16_svw-08

Enquanto todos aguardam ansiosamente pelo lançamento da sétima geração do Golf no Brasil, a Volkswagen aproveita os testes de tropicalização do modelo no Brasil para testar também outro carro que também contará com a plataforma modular MQB, o novo Volkswagen Passat, como revelam as fotos feitas em Maceió pelo  Acelerando por aí. A Amarok é mero carro de apoio.

16_svw-01

Sim, tem um Golf duas portas em baixo daquela capa e isto é uma novidade, afinal, o Golf ainda não havia sido flagrado por aqui nesta opção de carroceria. Mas quem está muito estranho nesta foto é o Passat Variant. Enormes rodas calçadas com grandes pneus, placas verdes e caixas de roda alargadas entregam que por baixo deste corpinho de 2010 está o Passat 2015.

Com lançamento previsto para meados de 2014, a oitava geração do Passat vem sendo alvo de especulações desde o final do ano passado. O que é certo é que ele passa a usar a plataforma modular MQB, já presente no Golf e que nos próximos anos será disseminada por todo o Grupo Volkswagen. Isso significa que será um carro inteiramente novo, mais leve e adaptado às mais diversas opções de motorização, inclusive híbrida e elétrica. Tudo isso com a vantagem de ter produção facilitada por compartilhar componentes de plataforma com outros carros.

16_svw-02

E o que ele faz sendo testado no Brasil? Ele certamente continuará sendo fabricado na Alemanha, mas por ser um dos carros de maior importância para a Volkswagen a nível global, é necessário que ele seja testado nas mais diversas condições, sejam climáticas ou de rodagem.

Ah sim, o Golf…

Como já dissemos, segundo nossos informantes o novo Golf começará a ser importado para o Brasil a partir do segundo semestre, primeiramente na versão Highline equipada com o motor 1.4 TSI de 140 cavalos câmbio manual de seis marchas ou DSG de 7 marchas. A versão GTI vem posteriormente com seu motor 2.0 TSI de 220 cavalos.

16_svw-05

Só que ele não virá do México pelo simples fato de Fusca e Jetta já comprometerem as cotas de importação que cabe à Volkswagen. Ele virá da Alemanha, junto com a nova geração do A3, que já será lançada no mês que vem. Os dois ainda podem voltar a serem produzidos juntos em São José dos Pinhais, como era até 2006. Para isso a produção do Fox será transferida para a Argentina entre os meses de agosto e setembro.

Fotos | Fábio Amorim/Acelerando por aí

Via Novidades Automotivas