A Fiat começou a atualizar em 2012 o câmbio Dualogic e o rebatizou de Dualogic Plus. A estreia coube ao Bravo, logo depois foi a a vez do Linea e por último o recém-lançado Punto. Existe a possibilidade do 500 também receber o câmbio ainda em 2012 já que sua linha 2013 ainda não foi lançada. A boa notícia é que até o o segundo semestre de 2013 todos os Fiat´s que usam o Dualogic atual também receberão o Plus. A má notícia é que os atuais não podem receber atualizações de softwares.

O equipamento passou por uma série de modificações que além de avanços técnicos, como um aprimoramento nas trocas de marcha, vem com melhorias que proporcionam maior conforto ao condutor. Pode-se destacar o CREEPING e o AUTO-UP SHIFT ABORT.

O CREEPING é quando o motorista solta o pedal de freio com uma marcha engatada, o carro começa a se mover lentamente sem o uso do acelerador, característica muito valorizada dos câmbios automáticos tradicionais que facilita e traz mais comodidade ao condutor em manobras de estacionamento e arrancadas em rampas leves.

AUTO-UP SHIFT ABORT caso o condutor pressione o acelerador para retomada de velocidade (ex: ultrapassagem) no momento em que já houver iniciado a troca para uma marcha superior, a mesma é cancelada e a marcha original será mantida, melhorando o conforto na retomada de aceleração.

Foto | Fiat/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter