Categorias CapaHondaSegredos
| em 10 anos ago

Honda inaugura centro de pesquisa e desenvolvimento e confirma o Vezel

Compartilhar

Após quase 17 anos produzindo automóveis no Brasil, a Honda inaugurou hoje seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento  dentro da fábrica de Sumaré (SP). Ao custo de  cerca de R$100 milhões, a unidade tem como objetivo adequar seus modelos às demandas específicas do mercado brasileiro, além de aumentar o índice de nacionalização de componentes e tecnologias. De quebra, a Honda oficializou a chegada de seu SUV compacto, o Vezel, e também os novos Fit e City.

Desde que passou a fabricar motores no Brasil, em 2008, a Honda já possuía por aqui um laboratórios para testes de motor. Na ampliação, um novo laboratório foi construído e equipado com dois dinamômetros de chassis e sistema de emissões de poluentes. Os equipamentos contribuirão para o desenvolvimento de componentes e sistemas de motor e transmissão, além da realização de testes de durabilidade, medição de emissões e consumo. Há ainda sistema de medição tridimensional – para o desenvolvimento de componentes do exterior e interior do veículo – e o laboratório de materiais – para validação de matérias-primas e componentes locais.

O espaço inicia suas operações com aproximadamente 300 colaboradores que atuarão nas áreas de Engenharia, Compras Pesquisa & Desenvolvimento, fazendo deste novo P&D um dos principais centros de desenvolvimento de produtos Honda fora do eixo Japão/Estados Unidos.

O objetivo da Honda é poder oferecer produtos globais com diferenciais locais. A empresa usa como exemplo o Civic 2.0 FlexOne, o Fit Twist e o City Sport e confirma modelos que estrearão no mercado brasileiro em breve, como os novos Fit e City, além do Vezel, seu SUV compacto. O centro de desenvolvimento definirá detalhes de motorização, suspensão e novas tecnologias para estes modelos.

O novo Honda Fit deve ser lançado até maio, com o novo City ficando para o segundo semestre. O Vezel será lançado apenas no início de 2015, com o início das operações de uma nova fábrica de automóveis na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo, com capacidade para produção de 120 mil carros por ano.

Fotos | Honda/Divulgação

 

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.