novo_jeep_compassApesar de o Projeto 551 estar congelado pela Grupo FCA no Brasil, a engenharia e a fábrica de Pernambuco seguem dando suporte no desenvolvimento do novo SUV que ficará posicionado entre o Renegade e o Cherokee. Uma unidade do 551 foi fotografada e publicada no Instagram pelo perfil  REC Ao Vivo. O modelo será apresentado oficialmente no Salão de Nova York que acontece em 2016. No Brasil o novo Jeep chegará ao mercado somente em 2017, mas, isso não impedirá sua aparição no Salão do Automóvel de São Paulo.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

De acordo com o perfil foram embarcados 17 protótipos para o Estados Unidos. Global o Projeto 551 será o substituto dos modelos Compass e Patriot. O SUV é construído na mesma plataforma da futura picape Toro da Fiat que chegará ao mercado em janeiro. O SUV é construído na mesma plataforma da futura picape Toro da Fiat que chegará ao mercado em janeiro. Em outubro publicamos nossas projeções do visual do modelo.

Antes mesmo de surgirem os primeiros flagras o Autos Segredos já afirmava que o modelo será um mini Grand Cherokee. Por usar a plataforma da Fiat Toro, o SUV 551 será maior que o Renegade e menor que o Cherokee. No Brasil ele será comercializada exatamente nesta lacuna. O visual final será revelado no Salão de Nova York (EUA) e é esperado que ele também apareça no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2016.

Na dianteira o visual remente ao Grand Cherokee com os faróis mais estreitos que formam conjunto com a grade de sete barras que terá acabamento cromado. Na parte inferior do para-choque o SUV contará com uma grande entrada de ar em formato de colmeia. A peça será emoldurada por um réguas pretas que se estendem por toda a lateral contornando as caixas de rodas. Aliás, esse acabamento já é usado no Renegade e também apareceu nos flagras recentes da Fiat Toro.

Na lateral as portas lembrarão um pouco as da picape e o recorte das janelas da porta traseira é praticamente o mesmo da Toro. Já na traseira as lanternas horizontais invadirão a tampa e serão separadas por um régua cromada. A placa de identificação ficará alojada na tampa.

MOTORES

O Jeep 551 compartilhará boa parte da estrutura mecânica com os irmãos. Os sistemas de tração e suspensão também serão compartilhados com o Renegade e a Toro. Porém, a versão de entrada do SUV 551 será equipada com o motor 2.o 2.0 Tigershark flex. O propulsor renderá 159cv de potência a 6.200rpm com gasolina e 164cv a 6.000rpm. Já o torque fica em 19,8 kgfm a 4.000 rpm com gasolina e 20,4 kgfm a 4.400 rpm com etanol. O motor é construído em alumínio. O câmbio será o automático de nove marcha e a tração 4×2.

Já as versões com motorização diesel usarão o mesmo 2.0 turbo diesel MultiJet II, que rende 170 cv e 35,7 kgfm de torque já usado pelo Renegade e que também estará na picape Toro. Assim como no motor flex o câmbio será o automático de nove velocidades. Já a tração do modelo a diesel será 4×4.

Agradecemos ao leitor Daniel Batista pela dica.