De Portugal (Especial para o Autos Segredos)
A classe dos compactos premiuns, ou utilitários, como são conhecidos aqui na Europa é atualmente uma das mais disputadas do mercado, pelo menos quando se trata de Portugal, beneficiando da crescente procura por modelos mais pequenos e eficientes ao nível dos consumos e das emissões.
Ciente desta tendência, surge o New Fiesta, novo carro global da marca, atual campeão de vendas da categoria.
Como prova disto, acabei de adquirir um Ford New Fiesta equipado com motor a gasolina, versão mais acessivel em nível de motorização em Portugal e com o pacote top de linha de equipamento, chamada de Titanium, bem ajustado às preferências do mercado português.
DESTAQUES Nesta geração, o Fiesta fez do design uns dos seus principais trunfos continuando a sobressair no trânsito através das suas linhas vincadas e soluções estéticas mais dramáticas.
No caso deste modelo avaliado, as principais diferenças com o modelo que estará a venda no Brasil em breve está na dianteira com grade superior mais elegante contrastando com a maior grade central nos para-choques, além claro do faróis de neblina redondos que também foram colocados na nova geração global do Ford Focus.
No acabemento interno, o Fiesta não tem um revestimento esponjoso tão extenso, ficando apenas pela área central do painel, mas os plásticos, em tons prateados, agradam. Inclusive, as publicações especializadas em Portugal dizem que o Fiesta tem os melhores materiais para as áreas mais visíveis e acessíveis ao toque.
CONFORTO Fiesta exibe uma condução firme, perceptivel quando confrontado com pavimentos em mau estado, refletindo trepidações mais perceptíveis no habitáculo.
Já em relação ao espaço oferecido a bordo, o Fiesta dispõe de uma folga aceitável entre os bancos. Na contagem dos espaços de arrumação podemos afirmar que no Fiesta estes não são muito generosos, mas são práticos de alcançar. O porta-malas é o que tem maior capacidade da categoria caso não seja pedido o step convencional, pois o modelo tem de série o kit de enchimento de pneus em vez do convencional estepe (sendo possivel adquirir-lo como opcional por cerca de 50,00 €, aproximadamente R$ 120,00), fazendo com que o porta-malas fique mais fundo, ganhando assim mais volume.
CONDUÇÃO A forma de assumir o posto de condução é mais natural no Fiesta. Oferece um volante com excelente pegada e uma boa posição dos pedais e dos instrumentos, além de possuir regulagem de altura e profundidade do volante, podendo assim, adaptar a melhor posição do condutor tendo também em conta a regulagem de altura do banco do motorista.
O Fiesta desde o início se destacou pela sua competência dinâmica que se reflete numa excelente agilidade e desenvoltura em traçados sinuosos, ajudados pelos belos pneus 225/45 R16, sendo um carro divertido de conduzir em ritmos acelerados. No entanto, a transmissão, por vezes, dá uma arranhada quando se pretende puxar um pouco pelo carro.
CONSUMO A performance deste motor a gasolina está longe de deslumbrar, mas cumpre com aquilo que se procura nessas versões e responde bem agilmente o que lhe é exigido, sendo suficiente para rodar num ritmo aceitável dentro das cidades.
Quanto aos consumos, o Fiesta apresenta valores combinados (estrada e cidade) na casa dos 5,6 L/100km (unidade de medida europeia), aproximadamente 18 Km/L na medida brasileira, o que pessoalmente considero positivo. Tais valores comparados a concorrência daria um empate técnico, mas o Fiesta fica com destaque por ter motor com 82cv aos 5.800 rpm e binário de 114 (Nm)
MOTORIZAÇÃO O New Fiesta em Portugal está diponivel apenas na versão Hatchback (passageiros e de carga chamada VAN) nas versões Trend, Econectic, Sport e Titanium com 4 opções de motores sendo duas a gasolina e duas a diesel; 1.25i Sigma 82cv – gasolina (avaliado); 1.4i Sigma 96 cv – gasolina; 1.4 TDCI 70 cv – dissel; 1,6 TDCI 95cv – dissel.
Seus preços variam dos 14.200 € (R$35,400) da versão Trend 1.25i Sigma aos 20.055€ (R$ 48,132) da versão Titanium 1.6 TDCI.
O modelo avaliado custou, devido a uma campanha promocional na Ford, por já ter sido cliente anteriormente, cerca de 14.600€ (R$ 35.040) em vez dos 16.900€ (R$ 40.560). Basicamente comprei a versão top a preço da básica.
Além desses valores, existem itens de personalização que vocês podem conferir abaixo os seus valores.
Embora muito comum no Brasil e quase nenhuma em Portugal, a Ford disponibiliza uma versão automática chamada de Durashift no motor 1.4i Titanium, mas pelo preço perto dos 20.000€ é como se não existisse. Eu por exemplo, nunca encontrei um que seja para contar para vocês.
CONCLUSÃO O Fiesta mantém intactas todas as suas qualidades, demonstrando que é mais do que um concentrado de estilo e que tem garra para bater rivais de peso como Polo, Clio e Punto por exemplo.
Além do seu visual distinto, o compacto premium da Ford é uma proposta equilibrada em quase todos os campos.
NO BRASIL… O New Fiesta Hatch fará a sua pré-estreia no Brasil em abril de 2011 com o ínicio das vendas em junho de 2011. Será inicialmente importado do México, prevendo-se que em 2012 ganhe produção brasileira. Tem tudo para se dar bem no Brasil, mas não podemos esquecer da chegada das novas gerações dos compactos premiuns como por exemplo a do Fiat Punto (Evo na europa).
E você? O que acha? Vai ser sucesso?
Fotos | Renato Aspromonte/Murruga Design
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