O Fiesta não será fabricado em Camaçari (BA). A Ford está destinando R$ 800 milhões para a fábrica São Bernardo do Campo (SP) de onde sai hoje o Ka, a Courier (que morre em 2013) e seus caminhões, para a produção do modelo por lá. A Ford não está preocupada com a redução de preço do Fiesta nem com o aumento do volume de vendas, e por isso deixará Camaçari reservado a modelos de maior volume (leia-se: novo compacto e EcoSport). A fábrica mexicana de Cuauatitlán ficará encarregada apenas da América do Norte.
O Ka, reestilizado em meados deste ano, e o Fiesta Rocam, que ficou a cara da Elza Soares no ano passado, permanecerão como estão até serem substituídos por um novo compacto. Global sim, mas não será um novo Ka como é esperado para o mercado europeu. Este projeto é destinado a mercados emergentes. Sua plataforma será derivada da usada pelo New Fiesta, mas terá como principal foco um amplo espaço interno. Essa receita nem sempre resulta e algo bonito, vide Sandero e Agile.
A apresentação da nova geração do EcoSport no Salão de Nova Déli, na Índia e simultaneamente para a imprensa brasileira, agendado para o próximo dia 4, será o primeiro evento automotivo de 2012, mas o SUV Compacto ainda não aparecerá de forma definitiva. O modelo será apresentado em versão conceitual, apenas com a carroceria definitiva – que, aliás, não será muito maior que o modelo atual. Faróis, lanternas e para-choques, por exemplo, ainda não serão os definitivos. Vale ressaltar que no Brasil o EcoSport não terá nenhuma opção de motor EcoBoost disponível.
Com informações de Novidades Automotivas