Modelo importado do México chama a atenção pelo visual moderno e bom pacote de itens de série, mas desempenho é apenas razoável
Por Chico Filho
Especial para o Autos Segredos
Lembra daquele Tracker, que na verdade era um Suzuki Grand Vitara com a logo da Chevrolet e que deixou de ser vendido no Brasil em 2010? Pois é, ele não tem absolutamente nada a ver com o novo Tracker que a General Motors agora trás do México e que chega por aqui para infernizar a tranqüilidade do Ford EcoSport e do Renault Duster. Sem estepe pendurado na traseira e tração 4×4, o utilitário-esportivo da GM tem pinta de crossover e quer conquistar a clientela pelo visual e pacote de equipamentos. O desempenho é apenas razoável, sem brilho, mas no geral o carro não decepciona.
Encarar o Ford EcoSport e o Renault Duster não é tarefa fácil para o novo Chevrolet Tracker. Os dois modelos já estão consolidados no mercado brasileiro, onde conquistaram seus espaços. O modelo da Ford é o “bonitão” do segmento e, apesar de ter seus problemas, encanta pelo visual e prossegue encantando corações. Já o modelo Renault, que tem estilo comportado, é visto como uma opção racional, pois tem melhor espaço interno e conjunto mecânico honesto. E o Tracker entra nessa briga de foice em um segmento que vê crescer a cada dia o número de seguidores no Brasil.
ESTILOSO O novo Tracker usa as suas bem-traçadas linhas para cativar os seguidores da marca. Ele acompanha o estilo de outros modelos Chevrolet, com grade frontal dividida em duas partes, faróis de duplo refletor invadindo as laterais e detalhes cromados cuidadosamente distribuídos. O modelo tem linha de cintura alta e com as barras longitudinais no teto ganhou aspecto discretamente esportivo, detalhe ainda mais reforçado pelo desenho das rodas de liga leve de 18 polegadas. A traseira tem desenho equilibrado com o restante e sem o estepe pendurado na tampa do porta-malas faz o Tracker tender muito mais para um crossover do que para um utilitário-esportivo, tanto no visual quanto no conjunto.
E se o assunto é pacote de equipamentos, o novo Tracker traz de série alarme antifurto com acionamento e travamento das portas por controle remoto, airbags frontais, pedais desarmáveis em caso de colisão, faróis e luzes de neblina, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, freios ABS, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, rodas de liga de 18 polegadas, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e distância, computador de bordo, controle automático de velocidade, direção hidráulica, sistema multimídia My Link com tela LCD do tipo touchscreen de sete polegadas, volante de três raios com comandos do controle automático de velocidade, do computador de bordo, do Bluetooth e do sistema de áudio. De opcionais só teto solar com acionamento elétrico e airbags laterais.
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 140cv (gasolina) e de 144cv (etanol) e torques de 17,8kgfm (gasolina) e de 18,9kgfm (etanol)
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção / 7 x 18 polegadas, em liga leve / 215/55 R18
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS
» CAPACIDADES
Do tanque, 53 litros; e de carga útil (passageiros e bagagem), 420 quilos
AVALIAÇÃO | Chico | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 7 | 6 |
Consumo (cidade e estrada) | 7 | 6 |
Estabilidade | 8 | 8 |
Freios | 8 | 8 |
Posição de dirigir/ergonomia | 8 | 9 |
Espaço interno | 7 | 8 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 7 | 8 |
Acabamento | 8 | 8 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 7 | 7 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 8 | 8 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 7 | 7 |
Relação custo/benefício | 7 | 7 |
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos