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Na dianteira as mudanças serão restritas ao para-choque

No dia 2 de abril nossa reportagem flagrou um protótipo do Fiat Uno Sporting 2017. Hoje flagramos a versão aventureira o Way e pelas fotos as linhas dos para-choques das versões Attractive, Way e Sporting serão bem parecidos. O compacto será reestilizado para estrear os novos motores 1.0 e 1.3 GSE. A mudança também servirá para que o  modelo fique mais sofisticado para ocupar futuramente o lugar do Palio. O atual Palio e o Punto serão substituídos por um novo hatch chamado por enquanto de Projeto X6H.

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Os quadradinhos da grade serão trocados por uma grade filetada

Para perder o “status” de carro de entrada o Uno 2017 terá mais conteúdo e pequenas mudanças no interior. Deste modo, o Uno se descolará do Mobi. Deixando para o modelo recém-lançado, a responsabilidade de ser o carro de combate da marca italiana.

A mudança visual do no Uno foi antecipada pelo Autos Segredos em 1º de fevereiro. A principal alteração será na dianteira que terá novo para-choque. A grade do modelo 2017 contará com dois filetes e fundo terá formato de colmeia. Pelos flagras das versões Way e Sporting o para-choque será praticamente o mesmo para as três opções (Attractive, Way e Sporting). O que muda a princípio são os faróis auxiliares que será mais destacados na versão esportiva (veja aqui nossa projeção)

Além dos motores, o Uno deixará de usar a direção hidráulica e passará a contar com direção elétrica. O sistema Start&Stop que hoje está disponível somente para uma versão será estendido para outras versões, inclusive para motorizações 1.0.

O compacto contará com os controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR). Com o ESP a estabilidade e a tração do veículo são controladas automaticamente para que o veículo não saia do seu trajeto. O sistema percebe quando o carro fica instável e reage em uma fração de segundo, acionando freios ou reduzindo o torque de acordo com a situação. Já o ASR é um sistema de controle de tração que impede que o veículo derrape na partida ou em situações de pouca aderência da pista. As versões com motorização 1.3 terão os ESP e ASR de série, já para as opções 1.0 deverão ser ofertados como opcionais.

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Versão Way será comercializada com os motores 1.0 e 1.3 GSE

Os motores GSE foram antecipados com exclusividade pelo Autos Segredos em março e abril de 2015. Na engenharia e junto a fornecedores o motor de maior cilindrada é chamado de 1.3, porém, a marca poderá arredondar e o chamar de 1.4.

Todo motor GSE terá duas válvulas por cilindro. Então, teremos o 1.0 de três cilindros com seis válvulas e o 1.4 de quatro cilindros com oito. Ambos os motores serão construídos em alumínio e terão comando por corrente.

O 1.0 terá potência na casa dos 80cv e o torque máximo na casa dos 10kgfm. Entretanto, a curva de torque do propulsor é maior em todas as faixas de rotação que alguns dos concorrentes diretos. A ideia é privilegiar o uso do consumidor comum, que dificilmente passa dos 3.500rpm no seu uso diário. Há menos perda de potência por atrito quando o motor trabalha em giros menores.

O motor 1.0 GSE será usado em 2017 pelo Mobi nas versões normais e na aventureira Way.

Já o 1.4 terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. Este motor será usado por Uno, Palio e pela nova geração do Punto. A estreia está prevista para 2016. Já existe planos para que o motor 1.4 GSE tenha versão turbo futuramente. Neste caso, o cabeçote passaria a ter 16 válvulas. É quase a mesma dança dos cabeçotes que se via no início dos motores 1.0 e 1.3 Fire…

O Uno também ganhará mais conteúdo tecnológico, principalmente nas versões 1.3 que deverá receber central multimídia de série, vidros elétricos nas quatro portas e outros itens de série.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos