flagra-a

As duas últimas gerações do Mercedes Classe A não tiveram qualquer versão esportiva. Mas, coitado, era um pequeno carro familiar. Agora ele encara Audi A3 e BMW Série 1, hatches que já por tradição possuem versões esportivas. Por isso a Mercedes não tardou para criar equivalentes para o novo Classe A. O A250 Sport foi lançado junto com as demais versões, e já se prepara para ser vendida no Brasil, como comprova o flagra do Murruga Aspromonte Design, do amigo Renato Aspromonte.

flagra-a-2

A versão A200, lançada no Brasil na última semana, é a intermediária do hatch. Na Europa há ainda o A180 com motor 1.6 de 122 cv como opção de entrada e o A250 Sport, com visual diferenciado (repare na grade com “pinos” prateados), motor 2.0 turbo de 211 cv e 35 kgfm de torque, tração integral e para completar o mesmo câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem do A200. Apesar de o A250 já rodar em testes no Brasil, seu lançamento por aqui será mais tarde, entre o final deste ano é o início de 2014.

Sim, há o A45 AMG, apresentado em janeiro como a versão mais potente do Classe A, mas esta é um caso a parte. O conjunto mecânico fala por si só: 2.0 turbo com 365 cv (182,5 cv/litro!!!), 45,89 kgfm de torque, tração integral 4Matic e transmissão automática Speedshift de dupla embreagem e sete velocidades. Somando estes elementos em uma equação e depois multiplicando pela distribuição de peso 50:50 o resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Animal!

Mercedes-a-klasse-a250-2012-Photo-05

Mas, enfim. O lançamento do A250 é uma questão de tempo, e certamente chegará antes do sedã derivado do Classe A, o CLA, previsto para chegar dentro de um ano.

Mercedes-a-klasse-a250-2012-Photo-10

Fotos | Thiago Holanda/Murruga – Aspromonte Design