Enio Greco
Especial para o Autos Segredos
Quem poderia imaginar que um dia teríamos equipamentos normalmente oferecidos em automóveis de segmento superior sendo disponibilizados em modelos populares? Pois é, não é que isso tem acontecido de verdade? Depois dos controles de tração e estabilidade, que já estão disponíveis em modelos menores da Volkswagen e Ford, agora é a vez do start/stop, que a Fiat traz de série no Uno Evolution 1.4. O sistema é aquele que desliga o motor toda vez que o carro para, seja no semáforo ou em um congestionamento, por exemplo. A vantagem disso? Economia de combustível e menor emissão de poluentes. Mas a linha 2015 do novo Fiat Uno traz ainda outras novidades interessantes, deixando o modelo quadrado ainda mais redondinho. Bem ao gosto do consumidor brasileiro.
Mas se o espaço não é o ponto forte do Uno, a compensação é feita com outras coisas interessantes. A versão é bem equipada, traz muita tecnologia e tem acabamento interno de boa aparência e bem montado, apesar do excesso de plástico duro. Os comandos estão bem posicionados tanto no painel central quanto nas portas, deixando o motorista bem à vontade. E tem ainda apoio de braço entre os bancos dianteiros e um espelho interno extra para vigiar a turma da bagunça no banco traseiro. E pra quem gosta de mordomia, quando se engata a ré, o retrovisor externo do lado direito inclina para melhor visualização do meio fio na hora de estacionar. E ainda aparece uma pequena tela no retrovisor interno com a imagem do que está atrás. Além do sensor de estacionamento.
E os recursos para economizar não param por aí. Os pneus são do tipo verde, com baixa resistência ao rolamento, calçados em rodas de aro 14 polegadas. Mas a principal estrela do Novo Uno é o sistema start/stop, que até então só era visto em modelos mais caros e importados. Com ele acionado, toda vez que o carro para no sinal ou em um congestionamento, o motor desliga. E para voltar a funcionar, basta pisar no pedal da embreagem e acelerar que o carro volta a andar. Às vezes parece confuso, principalmente para quem já experimentou o start/stop em carro com câmbio automático, que basta tirar o pé do freio e acelerar. Mas é questão de acostumar. E se você parar o carro em uma descida e depois soltá-lo, o sistema volta a acionar o motor sem que se pise na embreagem.
A direção foi bem calibrada e se mostrou boa em situações de manobras e segura em velocidades mais elevadas. As suspensões garantem boa estabilidade e segurança em curvas, mas deixam o carro um pouco duro, transferindo as irregularidades do solo para o habitáculo, causando certo desconforto. E os freios também atuaram de forma eficiente.
Então, se você gostou da idéia de ter um carro compacto com essa tecnologia que favorece a economia de combustível, vai ter que desembolsar R$ 40.130. O preço pode parecer salgado em um primeiro momento, mas lembre-se de que o carro vem bem recheado, com uma ampla lista de equipamentos de série. Fora isso, é só acostumar com o liga e desliga do motor a todo o momento, o que te faz passar por um tremendo roda dura para outros motoristas. Pois, quem não sabe que o Uno ganhou o sistema start/stop vai pensar que você deixou o carro morrer várias vezes.
AVALIAÇÃO | Enio | Marlos |
Desempenho(acelerações e retomadas) | 6 | 7 |
Consumo(cidade e estrada) | 9 | 8 |
Estabilidade | 8 | 8 |
Freios | 8 | 7 |
Posição de dirigir/ergonomia | 8 | 8 |
Espaço interno | 7 | 7 |
Porta-malas(espaço, acessibilidade e versatilidade) | 6 | 7 |
Acabamento | 7 | 9 |
Itens de segurança(de série) | 8 | 8 |
Itens de conveniência(de série) | 7 | 8 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 7 | 7 |
Relação custo/benefício | 7 | 8 |
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, gasolina/etanol, 1.368 cm³ de cilindrada, 85 cv (g)/88 cv (e) de potência máxima a 5.750, 12,4 kgfm (g)/12,5mkgf (e) de torque máximo a 3.500 rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dados de fábrica)
11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos com etanol
VELOCIDADE MÁXIMA (dados de fábrica)
170 km/h com gasolina e 172 km/h com etanol
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, traseira, semi-independente, barra de torção
RODAS E PNEUS
Rodas em aço, 5,5 x 14 polegadas, pneus 175/65 R14
DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 3,811; largura, 1,636; altura, 1,480; distância entre-eixos, 2,376
CAPACIDADES
Tanque de combustível: 48 litros; porta-malas: 280 litros; carga útil (passageiros e carga): 400 quilos; peso: 950 quilos
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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos