Fiat Uno Way com motor 1.3 de quatro cilindros tem melhor desempenho em relação ao 1.4 e consumo de combustível menor se deve também a modificações no carro

Por Paulo Eduardo

O novo Uno foi apresentado em 2010. A alteração principal em Fiat Uno 2017 é o novo motor 1.3 (1.332cm³ de cilindrada) totalmente de alumínio e com cabeçote simples ( duas válvulas por cilindro). O desempenho é muito superior ao motor 1.4 (1.368cm³ de cilindrada). A pergunta que muitos fazem é por que o 1.3 supera o de maior cilindrada em desempenho? Bem, a diferença de cilindrada é de apenas 36cm³. Muito pouco. O segredo é que esse motor de arquitetura moderna tem mais eficiência energética do que o anterior. O dilema dos motores a explosão é a perda de energia. O atual perde menos do que o anterior.

Motor 1.3 Firefly tem potência de 109 cv quando abastecido com etanol

Potência

Os números de potência e torque também são maiores no 1.3: 101/109 cv de potência do 1.3 contra 85/88 cv do 1.4; 13,7/14,2 kgfm diante de 12,4/12,5 kgfm do 1.4. Ambos são flex e os números maiores se referem ao álcool.

Além do eficiente motor 1.3, o Uno 2017 teve aerodinâmica alterada, está equipado com pneus de menor resistência ao rolamento, direção elétrica, eletroventilador e bomba d’água mais eficientes, alternador inteligente, Stop&Start (que desliga o motor em parada e religa assim que o pedal de embreagem é acionado ou quando o carro atinge 5km/h numa descida), indicador de troca de marchas e óleos do câmbio e do motor (ver matéria economia de combustível vai além da evolução do motor). O Uno 2017 consome 17% menos de combustível e o motor representa cerca de 7%. E não tem mais os quadrados na dianteira.

Direção elétrica conta com função City

Direção elétrica

A direção elétrica tem o sistema City, que a deixa bem mais leve nas manobras. É firme em alta. Está bem calibrada. A coluna de direção tem regulagem apenas de altura, falta a de distância. Apesar de todas as modificações, o Uno carrega o peso dos anos e alguns elementos precisam ser modernizados, como a posição dos pedais.  O da embreagem ora está distante, ora muito perto. Isso incomoda. A anatomia dos bancos provoca cansaço na lombar.

Quando o sol incide na parte superior do painel, há reflexo no para-brisa. Isso incomoda. Em compensação, os retrovisores enormes garantem boa visibilidade.

Painel passou por reformulação completa na mudança visual de 2014

Segurança

Além dos airbags frontais e ABS obrigatórios por lei, a segurança básica do Fiat Uno Way está completa com apoios de cabeça e cintos de três pontos em todos os assentos traseiros. Há controles de estabilidade, tração e sistema de partida em aclive (Hill holder) que mantém o carro parado alguns segundos, evitando que recue. Todos esses itens são opcionais, inclusive o apoio de cabeça e cinto de três pontos no assento central traseiro. O preço sugerido do carro sem os opcionais de conforto e segurança é de R$ 48.590. Com eles, de R$ 54.277. Não está incluída a pintura metálica.

Salto alto

A versão Way 1.3 tem a maior altura do solo em relação às demais. São 19 centímetros de altura máxima do solo. A vantagem das versões aventureiras é trafegar em piso irregular sem esbarrar a parte inferior no solo. Esse segmento foi inaugurado pela Fiat em 1999 com a perua Weekend e adotado mundo afora pelos outros fabricantes. O rodar é um pouco mais duro do que as versões com menor altura do solo.

Andando

Números de desempenho divulgados pela fabricante empolgam: com álcool, o Uno Way 1.3 atinge 100km/h em 9,8 segundos. E 9,8 metros é o diâmetro de giro. Assim, o Uno tem mobilidade em espaços apertados, como garagem.  A velocidade máxima é de 177 km/h com gasolina ou álcool. O que precisa melhorar é o câmbio. Na unidade testada, os engates estavam macios, mas o curso da alavanca é longo e o motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco ao engatar segunda ou quarta marcha. O câmbio não está afinado com o motor. Por isso, é preciso ter suavidade ao soltar a embreagem nas reduções de marcha para não sacolejar os passageiros.  Um motor de alto nível merece câmbio à altura.

As lanternas mantém o mesmo formato desde 2010

O motor acorda a partir de 2.000 rpm. Apesar de ter cabeçote simples, o torque máximo se dá em rotação elevada (3.500 rpm). Nem o ar-condicionado tira o brilho do desempenho. Esse Uno responde rápido também nas retomadas (ultrapassagens), além das acelerações vigorosas. Quando o carro começa a escapar no limite de aderência, o sistema eletrônico de controle de estabilidade e tração, que atua nos freios e no motor, entra em ação para mantê-lo na trajetória. O Uno Way tem capacidade de carga de 400 kg (passageiros + carga).

Desempenho e economia de combustível são os maiores atributos. O Uno tem porta-malas coerente com as dimensões e que pode ser aberto por dentro. Passageiros do banco traseiro não esbarram a cabeça no teto e o acesso ao interior é bom tanto nos bancos dianteiros quanto nos assentos traseiros. Apesar de não ser um projeto atual, o Uno tem muitas qualidades.

Uno Way 1.3 tem 19 centímetros de altura em relação ao solo

Ficha técnica

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, flex, de 109cv (álcool)/101cv (gasolina) de potências máximas a 6.250rpm e torques máximos de 13,7 kgfm (a) e 14,2 kgfm (g) a 3.500rpm

Transmissão 
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção

Rodas/pneus
5,5×14”em aço (liga leve opcional)/175/65R14

Peso
1.057kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 3,82; largura, 1,63; altura, 1,55; distância entre-eixos, 2,37

Porta-malas
290 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 177km/h (álcool/gasolina); aceleração até 100km/h, 9,8 (a)/10,6 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 9,2 (a) e 12,9 (g); estrada, 10,1 (a) e 14 (g)

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

  • Pedro Mello

    É bom, mas é caro.

    • Mario

      Realmente! $55k não dá para engolir. Imagino que toda a tecnologia embarcada, tem seu preço, e não existe almoço grátis. O Brasil, com seus impostos lunares, não permitem que carros populares carreguem tais tecnologias.

  • Mr. Car

    É uma pena que este motor não esteja disponível para um Attractive. Detesto esta profusão de plásticos da linha Way.

    • Fedido

      É ruim mesmo porque só tem duas opções: a versão Way ou aquele carro alegórico da versão Sporting. E se quiser ESP e hill holder ainda tem que comprar o Dualogic. A Fiat realmente não facilita. :/

      • Artur

        Na verdade, é possível adicionar o Hill Holder + ESC + ASR em qualquer versão adquirindo o opcional Kit Tech ou Kit Tech Live On. Ou seja, não precisa do Dualogic não.
        Assim, um Uno 1.0 Attractive com o Kit Tech, que inclui os itens acima, sai por R$ 46,5 mil.

        • Fedido

          Eita, falha nossa. Obrigado pela correção

    • rafael y3

      Mas combina com a proposta aventureira, com plástico terá menos manutenção (menos arranhões no para-choque e nas para-lamas).

      Com para-choque pintado com proposta aventureira não rola!

      • marc

        Mais risque os plásticos, fica horroroso também

        • Artur

          Exato! Sem contar que a manutenção de um parachoque pintado é mais fácil: se o risco é superficial, polir ou no máximo lixar e pintar. Já no plástico sem pintura não tem jeito, só trocando a peça.

          • rafael y3

            Porém com plastico é difícil isso acontecer.

          • marc

            Risca fácil sim, se raspar então..na verdade o cuidado tem que ser o mesmo, e no caso do uno way, é apenas uma moldura estética, exagerada, que nem completa a circunferência total da caixa de rodas

    • Brasil_MG

      Quando o cara não é cuidadoso e não lembra de passar silicone nos plásticos, com o tempo fica pior ainda. O plástico fica esbranquiçado com aspecto envelhecido.

      • Franco da Silva

        Ou quando passa “silicone” barato, queima mais ainda.

        • Brasil_MG

          Tem um que chama SILICONE FOSCO, ele é tipo um gel e não fica com aquele aspecto engordurado…

  • Rafael Lima

    Se pelos 49 mil viesse completinho valeria a pena, mas existe aquela carniça do Mobi pra subir o preço do Uno

    • Ailton Junior

      penso om mesmo. Já tive uno e gostava, mas essa praga de Mobi é intragavel

  • André Castro

    54 mil uno 1.3, não sonhem com x6h menos do que 50 mil no 1.0.

    • Raimundo A.

      Também penso assim, mas não sabemos o quanto um produto de categoria acima que compartilha mecânica e peças de acabamento tem preço “diluído” com um inferior.

      O Uno com pequeno facelift pesando mais a nova estrutura mecânica e eletrônica, aumento seu preço em torno de R$ 5mil. Se o Novo Palio também recebesse um facelift mínimo e as mudanças mais relevantes do Uno, o preço atual de R$ 44 mil na 1.0 Attractive passaria a ser de R$ 49 mil. O impacto poderia ser menor devido ao compartilhamento com o Uno FL, digamos, começasse em R$ 47 mil.

      Todavia, pouco mais de R$ 47 mil é o Attractive 1.4 no Novo Palio. Quase R$ 53 mil é o Essence 1.6. O Punto começa em R$ 53 mil com 1.4. Se o Punto tivesse motor 1.0, o preço inicial seria R$ 50 mil.

      O X6H ter preço para bater com Onix teria que ser tão simples quanto o Uno, pois se tiver um nível similar ao novo Palio com a grande diferença de carroceria, mecânica nova, etc, seria surpresa o aumento de preço no Uno ser menor no X6H sobre o novo Palio.

      Se o X6H eliminaria o versões mais caras do novo Palio porque será mais caro que este e em versões mais caras equivalente ao Punto, então pode-se especular que o novo Palio será mantido apenas nas versões 1.0 e 1.4 Attractive. A partir do R$ 50 mil, partiria o preço do 1.0 Attractive do X6H sendo comparável em equipamentos a um Onix LT 1.0 com alguns opcionais, só que este perderia em tamanho e motor.

      • André Castro

        Pelo que vi em algumas reportagens, mesmo no 1.0 attractive o x6h vira com a nova central Multimídia

        • Raimundo A.

          Não dá para confiar em tudo o que dizem. CMM costuma ser item opcional nessa categoria e tê-la não é barato. O Mobi que não usa CMM cobram muito caro para ter funções de CMM via smartplone.

          Não acho que X6H terá como item de série, mas opcional desde da versão básica e isso não é um problema.

          Se eu for considerar o que vejo com o que na prática será, já vi aqui em PE, um Toro camuflado cujo motorista tinha deixado o vidro aberto enquanto parava em semáforo e avistei CMM similar ao do Compass. Lançaram tal configuração?

          A GM cobra quase R$ 1.500 para ter o My Link na versão LT 1.0, o que faz o preço saltar para acima de R$ 47 mil.

          Como havia dito acima, o Uno só com as mudanças que teve o preço saltou quase R$ 5 mil. No lado da GM, o Onix Joy do Onix LT tendo a mesma mecânica, mas nível de equipamentos e o facelift, o preço também difere R$ 5 mil.

          Numa situação otimista, o X6H teria preço a partir de R$ 48 mil e, não sei, pode ter a CMM. Por outro lado, com o maior grau de modificações sobre o novo Palio, pé no chão, talvez comece em R$ 50 mil.

          Preço de Onix, a Fiat estaria tendo um margem de lucro absurda sobre o Novo Palio, Uno, como a VW parece ter com o Fox comparado ao Gol G5,5.

    • marc

      A autos segredos informou que os preços vão virar em torno de 45~72 Mil, é esperar para ver

    • Brasil_MG

      X6H 1.0 FireFly a partir de R$ 44.900 (essa é a minha aposta)

      • Soriani B.

        Mobi Drive 1.0 GSR já veio mais caro que isso.

        • Brasil_MG

          Quando eu digo, a partir de, significa que é o preço inicial da versão de entrada mais simples. E aposto nesse valor pois é o mesmo do Onix LT

          • Soriani B.

            Perceba que eu citei o Mobi, um modelo DUAS categorias abaixo.

          • Brasil_MG

            Sim amigo, vc citou o Mobi top de linha e completo. Estou dizendo é que o X6H chega ao mercado para substituir o Palio, portando ele deverá ter uma versão de entrada com preço mais competitivo. O próprio site AS já sugeriu que o X6H chegará a partir de R$ 45.000 e eu tb acredito neste valor.

  • NORDSK

    Caramba, a Fiat não coloca um cambio decente nos seus carros mais baratos!

  • Car-Fan

    A Fiat devia levantar o Uno Way mais uns 5cm e mudar o nome dele pra UR-V, o mais novo Suv compacto do Brasil. Aí aumentava o preço dele para 85.000 reais para concorrer com o Honda CrossFit, ops, WR-V.

    • Raimundo A.

      O UNO WAY é vendido como crossover em outros mercados. Logo, nem precisaria aumentar o vão livre.

      Agora, assim como a Renault tem o Sandero Stepway, a Ford se deu ao trabalho na nova geração do Fiesta criar uma versão aventureira, o Onix ganhou o Activ para acompanhar o Renault, HB20X, Etios Cross, CrossFox, não estranharia mais para frente o X6H ter uma versão Way.

      Teria um boa margem de lucro,não teria investimento alto para desenvolver um produto dedicado e o preço tenderia ser mais em conta que o SUV do grupo aqui, o Renegade.

      Todavia, como sugeria o planejamento a Fiat ter um B-CUV por aqui que não seria o 500X, a mesma poderia desenvolver um novo produto capaz de atuar no segmento de minivan e furgão com opção carga e passageiros. Claro, teria versão aventureira. Seria um produto para substituir o Doblo, cuja Fiat não indica nada sobre trazer a nova geração que até ganhou facelift, e o Ideia. Tentaria seguir os moldes do Dokker da Renault, mas com opção para sete passageiros.

      • Franco da Silva

        Só corrigindo: não é mais Sandero Stepway. É Renault Stepway. Pq não é um Sandero, é um carro totalmente diferente, praticamente um SUV. huahua
        É piada mas, se a Honda pode, as outras tbm se acharam no direito…

    • marc

      Não sei porquê mais já vi esse comentário, no Ka trail se não me engano, o cara chamou de KR-V

    • BMW M6

      acho que vc já levantou a suspensão de uns 3 carros diferentes hoje…

    • marcosCAR

      Que engraçadinho vc… Comentário inútil…

      • Car-Fan

        Comprador de CrossFit com motor 1.5 raquítico, acabamento plástico barato, freios a tambor, sem controle de estabilidade, ar condicionado analógico, bancos em tecido vagabundo, sem descansa braço pro motorista, faróis monoparabola…por 83.990,00 reais DETECTADO.
        Meus parabéns! Kkkkkkkkkk

  • Victor

    O Unão da massa só vale com um desconto bem gordo. Eu tenho um Sporting 2017, que eu consegui com 5.500 de desconto, usando o bônus do cartão Fiat.

    • rafael y3

      estou curioso, bônus do cartão Fiat funciona como ?

      • Lucas Campos

        Fiat Itau Card. 5% do valor da fatura acumula para compra de veículos Fiat.

      • Victor

        É um cartão Itaú, aonde parte das suas compras são convertidas em pontos, que viram o bonus na hora da compra.

        No site do Itaú tem um local aonde explica como. É o terceiro Fiat que eu compro com descontão por causa do cartão.

        • rafael y3

          Legal, mas como uso pouco me parece que não vai servir.

          • Victor

            É só você converter todos os seus pagamentos para cartão de crédito. Pagar boletos, conta de luz, usando o cartão. Rapidinho você acumula.

          • rafael y3

            Rapaz, uma boa dica! então mandarei fazer o meu. e gostei! obrigado! 😉

          • Ernesto

            Saiba que, além da Fiat, tem da VW também.

          • rafael y3

            ops! tem da VW ? não sabia disso. pois só ouvi falar cartão da Fiat, e faz tempo.

          • Ernesto

            Sim, tem da VW. O % é o mesmo da Fiat. Eu tenho o da VW. Já utilizei 4 vezes.

          • Stig

            Cada pagamento de boleto no cartão de crédito a incidência de IOF e taxa de pagamento que pode ser de até 25 Reais por conta.

            Péssimo negócio.

    • Ernesto

      Eu tenho o da VW. Em 2015 estava precisando de dinheiro e vendi o meu carro e peguei um Fox Rock in Rio por R$44.000,00. Como estava com R$7.000,00 de bônus do cartão, teoricamente o carro saiu por R$37.000,00 (não estou considerando a documentação). Apesar da motorização bem datada, o carro melhorou bastante em relação ao Fox 12/13 1.6 que tínhamos em casa. Ter esses cartões vale muito a pena, mesmo te prendendo em determinada marca.

  • mjprio

    Caramba e eu que paguei 57 mil no meu Versa 1.6… 54 Temer numa Unolazinha adventure?

    • rafael y3

      muito caro!

      lembrando que é proposta diferente do seu.

    • Paulo Thesis

      E por que você acha que 57 num March esticado é mais negócio?

      • Ernesto

        Maior espaço, motor com bom desempenho e baixo consumo, porta malas muito maior…por essa diferença eu nunca que pegaria um Uno.

        • Duh

          Só que o uno é mais equipado.

          • Ernesto

            E não deixa de ser um Uno.

          • Paulo Thesis

            E o Versa por ser um Versa não deixa de ser um March piorado (em relação ao modelo lá de fora) e esticado. Outra, “bom desempenho e baixo consumo” ainda faz ele andar menos e beber mais que o Uno. Pelo tamanho, o Uno é mais prático para a cidade.

          • Ernesto

            Com o motor 1.6 nunca que o Uno vai andar mais que o Versa. Tem que ser muito fã de Uno (ou Fiat ) para dizer o que você fala. O uno é mais prático na cidade? Então para que a Fiat lançou o Mobi?

          • marc

            O Uno 1.3 tem 109 CV sendo que os Firefly entrega o torque já em baixa, além de ser + econômico, o Mobi não consigo entender o motivo dele também, a versão mais atraente, a Way só sai com mecânica velha, enfim..

          • Ferrari

            Mais ou menos. Este novo motor não é essa coca cola toda.

          • marc

            Nenhum motor é essa coca cola toda

          • Ferrari

            O 1,0 TSI é.

          • Paulo Thesis

            Não é não.

          • Ferrari

            Então concordamos em discordar.

          • Paulo Thesis

            Simples, o Firefly foi lançado esse ano, o da Nissan creio que tenha mais de 10 anos nas costas.

          • Ernesto

            Muito blá blá blá.
            O Versa é um March piorado…pode até ser, mas não é um projeto datado como é o Uno. E onde mais o Uno é vendido além do Brasil e talvez alguns países vizinhos?
            E convenhamos, não é qualquer um que tem dois carros. Um para andar na cidade (como você diz, o Uno é mais prático na cidade) e outro para viajar. Por isso, minha opção seria o Versa. Não tem como pegar um carro pequeno como o Uno e viajar confortavelmente com ele com mulher, filhos e bagagem.

          • Paulo Thesis

            March e Versa tanto são datados que já estão sendo substituídos lá fora por uma nova geração. E nem todo mundo pega estrada sempre, não adianta comprar um carro grande para passar 97% do tempo em cidade esperando aparecer uma vez na vida a chance de viajar, e ainda sim o Uno rende o suficiente para uma família, barras no teto ajudam a carregar mais bagagem.

      • mjprio

        Se você parar pra pensar que o versa é vendido em países de primeiro mundo como os EUA e, nitidamente tem qualidade construtiva superior ao modelo da FIAT, acho sim. Além disso, o Versa é um sedã. Fui hoje fazer a revisão do meu carro e pelos mesmos 54 mil, dá pra tirar um March 1.6 SL com CVT motor em alumínio CVVT com corrente de comando, bancos de couro , CMM, RLL de 16 pol computador de bordo, etc e um acabamento superior ao do modelo italiano. Ainda cabendo ressaltar que é um carro vendido em mercados onde o Uno nem sonha entrar.

        • Paulo Thesis

          54 paus num March, menos espaço, acabamento, economia, tecnologia e segurança que um Uno, outra excelente compra… Seu Versa é vendido lá fora como carro de mendigo por 12 mil dolares, e você se achando esperto por ter pago 57 mil num carro que ainda por cima é inferior ao modelo norte-americano (como o crash test do March bem mostrou)…
          E seu eu me importasse em pegar um carro que foi vendido em outros mercados, estava de Uno Mille, que foi vendido quase no mundo todo.

          • Ferrari

            Se você chama o Versa de March esticado você já desdenha do carro.
            Dos dois, aliás.
            Convenhamos: os três carros são simples, cada um terá uma preferência.
            Mas por 51.000 compra-se um March SV CVT e por 50.000 um Uno Way com Kit Tech.
            O Uno ganha apenas pelo ESC e ASR.
            Acho que racionalmente fica difícil justificar o preço do Uno

    • marc

      57 mil em um carro feioso como o Versa? Credo, mais gosto é gosto…

      • Fabiano Schimithe

        Ele é muito medeho.

      • Soriani B.

        Entre um Uno e um Versa, qual você escolhe?

        • Duh

          Uno, Versa é muito tiozão e só serve pra quem realmente precisa do espaço a mais, senão o Uno é bem melhor equipado.

        • marc

          O colega Duh respondeu por min, porém não pagaria 57 Mil, esperaria uma promoção boa, por exemplo lançando o modelo 2018 eles começam a desovar os 2017, o pessoal tem um paradigma apenas pelo nome “Uno” e acha que march é melhor, não é um motor 1.6 ou câmbio AT que me impressiona, é um conjunto, incluindo design

      • mjprio

        Mas nem se compara a um Uno né? O Versa por exemplo, e vendido em mercados onde nem se cogita vender o modelo da FIAT, como os EUA

      • Ferrari

        Você compra carro para ser bonito? Prefiro um carro útil e de boa mecânica.

        • marc

          Bom aí é com você, quando sair de linha, o Versa e o tipo do carro que vc vai olhar, colocar a mão no rosto e dizer: puta merda, como eu dei quase 60 K numa joça dessa?

          • Ferrari

            Eu não levo.
            Porque sua forma de pensar é superior à minha?
            Você nunca disse isso, mas escreve dando ao entender que é assim.

          • marc

            Minha forma de pensar não é superior, apenas divergemos nossa forma de pensar, você não leva em conta carro “bonito”, eu já levo, eu jamais daria 57 Mil em um sedan Feio como o Versa, mas se você dá tranquilo, o mercado está aí pra isso

    • Ferrari

      Preço de tabela, cara.
      Na prática o Uno custa menos.

  • HugoCT

    O uno é um bom carro, mas o preço dele e dos outros concorrentes está muito alto. No brasil não compensa mais ter carros 0 km. Compensa pegar um semi novo, com uns 15 / 20 mil rodados, e pagar em média 12% a menos, sem contar documentação e IPVA. Se pegar um carro 1.0 completo por 45.000 mais + 1800 de IPVA + 600 de documentação: 47.400,00 gzuis alto demais.

    • rafael y3

      Isso exato, assino embaixo. Inclusive que a maioria do pessoal esquece que o carro é bom mas com preço superior acaba comentando baixo nível de calão, assim querendo ser melhor do que outro, desmerecendo produto, e ainda por cima quem tem dinheiro que compre carro com preço fora do padrão e sai se achando.

      Até os argentinos estão fazendo é boicotar carros 0 km com preço superior. “Não colou, pode baixar!”

      Esse simples método funciona !!

      • YGF

        Essa questão de sair se achando é de pessoa pra pessoa.
        Tem gente que sai se achando com carro 0km e tem gente que sai se achando com uma bomba velha que não é da sua capacidade financeira e não pode nem arcar com a gasolina, só pra fingir que pode andar de carrão.

    • Paulo Thesis

      Semi-novo já novo um dia, rapaz esperto…

    • YGF

      Discordo.
      Pra mim, seminovo “é mais caro” que novo.
      (quando comparado com preços fora do Brasil — ex. EUA).

      Veja:

      Corolla USA 0km = 21, 22 k (+- 70 mil reais)
      Corolla USA 2012 = 6, 8k (20, 25 mil reais)

      Corolla BR 0km = 90.000 reais
      Corolla BR 2012 = 50, 55 mil reais

      Conclusão: Lá cai pra 1/3 do valor original. Aqui permanece valendo acima de 60%, mesmo um carro aí com 100.000 km ou bem mais. Ou seja, eles só pagam menos da metade por um seminovo; Nós praticamente ressarcimos o primeiro dono. Ele é que sai no lucro, pois usou um bem em garantia, sem manutenção, sem uso, recebendo muito na revenda.

      E em questão de manutenção há uma neutralização: lá uma troca de junta custa 700 dólares de mão de obra, e a junta custa $ 30. Aqui custa 200 reais de mão de obra, e a junta custa 600 reais. A vantagem é que lá o serviço costuma ser um pouco mais sério do que aqui, outra dor de cabeça para quem compra carro usado.

  • marc

    Deveria ter mudado o design dos plásticos, daria uma vida nova ao Uno Way Firefly

  • YGF

    Interessante notar que a diferença de cilindrada para o Fire 1.4 é tão pequena.
    Não tinha me apercebido disso.

    Pelo jeito o motor 1.33 é mesmo muito bom.

    Quanto ao câmbio, o problema já se encontrava no vetusto Fiat 147. Muitos não se importam, mas pra mim broxa a condução.

  • Brasil_MG

    Engraçado…Uno 1.3 custa R$ 50.000 e tem controle de estabilidade. WR-V (Fit Twist) custa R$ 84.000 e não tem!

    Dona Honda é bem malandrinha, cobra muito e entrega muito pouco…

    • NaoFaloComBandeirantes

      Bem lembrado.
      Mas Huezeiro gosta de gastar horrores e não receber o justo em troca.

    • marc

      Gostei do Fit Twist, e é mesmo, será essa a nova tendência agora para os aventureiros?? Querer transmitir que é outro carro para cobrar bem + caro

      • Brasil_MG

        Cara, eu até fiz um comentário falando sobre o WR-V. Por fotos eu havia achado o carro bem estranho, principalmente aquela lanterna traseira, mas ao vivo ele não é feio. Lógico que não vale os R$ 84.000, ainda mais sem controle de estabilidade, mas não é um carro ruim. Todos os vídeos que eu assisti de avaliações dele, a suspensão é sempre elogiada.

        • marc

          Claro, o carro é bom, assim como o próprio Fit, mas você falou a pura verdade, é um Fit Twist crescido querendo ser SUV, não seria problema se não fosse o preço

        • DougSampaNA

          por quase o mesmo preço o Kicks SV manda lembranças …kkkkkk

    • DougSampaNA

      Porisso que não compro mais Honda, nunca mais; certas fabricantes não merecem nem ver nossa cara nas ccs; entre este WR-Fit e o Kicks, vou de braçada de kicks.

    • Ney Lira Lira

      Claro Brasil, o povo Brasileiro compra Toyota e Honda com o supra sumo da indústria automobilística, pode ser caro e inseguro, não importa, vamos na modinha

  • Peter Bishop

    Isso que é SUV (#ironicon)

    • Stig

      Não, SUV é Ecosport, WR-V e Spacefox cross. (#ironicon)

  • Zigfrietz Tazogh
  • marcos

    Motor nota 10 e o carro em si nota 3 , Onix com motor velho vai continuar dando banho nesse carro, depois Hb20 ,Ka ,Sandero…ele é um City car, com preço errado e a Fiat tinha que tirar Mobi de linha (nem ter lançado) deixar Uno de entrada e unificar chassis de Palio e Gran Siena com mesma frente e acabamento condizente. Novo Uno , Palio e Siena, cada um bem definido em tamanho e preço. Colocar Novo Uno pra brigar com Onix e Hb20 é piada sendo que tem o Palio mal aproveitado pra isso e claro com chassi do Gran, 2,50 de entre eixos. Gran Siena se perdeu, pois frente diferente suapensão de Punto uma salada inutil sendo que Prisma e Hb20 S comeram mercado do antigo Siena com a formula que a propria Fiat inventou de colar um porta malas e transformar um hatch num sedã….simples e lucrativo!
    A Fiat ja deu aula de mercado hoje apanha dos alunos…vai entender.
    Eu ja ví ninguem, me contou familia em CSS Fiat o adolescente de uns 18a não caber atras de Uno e Palio e praticamente mandar o pai comprar outro carro. Meu cunhado comprou um Versa, ele tem um Palio, no lugar de um Gran Siena por causa dos filhos e nesses dois casos o Mobi ainda nao existia e não é possivel que as CSS não retornam isso pro fabricante….ESPAÇO INTERNO pois entre o banco traseiro e dianteiro TEM que caber um joelho ali a cabeça no teto vc baixa um pouco senta mais pra frente dá um jeito mas o joelho nao tem como…rss

  • ekler

    R$ 54 e tanto num Uno ?

    • Stig

      Não ! 54 mil com toda a sopa de letrinha em segurança e assistências elétricas. Se quer sem isso tudo, compre a versão mais barata sem nada, fica muito mais barato.

      • ekler

        Não te perguntei nada ! 54 mil é um absurdo……….

        • Stig

          É que você não entende nada de carro e acha que todos os automóveis devem ser do modelo mais completo possível custando um cupom de desconto do supermercado.

          Quer conforto e equipamentos ? Pague por eles !

          • ekler

            O que vc acha não me interessa. conforto e equipamentos num Uno e pague por eles ??? Vc é um débil mental…………

  • Marco Antônio

    Esse monte de plástico não me desce. Que coisa feia.!

  • Marciofilho Santos

    Dirigi um Sporting com esse motor novo, mais nunca que esses carros fazem de 0-100 em menos de 10 sec.