fiat_suv_x3u_1Em junho do ano passado, nossa reportagem apontou que a picape Toro da Fiat daria origem a um SUV. Agora, um ano depois, o projeto de desenvolvimento do modelo derivado da picape começa a tomar forma. Apuramos que a marca pediu na semana para que cada área responsável pelo desenvolvimento de novos produtos faça o levantamento de custos e prazos para a chegada do Toro SUV.

O projeto do quarto modelo de Pernambuco era chamado de X3U. Porém, não tivemos confirmação se o modelo mantém esse codinome. Internamente, as áreas responsáveis o chamam somente de Toro SUV. O modelo seguirá as mesmas linhas da picape e terá opções de cinco e sete lugares. A projeção que ilustra essa matéria não está tão atualizada em relação a Toro, afinal ela foi produzida em junho de 2015 pelo João Kleber Amaral, antes mesmo da Toro ser lançada.

fiat_suv_x3uO Toro SUV seguirá a mesma motorização da picape. Os motores são o 1.8 E.torQ Evo flex e o 2.0 JTD Turbodiesel. O propulsor flex rende 135 cv de potência com gasolina a 5.750 rpm e 18,8 kgfm de torque a 3.750rpm. Com etanol, os números sobem para 139 cv a 5.750 rpm e 19,3kgfm a 3.750 rpm. Já o diesel tem potência de 170 cv a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O SUV não contará com opção de câmbio manual e será equipado somente com transmissão automática. A opção Flex será equipada com o câmbio de seis velocidades (Aisin) e a versão diesel usará a transmissão de nove marchas (ZF).

Assim como a picape, a versão Flex manterá o sistema de tração 4×2 e a opção diesel terá opções 4×2 e 4×4.

Projeções | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos