chama_compactosMesmo com as baixas nas vendas no segmento de entrada, os fabricantes ainda apostam suas fichas na categoria. A Fiat lançará o hatch Mobi e a Renault terá o Kwid. Completando as novidades, teremos as reestilizações do Volkswagen Gol, Chevrolet Onix e Toyota Etios. A chinesa Chery espera melhorar sua situação com a nacionalização do New QQ. Já a coreana Hyundai prepara a chegada do HB20 c0m motorização 1.0 turbo.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus amigos e fiéis leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

projecao_fiat_x1h_2017_1Sem grandes novidades desde a chegada do Grand Siena em 2012 a Fiat passou três anos lançando versões e reestilzações de modelos já existentes. A exceção foi o lançamento da nova geração do Fiat Fiorino apresentada em 2013. Agora, em 2016 a marca prepara grandes novidades, a picape Toro fará sua estreia em fevereiro, já em abril será a vez da chegada do hatch Mobi. O modelo revelado em projeções exclusivas do Autos Segredos matará o Uno Vivace e será comercializado com preços entre o Palio Fire e Novo Uno.

O Mobi terá medidas próximas as do finado Mille, tirando o comprimento, as outras medidas serão bem próximas às do antigo compacto como nossa reportagem antecipou em outubro.  O entre-eixos curto deixa pouco espaço para as pernas, por isso o modelo será mais altinho para tentar dar mais conforto aos ocupantes.

projecao_fiat_x1h_2017Em um primeiro momento, o Mobi chegará somente nas versões “civis”, e para manter a novidade em evidência ao longo de 2016, a marca prepara para o Salão do Automóvel de São Paulo a versão aventureira Way.

No visual, o parentesco com o Uno fica restrito ao teto, para-brisa e formato da porta dianteira, que contará somente com nova estampagem. De resto, a Fiat conseguiu dar outra cara ao compacto. A frente é alta e o capô conta com dois vincos que fazem jogo com a grade superior, que retorna em um projeto Fiat.  A grade pintada em black piano conta com duas barras e lembra a do SUV Freemont. O hatch terá a frente alta como a do Uno, mas os faróis serão estreitos e invadirão as laterais. O capô, com vincos, morrerá na grade, que definirá o novo estilo visual da marca.

projecao_painel_fiat_x1h1Na traseira, o Mobi terá lanterna em formato redondo e acima dela uma peça plástica em black piano fará conjunto com a tampa traseira, que será toda de vidro. A tampa do porta-malas será bem curta. O para-choque traseiro abrigará a placa de identificação e será bem alto. Aliás, o aproveitamento do porta-malas será verticalizado, como no Idea.

Nas laterais, os para-lamas são abaulados e contam com dois vincos que se estendem da traseira até a dianteira. O superior está na altura das maçanetas e o inferior começa mais alto na porta traseira e fica mais fino até morrer na caixa de ar da porta dianteira.

MOTOR

A ideia inicial da Fiat era lançar o Mobi com o novo motor 1.0 GSE, porém, o 1.0 de três cilindros e seis válvulas chegará somente em 2017. O compacto será equipado com um motor 1.0 Fire EVO renovado, com melhorias para ficar um pouco mais potente e mais econômico. O câmbio será o manual de cinco velocidades.

 renault_kwid_1A grande aposta da Renault para 2016 é o hatch compacto Kwid que matará o veterano Clio. O Kwid começará a ser produzido em setembro como antecipamos no dia 27/12. O Kwid deverá fazer sua primeira aparição oficial no Salão do Automóvel de São Paulo. A meta da Renault é tentar comercializar o compacto com preço abaixo dos R$ 30 mil.

renault_kwidO modelo que será o substituto do Clio terá poucas alterações em relação ao modelo indiano. O compacto será equipado com o motor 0.8 de três cilindros como nossa reportagem antecipou em setembro. A única mudança em relação ao propulsor indiano será a adoção da tecnologia flex e a potência que ficará acima dos 60cv. A ideia da marca é lançar o Kwid no fim de 2016 em substituição ao veterano Clio.

