O novo EcoSport já chegou às lojas, mas continua sendo alvo das lentes dos leitores. O flagra acima, que mostra uma unidade equipada com motor 1.5 diesel turbo, foi feito por Leonardo Benjamin Lago, a quem agradecemos efusivamente pela colaboração. O veículo não vestia camuflagem e até deixava à mostra a inscrição TDCI na traseira. Se você ficou interessado, é melhor procurar uma alternativa na concorrência, pois a Ford destinará os jipinhos com propulsor a diesel exclusivamente para exportação e por enquanto não tem previsão para comercializá-los por aqui.

Embora as versões a diesel estejam indisponíveis, a Ford prepara duas boas novidades para o mercado brasileiro, previstas para dezembro de 2012. A primeira é a adoção de um câmbio automatizado powershift se seis velocidades e dupla embreagem, com função sport e opção de trocas manuais na alavanca. A nova transmissão será associada apenas ao motor 2.0 Duratec, nas configurações Freestyle e Titanium.

A segunda novidade é a incorporação da tração integral, também acoplada ao propulsor 2.0 e disponibilizada apenas no acabamento Freestyle.  O sistema tem funcionamento automático sob demanda, mas o motorista poderá distribuir torque em 50% para cada eixo, por meio do acionamento de um botão no painel, para transpor trechos de menor aderência. O EcoSport com as quatro rodas motrizes será equipado unicamente com uma inédita caixa manual de seis marchas, com a primeira bem curta para ajudar nos percursos off-road.

Tanto o câmbio powershift quanto a tração integral já foram confirmadas e a Ford inclusive expõe unidades equipadas com os novos sistemas de transmissão em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo. Contudo, a marca não divulgou informações adicionais. Preços e dados técnicos mais detalhados só serão revelados futuramente.

Fotos: Leonardo Benjamin Lago/Especial para o Autos Segredos e Henrique Rodriguez/Autos Segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter