O novo Kia Picanto 2018 já está em testes no Brasil. O leitor Rodrigo Queiroz flagrou dois protótipos em testes no interior de São Paulo. Uma das unidades estava com o capô aberto e é equipada com o atual motor 1.0 de três cilindros com o famigerado tanquinho de partida a frio.

Clima Frio

A região onde estavam os protótipos é conhecida por ser usada pelos fabricantes justamente pelo clima frio propício para testes de sistemas de partida a frio. Um detalhe curioso no flagra são as placas de Piracicaba (SP), cidade onde está instalada a fábrica da Hyundai.

No Brasil, o Grupo Gandini é o representante oficial da Kia, porém, a engenharia da filial brasileira da Hyundai deve ter ficado responsável pela homologação do modelo para o mercado brasileiro.

Motor

Nesta  terceira geração o Picanto 2018 manterá o mesmo motor 1.0 de três cilindros que rende 77cv a 6.200 rpm e torque de 9,6 kgfm a 4.500 rpm com gasolina no tanque e 80 cv a 6.200 rpm e torque de 10 kgfm a 4.500 rpm quando abastecido com etanol. Nem mesmo o tanquinho de partida a frio deverá ser abandonado como mostra o flagra do Rodrigo. Os câmbios serão os mesmos atuais manual e automático. Sendo que a transmissão manual tem cinco velocidades e o automático tem quatro marchas.

Linhas

As linhas do Kia Picanto 2018 tem semelhanças com a atual geração. Porém, os faróis estão mais estreitos e a grade ganhou a identidade visual da marca. A grade inferior está maior e ganhou elementos do tipo colmeia.

Na traseira, as lanternas lembram as da segunda geração, mas, estão maiores. Já o para-choque ganhou novo abrigo mais destacado para a placa de identificação e os refletores estão maiores.

De lado, o Picanto 2018 ganhou mais espaço interno mesmo mantendo o mesmo tamanho de 3.54 metros da geração atual. O que muda é o novo balanço dianteiro que proporcionou um entre-eixos um pouco maior. A linha de cintura também está mais alta ficando perto dos vidros laterais.

Tecnologia

No interior, o hatch ganhou novos equipamentos como o sistema multimídia de 7″ com navegação 3D. O equipamento também será compatível com o CarPlay e Android Auto. Já as saídas de ar passam a ser circulares e uma barra horizontal na cor prata divide o painel.

Fotos | Rodrigo Queiroz (flagra) e Kia/Divulgação

  • Raimundo A.

    Esses veículos são os mesmos que outro site relatou terem sido importados pela Hyundai e não pela Kia que tem outro representante aqui. A matriz, que é dona da Kia, teria usado a Hyundai local para testar o veículo que usa plataforma comum, mas esperaria ser feito pelo importador local da Kia.
    Especulam que o Picanto poderia vir a ser montado aqui com ampliação futura da montadora Hyundai ou seria uma mula para desenvolver um HB10. Independente das especulações, o Picanto novo teria que passar por testes locais continuando ao menos sua importação.

    • Franco da Silva

      Um HB 10 bem “inspirado” nesse novo Picanto seria muito bem vindo… pra mim, né… pq p povo não gosta de carro pequeno. Carro bom tem que ser bem grande, com balanço dianteiro grande, se for SUV, melhor. Fica bom pra esfregar na cara dos vizinhos, da família, fazer de conta que “tá bem na vida”. Ah, o povo…

      • Racer

        Eu tenho um SUV….e quero um destes pequenos. Uma coisa, não tem relação com a outra.

    • Ringow

      Flagram o i10 no Brasil

    • BuffyDawn Summers

      Rezo que nunca seja produzido aqui. Vou no meu segundo picanto (e me animei agora pelo terceiro). Não tenho o que reclamar da Kia (pelo menos a CSS Sergipe), inclusive do atendimento em garantia. Do carrinho, só reclama quem nunca dirigiu um. Bote pneus decentes e você fica com um excelente carro básico para cidade e para estrada (rende um absurdo na estrada). Quanto a construção, o carro é a prova “de mim”, agarantcho! Outro dia bati forte o carro num pilastra ao manobrar de uma vaga difícil e o carro nem sequer descascou a tinta, não amassou porta. É uma havaiana. Um colega dono de nacional que sofreu acidente semelhante ficou impressionado porque com ele teve a caixa de roda amassada e descascada lindamente.

  • Anderson SP®

    Economia porca da Kia/Hyundai em ficar usando esse tanquinho de partida em um carro novo desse, isso é coisa de carros de 4 anos ou mais atrás.

  • Raimundo A.

    Vendo melhor as fotos do novo Picanto, alguns detalhes me lembraram o X6H. Modelo da direção, mostradores principais, CMM e formato da coluna C/corte da porta. Esse último é bem similar a algumas projeções do Fiat.

  • Fanjos

    Motor 1.0 manco….confere
    Cambio AT tosco de 4 marchas…confere
    Acabamento que será capado… confere

    Carregando o Flopão…. [IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII 89% concluido]

    • Hater x Haters

      Estupra o Up e Mobi em design….confere
      Humilha o Up e Mobi com AT4 descente…confere
      Escarra e cospe nas porcarias de acabamento de Up e Mobi…confere

      • Fanjos

        Hater x Haters

      • Roger

        Mesmo com 1.0 manco, câmbio automático de 4 marchas e acabamento capado, o Picanto ainda humilha os rivais Up e Mobi. É porque a coisa tá feia…

    • Racer

      Manco? Para o peso do carro, não. Câmbio AT de somente 4 marchas? Sim, mancada…..Mas longe de ser tosco. Funcionamento perfeito.

      • DougSampaNA

        Tinha que ser cvt e não at4!

        • Racer

          Eu não gosto de CVT… Prefiro o AT, mesmo que 4 marchas.

        • Luciano Lopes

          Acho at4 melhor … não sei como vcs gostam tanto de um câmbio que transforma o carro em scooter .. Mto chato q fica !

          • Artur

            Mas tem CVT que simula marcha. O CVT também é superior ao AT4 pelo funcionamento linear e mais econômico.

    • Rafael Grecco

      Senti um tom de recalque…
      Motor 1.0 Kappa esta longe de ser manco, é bem acima da média casado com o Picanto, o Cambio pode ser só 4 velocidades, mas o funcionamento é perfeito, afinal, é um carro hurbano e não pra trackday.
      O Picanto “básico” faz Mobi e Up parecer lixo se comparado, a qualidade construtiva e dos materiais empregados é de longe superior, ainda que com rodas de ferro, vidros traseiros manuais e retrovisores manuais, o acabamento é o mesmo!
      Fale mau do pós venda da kia e do mercado do carro ruim (injustamente), mas falar mau do produto em sim é hipocrisia ou completa ignorancia a respeito do carro se comparado com seus concorrentes direto!

  • Franco da Silva

    Esse interior pode ser bem “estudado” pela HB para os futuros modelos. Bem mais simples e bonito!!

  • Gustavo73

    É o mesmo motor do Hb20, ele ainda tem tanquinho de gasolina? Lembrando que os motores da Hyundai ainda são importados. Mas antes que alguém imagine ele não vai custar 35 mil principalmente com esse interior das fotos.

    • Gu92
      • Gustavo73

        O Onix usa um motor antigo, apesar de ter sofrido atualização recentemente. Mas o da Renault é novinho, já deveria ter saído sem ele.

        • CorsarioViajante

          Essa foi uma tremenda bola fora mesmo.

          • Gustavo73

            Ter ou não não torna um motor melhor ou pior. Mas torna mais prático. O meu tem e tenho que me policiar pois no Rio só uso gasolina. Agora mesmo vou dar uma olhada no tanquinho pois não lembro a última vez que abasteci ele.

          • Ilbirs

            É justamente esse o problema do tanquinho: é um monte de peças que não serão normalmente usadas se você só abastecer com gasolina, mas que irão dar problema justamente por você não ter abastecido com gasolina o pequeno estorvo montado no cofre. O plástico do reservatório em si não vai rachar, uma vez que a maioria dos reservatórios plásticos de hoje em dia não racham do nada como os do passado, mas você tem uma bomba elétrica que fica parada a maioria do tempo, mangueiras que ressecam e outros tantos detalhes que não existiriam com os sistemas de partida a frio mais modernos, que sempre estão em contato com o combustível justamente por serem aplicados ou à linha de combustível titular ou usando dispositivos que fazem o combustível ser injetado em uma câmara de combustão preaquecida (como aqueles sistemas da BMW e da Ford que fazem o motor propositadamente girar sem combustível por um pequeno tempo).
            A Renault perdeu oportunidade de ouro para tornar seus modelos com motores SCe ainda mais incontestes quando o assunto é custo-benefício. Lançou um tricilíndrico que nada tem a ver com o de mesma cilindrada da Nissan e que veio com o tal estorvo:

            https://i.ytimg.com/vi/oYzDBKid6PA/maxresdefault.jpg

            Pior ainda foi ao fazer o 1.6 de mesmo nome-fantasia em que pegaram o HR16DE da Nissan, que já estava sem tanquinho e puseram o dito cujo:

            http://cdn-motorshow.terra.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2017/01/logan-1-6-sce-8.jpg

            https://salaodocarro-a.akamaihd.net/_upload/galleries/2016/07/21/nissan-kicks-5790ced18b5bc_album.jpg

            Seria tão difícil assim fazer os aperfeiçoamentos que a especificação da Renault tem em relação à da Nissan sem usar o raio do tanquinho? Tudo bem que Logan e Sandero com esses motores tornaram-se praticamente imbatíveis em relação a custo-benefício em seus segmentos, mas aqui novamente o assunto é agregar o máximo possível de argumentos de venda em um mesmo carro, sendo que a Renault não tem produtos redundantes com Logan e Sandero para que se consiga entender o motivo de eventual vagabundagem em um determinado aspecto.

          • Gustavo73

            Pois é, faz pela”metade” algo que poderia ser referência.

          • CorsarioViajante

            Exatamente!

          • CorsarioViajante

            Com certeza muito mais prático, uma encheção a menos.

  • Luciano Lopes

    Vcs problematizam tudo … O carro é ruim pq tem o tanquinho d partida a frio … O meu tem , 1x por ano gasolina podium… Sério , qual o problema nisso ?? Aff…

    • Gustavo73

      O problema é justamente esquecer de colocar a gasolina se você só roda com esse combustível no tanque.

      • Luciano Lopes

        Tem luz no painel pra isso .Pra mim , não tem problema. Pros leitores-nutella do AS ” Nossa, carro porco , tem tanquinho…” Façam me o favor …

        • Gustavo73

          Pra quem só usa gasolina como eu o luz não faz diferença. A gasolina passa da validade antes de acabar. Tenho que esvaziar o tanquinho e encher novamente.

    • Renato Texeira

      Também acho. Para mim é indiferente, já que aqui no Rio Grande do Sul eu nem lembro qual a última vez que foi vantagem (em termos de consumo) abastecer álcool no lugar de gasolina. Acredito que na maioria dos estados se aplica a mesma lógica.

    • Kadu_CE

      Eu reclamaria da falta de um motor turbo pra ele… mas n disso.
      Acho o picanto um carrinho BOM e injustiçado (tbm por méritos da kia).

  • Império Babaca

    CADÊ A P***A DO RIO KIA?

    • Gustavo73

      Kkkkkkkk espera sentado.

      • Império Babaca

        Esse já virou lenda! kkkk

        • Gustavo73

          Cabeça de bacalhau.

        • Paulo Motta

          Mito? SQN!!!!! rsss

  • Victor

    Em breve, por 60.000 na Kia mais próxima

  • Brasil_MG

    Eu gostei do carro, ficou bonitinho. Dependendo do preço é uma boa opção no segmento.

  • Filipe Braga

    Tinha tudo para ser sucesso, se custasse o valor certo. Subiram demais o preço do veículo, deixando-o nada atrativo

  • Racer

    Protótipo? Vamos se situar…..Os protótipos do Picanto rodaram na Coréia do Sul.

  • Ringow

    E o rio?

  • Fernando Toledo

    Belíssimo carro, pena que será muito mais caro que Up e Mobi, seus concorrentes!

    • Portuga Goleta

      Hoje um Up ou Mobi equipados ao nível do Picanto ficam com preços parelhos.

  • Paulo Motta

    Não utilizo etanol, só abasteço com gasolina, portanto este dispositivo no meu carro (HB 20) não faz diferença, quanto estar com placas de Piracicaba, será que existe a possibilidade de ser produzido na planta da Hyundai, compartilhando assim a linha de montagem com HB 20 e Creta?

  • Kadu_CE

    Carro injustiçado. Nem pra ganhar o 1.0 turbo do hb20?