autowp.ru_volkswagen_fox_bluemotion_1[3]

Não será o subcompacto Up! o responsável por estrear o novo motor 1.0 de três cilindros da Volkswagen no Brasil, como se imaginava. O escolhido para este feito foi o Fox, em sua inédita versão Bluemotion 1.0.  Segundo a edição deste domingo (2) do Jornal do Carro, o lançamento da nova versão será ainda neste mês.

A receita já é seguida por Kia Picanto e Hyundai HB20, que compartilham de um mesmo motor 1.0 12v Flex de três cilindros que gera 80 cv com etanol. Esta é a mesma potência especulada para a variante fabricada em São Carlos do novo  motor Volkswagen, que na Europa está disponível para o Up! em versões de  60 ou 75 cv, mas sempre com torque de 9,7 kgfm. São 4 cv a mais e torque quase 1 kgfm a menos se comparado com o usado Fox 1.0 atual. O que joga à favor do novo motor, além de ter um cilindro a menos para sustentar, é seu bloco e seu cabeçote serem feitos de alumínio, ou seja, mais leves, além das de seu desenvolvimento já ter sido voltado para um menor consumo de combustível.

O Fox Bluemotion foi lançado no ano passado, mas oferecido apenas com o motor 1.6 8v VHT (EA111), que se vale de melhor acerto aerodinâmico, pneus de baixo atrito e transmissão com relações mais longas para alcançar o prometido consumo 12,7% menor. Isso só acontece por este motor  ter fôlego, o que não é o caso do motor 1.0 TEC (EA111) que equipa outras versões do Fox, que precisa trabalhar em regimes de rotações mais elevados para embalar o carro.

Foto | Volkswagen/Divulgação