O Urban SUV Concept compartilha a plataforma com o a próxima geração do Fit, que mantém o tanque de combustível em posição central, melhorando a modularidade do interior. Compacto, o modelo tem 4,30 metros de comprimento.
A novidade será produzida em Celaya, no México, a partir de 2014. Porém, nada impede que a Honda decida fabricá-lo por aqui também. Nacional ou importado do país latino, o modelo chegará aqui no máximo até 2015.
O CLA é o sedã mais acessível da marca alemã, mas não deixa de ser sofisticado. O modelo tem ótima aerodinâmica, com cx de apenas 0,23, e oferece versões com suspensão esportiva de altura regulável e tração integral. Os motores, sempre de quatro cilindros e com função start/stop, têm opções a diesel ou a gasolina, sendo que os mais potentes ultrapassam os 200 cv. A transmissão pode ser manual ou automatizada.
Os executivos da marca afirmam que a fabricação do veículo no Brasil ainda está sendo estudada e dependerá do volume de vendas. Porém, as chances de nacionalização do CLS são grandes. A planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG, que atualmente fornece caminhões, mantém a infra-estrutura para a produção de automóveis, conforme o Autos Segredos já havia noticiado. Além do mais, a demanda por modelos premium segue em alta no mercado local. De qualquer modo, o sedã deverá estrear por aqui como importado, no fim de 2013 ou mais tardar no início de 2014.
O Versa Note é construído a partir da plataforma V, a mesma utilizada ppor Versa sedã e March. No meio do caminho entre um hatch mais alto e um monovolume, o modelo segue a mesmíssima receita do Honda Fit, do qual será concorrente direto. O motor é o 1.6 16V que a marca utiliza em outros produtos.
O novo modelo da Nissan será produzido inicialmente no México, mas a partir do primeiro semestre de 2014 deverá sair também da nova fábrica que a Nissan constrói em Resende, no Rio de Janeiro. Além do Versa Note, a unidade industrial fornecerá Versa sedã e March para o mercado interno.
O novo Corolla ganhou linhas bastante arrojadas, com traços simples e musculosos, formando um estilo que a marca chama de Iconic Dynamism. Em relação ao protótipo, o veículo de produção perderá alguns detalhes, como as rodas aro 19” e os apliques em fibra de carbono, mas manterá a maior parte das linhas da carroceria.
Como costuma acontecer nas mudanças de gerações, o Corolla cresceu em relação ao antecessor e agora contabiliza 4,620 metros de comprimento, 1,805 m de largura, 1,425 de altura e 2,700 de distância entre-eixos.
Fotos | Honda, Mercedes-Benz, Nissan e Toyota/Divulgação