No Brasil o grupo não fará mais reuniões nem trabalhará no projeto. A paralisação do Projeto 551 é válida somente para o Brasil e o desenvolvimento do modelo continuará já que o SUV é um projeto global da FCA. É possível, que a engenharia brasileira continue a contribuir com os trabalhos envolvendo o modelo. Por aqui, especula-se que os trabalhos para a nacionalização do 551 sejam retomados somente em 2017.
O Autos Segredos publicou em 8 de agosto o primeiro flagra do modelo com sua roupagem definitiva. O Jeep 551 compartilhará a plataforma com o SUV Renegade e com a picape Toro. A previsão é que o SUV que substituirá o Compass e Liberty faça sua estreia no mercado nacional no fim de 2016. Quem já o viu, afirma que seu visual será como do Grand Cherokee em tamanho reduzido.
O Jeep 551 compartilhará boa parte da estrutura mecânica com os irmãos. Os sistemas de tração e suspensão também serão compartilhados com o Renegade e a Toro. Porém, a versão de entrada do SUV 551 será equipada com o motor 2.o 2.0 Tigershark flex como revelado pela revista Auto Esporte. O propulsor renderá 159cv de potência a 6.200rpm com gasolina e 164cv a 6.000rpm. Já o torque fica em 19,8 kgfm a 4.000 rpm com gasolina e 20,4 kgfm a 4.400 rpm com etanol. O motor é construído em alumínio. O câmbio será o automático de nove marcha e a tração 4×2.
Já as versões com motorização diesel usarão o mesmo 2.0 turbo diesel MultiJet II, que rende 170 cv e 35,7 kgfm de torque já usado pelo Renegade e que também estará na picape Toro. Assim como no motor flex o câmbio será o automático de nove velocidades. Já a tração do modelo a diesel será 4×4.
Foto | Autos Segredos