Com o Versa a Nissan oferece um bom produto a preço competitivo para conquistar clientes. Mas, antes precisa resolver o problema de abastecimento das revendas que demoram no mínimo 120 dias para entregar o sonhado carro
Os comandos do ar-condicionado e rádio são bem iluminados e usam a cor laranja que se não agrada a todos, também não atrapalha. Em compensação os comandos dos vidros elétricos, contam com iluminação somente na tecla do vidro do motorista.
O quadro de instrumentos fica bem visível à noite, como o computador de bordo, que conta luz laranja e os marcadores apesar do fundo preto tem iluminação branca que destaca bens os mostradores de velocidade e conta-giros. As luzes de cortesia instaladas no teto cumprem bem sua função tanto a dianteira quanto a da parte de trás.
ESPAÇO INTERNO Como já tinha escrito no post sobre a vida a bordo no Versa, os ocupantes tem espaço de sobra tanto na frente quanto atrás. Aliás, neste segmento ele é imbatível. Mesmo que os ocupantes da dianteira recuem todo o banco, os passageiros de trás ainda terão um excelente espaço para as pernas. Em compensação o espaço não é tão farto para a cabeça de quem viaja nas extremidades do banco traseiro. A queda acentuada do teto é a responsável. Só para exemplificar ao passar por um buraco ou quebra-malas com certeza cabeça irá bater na coluna C.
Apesar do bom espaço, o Versa merecia bancos com assentos que apoiassem as pernas corretamente, assim como o encosto dos bancos dianteiros que poderiam prender melhor o corpo.
CONSUMO O Versa não tem um motor beberrão. Em ciclo urbano o computador de bordo marcou média de 8,5km/l e na estrada 10,5km/l. Já com etanol a média foi de 6,9km/l na cidade e 8,4km/l em estrada. Vale lembrar que as médias foram registradas com o ar-condicionado ligado.
No para e anda dos congestionamentos, o Versa é agradável. Mesmo com um motor de 16 válvulas o desempenho é bom até em baixas rotações, graças ao comando de válvulas variável. Na estrada o motor também cumpre bem seu papel, desenvolvendo com facilidade. A suspensão é confortável e tem rodar suave, mas é um pouco molenga nas curvas.
A direção elétrica é um ponto positivo, não é muito ágil, mas facilita bem nas manobras. Contudo, a coluna de direção só conta com regulagem de altura. O conforto é quebrado quando se trafega em baixa velocidade sobre pavimento irregular, situação em que a vibração do conjunto volante/coluna de direção incomoda bastante. Todas as imperfeições do piso são transmitidas para o volante.
CUSTO/BENEFÍCIO O desenho do Versa pode não agradar a todos. Mas, em comparação com os rivais do segmento ele se sobressai. Com o pacote de equipamentos, preço competitivo, garantia de três anos e revisão com preços fixos até os 60 mil quilômetros o sedã tem armas de sobra para brigar com Chevrolet Cobalt, Renault Logan e o recém-lançado Fiat Grand Siena.
FICHA TÉCNICA
Versa 1.6 16V
Motor
A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão
Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima
111 cv a 5.600 rpm com etanol e gasolina.
Aceleração até 100 km/h
11,1 segundos com gasolina e 10,7 segundos com etanol.
Velocidade máxima
189 km/h.
Torque máximo
15,1 kgfm a 4 mil rpm com etanol e gasolina.
Diâmetro e curso
78 mm X 83,6 mm. Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão
Dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais.
Pneus
185/65 R15.
Freios
Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD na versão SL.
Carroceria
Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,45 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso
1.069 kg.
Capacidade do porta-malas
460 litros.
Tanque de combustível
41 litros.
Avaliação | Alexandre | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 8 | 7 |
Consumo (cidade e estrada) | 6 | 7 |
Estabilidade
| 7 | 6 |
Freios
| 7 | 8 |
Posição de dirigir
| 7 | 7 |
Espaço interno
| 9 | 9 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 8 | 7 |
Acabamento
| 6 | 6 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 7 | 8 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 7 | 6 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 7 | 8 |
Relação custo/benefício
| 8 | 7
|
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos