chama_picapesEm 2016 o segmento de picapes médias e “quase” médias contará com a chega das novas gerações da Nissan Frontier e Mitsubishi L200, além da inédita picape Toro da Fiat. O mercado ainda contará com as reestilizações de Ford Ranger e Chevrolet S10. Completando as novidades, a Renault para manter a Oroch em evidência lançará as versões 4×4 e automática e a Toyota que lançará as versões Flex da renovada Hilux.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus amigos e fiéis leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

fiat_toroA Fiat Toro abrirá a temporada de novidades. O inédito modelo italiano chegará ao mercado em fevereiro. Todos os detalhes sobre o modelo foram revelados com exclusividade pela reportagem do Autos Segredos, desde seu visual em projeção publicada em novembro de 2014 ao nome do modelo revelado em junho. A Toro será comercializada com preços que vão de R$ 70 mil a R$ 120 mil. A picape será comercializada nas versões Precision, Freedom e Volcano. O modelo contará opcionalmente com o teto solar Sky Wind.

A versão de entrada da picape será equipado com motor 1.8 E.torQ que equipará a picape terá ganho de potência e torque. A potência atual é de 132cv com etanol e de acordo com nossas apurações o motor terá ganho de cerca de 6cv pulando para 138cv. Já o torque atual que é de 19,1kgfm ficará pouco acima dos 20kgfm. Já as versões diesel serão equipadas com o motor 2.0 16v turbo que rende 170cv de potência máxima a 3.750 rpm, 35,7 kgfm de torque máximo a 1.750 rpm.

fiat_toro_1A Toro destinada ao mercado nacional terá quatro configurações mecânicas. A Toro de entrada será equipada com motor 1.8 E.torQ e contará somente com o câmbio automático de seis velocidades e tração 4×2. Já as opções turbodiesel terão três opções de mecânica. Sendo uma com câmbio manual de seis velocidades e tração 4×2, uma opção manual de seis velocidades e tração 4×4 e a topo de linha com câmbio automático de nove velocidades e tração 4×4.

ford_rangerA Ford Ranger de visual renovado será lançada ainda no primeiro trimestre de 2016. A marca inclusive já divulga o modelo em um hotsite exclusivo. As maiores alterações no visual da picape se concentram na dianteira que ganhou novos faróis, capô e para-choque. Será a primeira mudança visual do modelo que chegou ao mercado em 2012.

Além das mudanças externas a picape ganhou mudanças no interior. A Ranger reestilizada manterá as três opções de motorização e três transmissões: 2.5 Duratec Flex e os Global Puma 2.2 e 3.2 Duratorq turbodiesel, e transmissões manuais de cinco e seis marchas e automática de seis.

ford_ranger_2A Ford deverá comercializar a versão chassi cabine da Ranger reestilizada para brigar no segmento de frotistas com a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux.

mitsubishi_l200_1Apesar de parecer uma reestilização do modelo atual, a marca garante que se trata de  uma nova da Mitsubishi L200. O modelo será comercializado no Brasil via importação. A picape conviverá com a atual geração fabricada no Brasil e será vendida como opção topo de linha ficando posicionada acima da L200 Triton Savana que é comercializada por R$ 131.990. A nova L200 desembarcará no primeiro semestre de 2016.

Uma das mudanças que mais chama a atenção da nova L200 são os enormes faróis que contam com LEDs, além da também enorme grade cromada. Nas laterais a picape segue as linhas gerais da atual L200, porém, o que mudam são as novas estampagens da caçamba, portas e para-lamas com nova estampagem. Na traseira as lanternas passam a invadir as laterais.

mitsubishi_l200_2Internamente, a picape ganhou novos bancos que segundo o fabricante são mais confortáveis, além dos novos quadro de instrumentos, volante, central multimídia com tela de 7”. A alavanca extra para acionamento da tração da geração anterior saiu de cena e o sistema agora é acionado eletronicamente.

Na parte mecânica a novidade fica por conta do novo o motor 2.4 turbo diesel que rende 181cv de potência e 43,8kgfm de torque em substituição ao atual 3.2, de 180cv e 38kgfm. A nova geração da picape ainda conta com duas variações de um 2.5 turbo diesel que geram 128cv e 24,4kgfm e 178cv e 40,7kgfm.  A nova L200 ainda conta com um motor 2.4 a gasolina que rende 128cv de potência e torque de 19,8kgfm. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de cinco ou seis velocidades, ou automático de cinco marchas.

chevrolet_s10_2017A Chevrolet S10, atual líder do segmento, passará por sua primeira mudança visual para tentar manter a ponta. O modelo da marca americana já é seguido de perto pela nova geração da Toyota Hilux. Lançada em 2012 a nova geração da Chevrolet S10 passará por sua primeira mudança visual em 2016. O modelo chegará ao mercado no fim do primeiro semestre do ano que vem como linha 2017.

Na dianteira, pode até parecer que a picape muda pouco. Entretanto, capô, faróis, para-lamas e para-choque são novos. O farol da picape ficará muito parecido com o do Onix. Nas versões topo de linha os faróis terão luz diurna de LED´s. A grade dupla será mantida, porém a parte superior de encontro ao capô ficará menor e contará com um só filete, enquanto a grade inferior será filetada deixando a picape em dia com o novo visual da marca. Os faróis continuam nas extremidades, mas, estão bem maiores que os atuais.

Na traseira a tampa da caçamba ficará mais lisa. Já as lanternas manterão o mesmo formato, porém, terão a lente lisa.

A S10 2017 contará com o sistema multimídia Mylink II mais moderno e funcional, além do sistema OnStar.

nissan_frontierAssim como a Mitsubishi L200, a nova geração da Nissan Frontier chegará importada em versão topo de linha convivendo com a atual geração fabricada no Paraná. A picape chegará ao mercado no segundo semestre e deverá debutar no Salão do Automóvel de São Paulo. A partir de 2017 a picape será produzida na Argentina e matará atual geração fabricada no Paraná.

A versão importada do México chegará como tração 4×4 e será equipada com o motor 2.5 turbodiesel com 190 cavalos de potência e 45,88 kgfm de torque. Já o câmbio será o automático de sete velocidades.

“Com a decisão de produzir a NP300 Frontier aqui na Argentina, colocamos esta picape, um dos veículos mais importantes da Nissan em nível mundial, também em nossa região” ressaltou José Luís Valls, Chairman da Nissan América Latina.

nissan_frontier_1Segundo a Nissan a cabine dupla da Frontier oferece flexibilidade, sendo resistente e confiável para o trabalho, além de espaçosa e confortável para o fim de semana. Cada centímetro foi idealizado para transpor terrenos difíceis, enquanto proporciona uma experiência de grande conforto.

A nova Nissan NP300 foi totalmente repaginada, contando agora com um visual esportivo, sem perder o DNA da robustez que faz a fama das picapes Nissan. “Em primeiro lugar, desafiamos os conceitos básicos do design da Frontier, focando na postura funcional e orientada da roda e em uma frente poderosa. Testamos vários volumes e superfícies, de diferentes formas. Como resultado, a NP300 Frontier tem uma silhueta suave e uma cabine elegante de linhas puras, mantendo uma aparência forte e íntegra”, comentou Taro Ueda, Vice-Presidente do Centro de Design da Nissan Américas.

nova_toyota_hilux_2016_17Recém-lançada no mercado nacional a nova geração da Toyota Hilux foi apresentada somente com a motorização 2.8 Turbodiesel. Para o segundo semestre de 2016 a marca lançará as opções com motor 2.7 flex com melhorias. A marca também estuda lançar versões 4×2 da picape com motorização diesel.

renault_duster_oroch_2A Renault Duster Oroch reinará sozinha em seu nicho de  mercado até fevereiro quando a Fiat Toro começar a ser vendida. Para tentar tirar os holofotes da novidade italiana, a marca francesa lançará as versões 2.0 4×4  2.0 automática para a Oroch. Além disto, a Renault prepara uma versão pé-de-boi da picape que deverá ficar com preço abaixo dos R$ 60 mil. “Basicona”, a versão que será chamada apenas de Duster Oroch não contará com santantônio, alargadores de para-lamas, capota marítima e terá rodas de ferro (veja aqui).

[photomosaic]
Fotos | Renault, Nissan, Toyota, Ford, Mitsubishi e Fiat/Divulgação e Projeção | Dú Oliveira/Especial para o Autos Segredos (Chevrolet S10)