volkswagen_gol_track_8Já é tradição: abril marca o lançamento da linha 2016 dos principais modelos da Volkswagen. Ainda que mudem apenas detalhes, as mudanças se concentram em Gol e Up!. Mas a linha do ano que vem também marca a chegada do novo SpaceFox ao mercado.

Para o Gol, as versões City (frotista), Special, Trendline e Comfortline ganham refletores no para-choque traseiro – algo herdado do Gol Highline. Voyage Trend ganha opção de pneus 185/65 R14. Mas Gol e Voyage Comfortline ainda ganham pneus 195/55 R15 e novas calotas para a roda de aço aro 15”, além de detalhes internos cromados, faróis e lanternas de neblina e grade dianteira em preto brilhante com filete cromado.

Gol Highline repete a grade dianteira em preto brilhante com filete cromado e os detalhes internos cromados como novidade, enquanto Gol Track e Rallye, e Voyage Evidence não têm novidades. Em resumo, não há nada capaz de devolver ao Gol sua liderança no mercado.

volkswagen_up_br-spec_3Para o Up!, que completou um ano de mercado no mês passado, a linha 2016 servirá para corrigir faltas um tanto curiosas. As versões Take e Move ganham chave canivete sem controle remoto e, como opcional, tapetes de carpete. O Move ainda ganha porta-objetos removível. Além deste porta-objeto, as versões High, Red, Black, White e Cross terão de série os benditos tapetes de carpete. Ar-condicionado e direção elétrica de série em todas as versões? Não desta vez…

SpaceFox

Você certamente sabe que o SpaceFox é fabricado em São José dos Pinhais (PR) junto com o Fox e também em General Pacheco, na Argentina, junto com a Amarok. Na linha 2016, que ganha a mesma dianteira reestilizada do Fox, há como identificar facilmente a origem: apenas o SpaceFox Comfortline é montado no Brasil, e apenas nas cores prata, preto, branco e vermelho. A produção argentina complementa a oferta de cores da versão e ainda é responsável pela versão Highline – esta com o motor 1.6 16v de 120cv.

volkswagen_spacefox_comfortlineDepois das informações que vão mudar a sua vida, uma relevante: a perua de teto alto já está sendo distribuída, mesmo sem ter sido lançada e ainda com o modelo antigo em estoque – as últimas unidades da versão Trend são vendidas por caros R$ 55 mil (sugeridos, mas vale o choro).

O SpaceFox Trend morre. A versão de entrada é a Comfortline com motor 1.6 8v de 106cv. Tem equipamentos equivalentes ao Fox homônimo, com ar-condicionado, direção elétrica, rádio com MP3 e Bluetooth, vidros, travas e retrovisores elétricos, e rodas de aço aro 15”. O câmbio é manual de cinco marchas com o automatizado I-Motion como opção.

volkswagen_spacefox_highline_1A versão Highline tem o novo motor 1.6 16v de 120cv, com câmbio manual de seis marchas ou o I-Motion de 2° geração com cinco. Além de adereços cromados por dentro e por forra, tem rodas de liga leve aro 15”, controle de tração, repetidores de seta nos retrovisores, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e volante multifunção. São praticamente os mesmos equipamentos da versão Cross que, curiosamente, também tem controle de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial e auxílio de partidas em rampa como opcional. No CrossFox são de série.

Agradecemos ao leitor Flavinho pelas informações.

Fotos | Volkswagen/Divulgação