Como já escrevi em outras oportunidades, às vezes o segredeiro automotivo tem que contar com a sorte. Ontem, novamente contei com ela, voltando de uma viagem de Aparecida (SP) para Belo Horizonte (MG) com a família e amigos avistei uma cegonha com sete protótipos da nova geração do Fiat Punto seguindo em sentido contrário. Na hora fiquei sem ação e não sabia se retornava ou não. Porém, com o incentivo do amigo Robson Pires, peguei o primeiro retorno e conseguimos alcançar o caminhão com os protótipos.
Na foto acima nota-se claramente o deslocamento da roda traseira para o final da carroceria e a lata deformada próximo a porta traseira. Apuramos que a traseira da carroceria do Palio cresceu em 10cm aproximadamente. Quem viu a carroceria da mula limpa, afirma que parece é Palio “anabolizado”. Tanto o hatch X6H quanto o sedã X6S serão construídos em cima da plataforma 326 “esticada” e os dois modelos terão porte similar ao atual Punto, porém com maior entre-eixos. A produção será do X6H será em Betim (MG) e a do X6S será na Argentina como nossa reportagem antecipou em dezembro
.
A nova geração do compacto premium será lançada no Brasil entre o fim de 2016 e começo de 2017. O desenvolvimento e produção do modelo foi aprovada em abril de 2015 pelo alto escalão do Grupo FCA. A VP (verifica processo) do novo Punto que é uma etapa antes da produção dos modelos pré-série está marcada para junho de 2016.
A versão de entrada da nova geração do Punto será equipada com novo motor GSE 1.4 que terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. A opção de menor cilindrada contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado de também de cinco marchas. Já as topos de linha usarão o novo 1.8 E.torQ EVO que fará sua estreia na picape Toro. Os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades usado pelo Jeep Renegade.
A nova geração do Punto contará com a tecnologia Start&Stop, além dos controles de tração e estabilidade.
Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.