Ford_ecoSportA Ford desenvolve um novo motor 1.5 para o Brasil. Este propulsor será de três cilindros e equipará o New Fiesta e o EcoSport em substituição ao Sigma 1.6. A estreia está prevista para 2016 e terá potência bem próxima aos 130cv do Sigma 1.6.

O novo motor é da família Dragon e é baseado no 1.5 turbo do Fusion. De acordo com as fontes consultadas o motor de três cilindros é melhor que o de quatro, pois, 500cm3 é o volume ideal para o funcionamento de um motor de quatro tempos. Com menos peças móveis ele é mais barato de se produzir, sem falar que é mais leve e econômico.

Na linha New Fiesta ele será o motor que equipará as versões topo de linha em substituição ao Sigma 1.6. Neste caso o compacto manterá o motor 1.5 16v Sigma atual nas versões de entrada.

Já no caso do EcoSport ele também substituirá a motorização 1.6 Sigma. E a gama de motores do SUV compacto passará a ser 1.5 e 2.0.

O Ka e Ka+ não estão na programação de receber o novo motor. O compacto de entrada da marca continuaria com o 1.0 TiVCT e o 1.5 Sigma.

Foto | Ford/Divulgação (foto meramente ilustrativa)