novofiatfiorinoLançado em 1980, o Fiat Fiorino 2014, chega a sua terceira geração. O modelo agora é derivado do novo Uno e herdou o conceito Round Square (ou Quadrado Redondo). O lançamento oficial  acontecerá somente amanhã, em São Paulo. Mais uma vez, não fomos convidados para participar do evento. Porém, antecipamos todas as informações sobre o modelo. A principal é preço que subiu apenas R$ 500 em relação a geração anterior e o Fiorino 2014 terá preço sugerido de R$ 38.540.

novofiatfiorino5Por enquanto o Fiorino 2014 terá o mesmo visual do Uno, mas, isso ira durar pouco já que hatch será reestilizado em 2014. O conceito quadrado redondo foi mantido no modelo comercial e é estampado na lateral do compartimento de carga e nos vidros traseiros assimétricos.

A Fiat afirma que o Fiorino ganhou uma nova plataforma que é exclusiva do modelo, que resultou no aumento de suas dimensões. O comercial leve em tamanho, ficando 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre eixos 140 mm maior.

novofiatfiorino7O interior do Fiorino 2014 também é derivado do Novo Uno e conta quadro de instrumentos que traz velocímetro, indicadores de combustível e temperatura (digitais), hodômetro total e parcial, conta-giros e trip computer, sendo que este último é vinculado aos kits Celebration. A cabine ainda conta com 10 porta objetos distribuídos pelo interior do veículo. O console central foi projetado de forma a incorporar um porta-copos duplo. No novo teto da cabine está localizado um console porta-objetos, de série, que também abriga a luz de iluminação do interior. Os painéis das portas agora foram equipados com bolsa porta-objetos/garrafas.

Segundo o fabricante o para-choque traseiro agora é funcional, mais resistente, incorporado às laterais do veículo e pode ser equipado com o sensor de estacionamento, item que facilita as manobras. Na parte traseira destaque para as portas assimétricas de série que contam com uma nova maçaneta de abertura posicionada verticalmente e novo sistema que permite abertura das portas em até 180º com dois estágios.

novofiatfiorino4Nas laterais o Fioriono tem frisos com os do Uno Way com nome do modelo estampado. Os espelhos retrovisores externos são os mesmo do Uno. As lanternas traseiras ficaram maiores e também são inspiradas nas do irmão Doblò.

novofiatfiorino3Na motorização o modelo conta com o motor 1.4 EVO Flex que rende 85cv de potência a 5.750rpm quando abastecido com gasolina e 88cv a 5.750rpm com etanol no tanque. O torque é de 12,4kgfm a 3.500 rpm com gasolina e 12,5kgfm a 3.500rpm com etanol. O novo Fiorino chega com a nota A no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do INMETRO.

A capacidade de carga do modelo 2014 foi aumentada para 650 kg. Este ganho foi alcançado pela adoção de uma nova suspensão com concepção e arquitetura derivadas da picape Strada.. O compartimento de carga conta com revestimentos laterais parciais em plástico, além da proteção do assoalho. No compartimento de carga o modelo ainda pode acomodar pequenos itens em um espaço localizado no teto da cabine.
novofiatfiorino2

DE SÉRIE O novo Fiorino 2014 vem de série com alça de segurança dianteira lado passageiro, alerta de manutenção programada (luz espia), apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas, console central parcial com porta-copos, console porta-objetos no teto, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Fiat Code 2ª geração, frisos de proteção laterais com inscrição Fiorino, ganchos para amarração de carga, hodômetro digital (total e parcial), HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo e freios ABS com EBD, iluminação no compartimento de carga, indicador digital de temperatura da água, indicador digital do nível de combustível, luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, novo motor Fire 1.4 EVO 8V Flex, parede divisória em chapa, portas traseiras assimétricas sem vidro, recobrimento do assoalho do vão de carga (inclui proteção parcial das laterais internas), relógio digital, rodas de aço 5.5 x 14″ + Pneus 175/70 R14 (Baixa resistência a rolagem), tomada 12V, válvula antirrefluxo de combustível.

Confira na imagen abaixo todos os itens opcionais do modelo:

novofiatfiorino11Além dos itens acima, ainda temos os Kits Celebration 1 e 2 e o Kit Comfort. Estas opções fazem parte dos opcionais . Confira abaixo:

novofiatfiorino12

novofiatfiorino13O Fiorino 2014 conta com quatro opções de cores e além do branco (sólida)  e  do prata bari (metálica) o novo Fiorino as cores vermelho alpine e preto vulcano (sólidas).


Fotos | Fiat/Reprodução