Com o motor 0.8 o Kwid nacional deverá ser um dos modelos mais econômicos do Brasil e com certeza isso será um bom chamariz para as vendas. Além do motor 0.8, o hatch, chamado por enquanto de Projeto XBB, será equipado também com motor 1.0 16v Hi-power de 80cv. O câmbio será o manual de cinco velocidades para os dois propulsores. Desde o começo do Projeto XBB o Autos Segredos já afirmava que o hatch teria motor de três cilindros exclusivo.

renault_kwid_3Externamente, o Kwid praticamente será igual ao indiano. O que mudam são os retrovisores que serão iguais aos dos irmãos Logan e Sandero. No interior o Kwid fabricado no Paraná terá novo painel. Basicamente, o que muda em relação ao modelo indiano são os plásticos dos acabamentos que serão trocados por materiais de melhor qualidade.

chery_new_qqÚnica chinesa com fábrica no Brasil a Chery aposta no New QQ nacional para aumentar seu volume de vendas. O compacto nacionalizado fará sua estreia em março. A estimativa dos executivos chineses é fechar 2016 com a marca de oito mil unidades vendidas no Brasil.

O New QQ foi redesenhado por fora e por dentro. A marca ainda diz que fez muitas melhorias em seu acabamento. Na dianteira a grade de entrada de ar acompanha o desenho do carro e prolonga seu efeito visual. O farol combinado, com regulagem de altura, conta com design inovador e proporciona iluminação mais eficiente.

Já a traseira terá a tampa do porta-malas de vidro. As lanternas foram redesenhadas e estão localizadas na parte superior.

O interior tem novo painel e quadro de instrumentos digital. Segundo o fabricante ele será comercializado completo com rodas de liga leve, airbag, ar-condicionado, trio elétrico e ABS com EBD.

O compacto usará o motor Acteco 1.0 de três cilindros que rende 69 cv de potência.

REESTILIZAÇÕES

GOL A atual geração do Volkswagen Gol, ex-líder em vendas, passará por sua segunda atualização visual para tentar se manter atrativo diante das novidades bem mais modernas. De acordo com o apurado por nossa reportagem o Gol terá mudanças na traseira, dianteira e interior. A previsão é que o modelo chegue ao mercado no começo de 2016.

Na dianteira o ex-líder de mercado ganhará novo para-choque e faróis com novos arranjos das luzes. Já na traseira mudam para-choque e lanterna traseira que terá formato e disposição de luzes muito parecidas com as do Polo europeu.

Já no interior o hatch contará com um novo quadro de instrumento que está muito elegante segundo nossas apurações.

Os motores não mudam e o Gol contará com os velhos 1.0 8v e 1.6 8v, além do 1.6 16v MSi.

ONIX Além do Gol, a Chevrolet aposta na reestilização do Onix para manter seu hatch na ponta. O modelo deverá fechar 2015 na liderança do mercado nacional com o modelo mais vendido. As mudanças se concentram na dianteira que terá novos para-choques, capô, para-lamas e faróis. Na traseira o hatch contará apenas com novo para-choque e lanternas com novo desenho interno.

No interior nada de grandes mudanças e as novidades ficaram por conta do MyLink II e o sistema OnStar. Na motorização nenhuma mudança, os atuais 1.0 e 1.4 SPE/4 serão mantidos.

ETIOS A japonesa Toyota aposta na reestilização do Etios e na evolução dos atuais motores do compacto. A mudança visual se concentrará na dianteira, interior não contará com mudanças e o painel continuará com os marcadores na posição central.

HB20 Já a coreana Hyundai joga suas fichas na versão esportiva do HB20 que contará com motor 1.0 de três cilindros turbo.

Projeções | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos (Fiat X1H) e Dú Oliveira/Especial para o Autos Segredos (painel do Fiat X1H)
Fotos | Renault/Divulgação e Marlos Ney Vidal/Autos Segredos (Chery New QQ)