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Toda a parte debaixo da plataforma, motor e suspensão já são da nova geração do Punto

Ainda usando as carrocerias Frankenstein, toda emendada com parte de Palio e Grand Siena a nova geração do Punto segue em testes de durabilidade. Nossa reportagem flagrou nessa semana dois protótipos do modelo rodando em Minas Gerais. Chamado de Projeto X6H, o novo hatch poderá dar as caras no Salão do Automóvel de São Paulo. Nas ruas os protótipos ainda não contam com a carroceria definitiva, entretanto, para testes internos a marca montou várias carrocerias em março do hatch X6H e do sedã X6S.

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Roda traseira deslocada para o fim da carroceria indica o aumento de tamanho da carroceria

Nessa primeira fase de projeto, apesar de os protótipos “Frankenstein”, as mulas já tem as medidas reais do novo modelo. A carroceria do Palio foi aumentada na parte de trás, por isso a roda traseira está deslocada para o final da caixa de roda, como pode ser visto na foto abaixo. Apuramos que a  traseira da carroceria do Palio cresceu em 10cm aproximadamente. Quem viu a carroceria da mula limpa, afirma que parece é Palio “anabolizado”.

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Parte traseira do protótipo é cerca de 15 centímetros maior que o Palio atual

Tanto o hatch X6H quanto o sedã X6S serão construídos em cima da plataforma 326 “esticada” e os dois modelos terão porte similar ao atual Punto, porém com maior entre-eixos. A produção será do X6H será em Betim (MG) e a do X6S será na Argentina como nossa reportagem antecipou em dezembro.

A nova geração do compacto premium será lançada no Brasil entre o fim de 2016 e começo de 2017. O desenvolvimento e produção do modelo foi aprovada em abril de 2015 pelo alto escalão do Grupo FCA. A VP (verifica processo) do novo Punto que é uma etapa antes da produção dos modelos pré-série está marcada para junho de 2016.

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A versão de entrada da nova geração do Punto será equipada com novo motor GSE 1.3 que terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. A opção de menor cilindrada contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado de também de cinco marchas. Já as topos de linha usarão o novo 1.8 E.torQ EVO que fará sua estreia na picape Toro. Os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades usado pelo Jeep Renegade. O modelo deverá contar ainda com uma versão esportiva que será equipada com o motor GSE Turbo 1.3 16v que deverá ter potência acima dos 150cv.

A nova geração do Punto contará com a tecnologia Start&Stop, além dos controles de tração e estabilidade.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos