flagra_fiat_x6h_2018No dia 26 de setembro nossa reportagem flagrou com exclusividade o Fiat X6H com sua carroceria definitiva. Agora, o leitor Gustavo Tavares, surpreendeu um protótipo do Projeto X6H também com carroceria final e com algumas peças definitivas, rodando no interior de São Paulo. A ele nosso agradecimento. O novo hatch será lançado ainda no primeiro semestre de 2017 e terá nome novo, nada de Tipo, Palio ou Punto.

O Projeto X6H fará sua estreia em 2017 e deverá matar de uma só vez o Palio e o Punto. Como o Autos Segredos antecipou com exclusividade, no dia 4 de agosto, o novo hatch da marca italiana será uma versão abrasileirada do Tipo europeu. As mudanças já começam a partir da plataforma dos modelos, enquanto que na Europa eles são construídos sobre a base Small US Wide, usadas no Brasil pelo Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass. No Brasil ambos os modelos serão fabricados a partir de uma nova plataforma chamada de Latam.

Porém, mesmo não usando a plataforma Small US Wide, os projetos X6H e X6S serão construídos com os mesmos aços do Jeep Renegade e Fiat Toro como antecipamos em junho.

flagra_fiat_x6h_2018_1Nossa reportagem apurou, que dependendo das versões do X6H, o espaço interno será melhor que o do finado Bravo. Isso se explica por conta do posicionamento dos bancos. As versões de entrada terão menos espaço e as topo de linha terão melhor aproveitamento interno.

Outras alterações para o modelo se referem ao visual. Nossa reportagem apurou que o X6H terá traseira e dianteira com desenhos “abrasileirados”. Nem mesmo o interior será igual. Com tantas mudanças, não há confirmação se o nome Tipo será mantido.

O hatch X6H será fabricado no Brasil e o sedã X6S na Argentina e chegará ao mercado no fim de 2017. Além deles, uma picape chamada de X6P também faz parte do projeto.

As versões de entrada do X6H serão equipadas com novo motor 1.3 FireFly que tem potência de 109 cv e torque por volta dos 14,2 kgfm. A opção de menor cilindrada contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado também de cinco marchas.

Já as opções topo de linha do hatch usarão o novo 1.8 E.torQ EVO usado pela picape Toro. O propulsor 1.8 que estreará no Jeep Renegade terá diversas mudanças, como fim do tanquinho de partida a frio, contará com sistema Start&Stop, o conjunto ainda receberá uma série de componentes mais modernos que ajudam a diminuir o consumo. Todas essas alterações fazem parte do pacote de eficiência energética.

Para o motor 1.8 E.torQ, os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades usado pelo Jeep Renegade.

Futuramente, o hatch contará ainda com uma versão esportiva que será equipada com o motor GSE Turbo 1.3 16v que deverá ter potência acima dos 150cv.

Tanto o hatch quanto o sedã contarão com a tecnologia Start&Stop, direção elétrica, além dos controles de tração e estabilidade que estarão disponíveis para as duas motorizações.

Fotos |Gustavo Tavares

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail contato@autossegredos.com.br. Ou ainda pelo nosso WhatsApp (31) 99547-480