGUA

 Então, se você gostou da idéia de ter um carro compacto com essa tecnologia que favorece a economia de combustível, vai ter que desembolsar R$ 40.130. O preço pode parecer salgado em um primeiro momento, mas lembre-se de que o carro vem bem recheado, com uma ampla lista de equipamentos de série. Fora isso, é só acostumar com o liga e desliga do motor a todo o momento, o que te faz passar por um tremendo roda dura para outros motoristas. Pois, quem não sabe que o Uno ganhou o sistema start/stop vai pensar que você deixou o carro morrer várias vezes.

AVALIAÇÃO Enio Marlos
Desempenho(acelerações e retomadas) 6 7
Consumo(cidade e estrada) 9 8
Estabilidade 8 8
Freios 8 7
Posição de dirigir/ergonomia 8 8
Espaço interno 7 7
Porta-malas(espaço, acessibilidade e versatilidade) 6 7
Acabamento 7 9
Itens de segurança(de série) 8 8
Itens de conveniência(de série) 7 8
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) 7 7
Relação custo/benefício 7 8

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, gasolina/etanol, 1.368 cm³ de cilindrada, 85 cv (g)/88 cv (e) de potência máxima a 5.750, 12,4 kgfm (g)/12,5mkgf (e) de torque máximo a 3.500 rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dados de fábrica)
11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos com etanol

VELOCIDADE MÁXIMA (dados de fábrica)
170 km/h com gasolina e 172 km/h com etanol

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS

SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, traseira, semi-independente, barra de torção

RODAS E PNEUS
Rodas em aço, 5,5 x 14 polegadas, pneus 175/65 R14

DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 3,811; largura, 1,636; altura, 1,480; distância entre-eixos, 2,376

CAPACIDADES
Tanque de combustível: 48 litros; porta-malas: 280 litros; carga útil (passageiros e carga): 400 quilos; peso: 950 quilos

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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.