Como antecipamos no mês passado, o Ford Ka e Ka+ serão reestilizados em 2018. A mudança visual fará sua estreia na linha 2019 do compacto. Agora, nosso leitor Frederico Maia flagrou protótipos do modelo em testes no Sul do país. Além do visual renovado, o Ford Ka 2019 terá opção de câmbio automático. As novidades visuais serão mais concentradas na dianteira do modelo. De acordo com nossas fontes, por ainda ser importado o motor tricilíndrico 1.5 Dragon não será usado na linha Ka inicialmente.

Linhas

A reforma visual do compacto é de responsabilidade da Ford Ásica Pacífico. As mudanças se restringem as partes móveis, ou seja, na dianteira mudam para-choque e faróis. Capô e para-lamas seguem como estão. O flagra indica que o para-choque terá novas entradas de ar inferiores. Já os faróis também terão novo formato.

De lado, as únicas mudanças visíveis serão as novas rodas já usadas nos protótipos e os retrovisores que passarão a contar com os repetidores de seta.

Na traseira, como é de praxe nas reestilizações da Ford, somente o para-choque terá retoques. Já a lanterna mantém o mesmo formato ganhando somente novos elementos internos.

Interior

Os protótipos flagrados estavam com o painel coberto, o que indica uma atualização.

Motores

Na motorização, o Ka 2019 seguirá com os motores 1.0 e 1.5 atuais. O propulsor 1.0 de três cilindros rende 85 cv quando abastecido com etanol e torque de 10,7kgfm e 80 cv com gasolina e torque de 10,2kgfm. Já o motor 1.5 tem potência de 111 cv e torque de 15 mkgf com etanol e 107 cv e torque de 14,8 kgfm com gasolina. O Ford Ka 2019 contará opcionalmente com câmbio automático de seis velocidades para as versões com motor 1.5 e também com o manual de cinco velocidades. Já o propulsor 1.0 manterá a transmissão manual de cinco velocidades.

Versões

O Ford Ka e Ka+ manterão a mesma oferta de versões atuais. Com a mudança a versão aventureira Trail mudará de visual com menos de um ano de mercado.

Fotos | Frederico Maia

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  • Gu92

    Com a inclusão do câmbio automático o Ka tende a crescer em vendas e brigar com o Hb20 pela vice liderança, vamos aguardar os próximos capítulos!!!

    • NaoFaloComBandeirantes

      Concordo plenamente. É o que falta para ele hoje.

    • Stroka

      Nunca conheci alguem que tivesse um Ka, será que tem bala pra brigar mesmo?

    • Wesley Izidorio Vital

      Carros da Ford só compra quem nunca teve, com raras exceções.

  • Whering Alberto

    Tomara que não fique desarmônico.

  • Milton-GT

    Cambio automático no Ka? É o fim das vendas do Fiesta.

    • Wellington Myph13

      Fiesta certamente vai adotar o que foi feito na Ecosport… pacote inicial de 7 Airbags, ESP e CMM 6,5″ de série, se distanciando do Ka que deve ganhar CMM só na top de linha (que teria ESP também, mas só 2AB). Apelos diferentes…

      • RenanK

        4 AB de série no KA seria interessante. Acho possível, dependendo do sucesso de vendas do Kwid e do desempenho no Latin NCAP as outras podem seguir o rastro…

        • Gu92

          Na europa já é de série, então aqui é só a Ford querer colocar!!

    • Fábio A.

      E certamente virá com preço de Fiesta…

      • Milton-GT

        Acho que não, mesmo porque para ficar no preço do Fiesta teria que dobrar o preço do Ka e a Ford jamais mataria sua galinha dos ovos de ouro.

    • Dreidecker

      Deixa o consumidor decidir.

      • Milton-GT

        Eu só fiz uma previsão, é óbvio que quem vai decidir é consumidor.

    • ocampi

      No dia que o Ka chegar no patamar de um Fiesta, o Fiesta evolui pro nível de um Focus e por aí vai…..

      • Milton-GT

        Não sei, entre num Fiesta e depois entre num Ka, o interior, a posição de dirigir, os bancos, é tudo exatamente igual. Ao ponto de se colocar uma venda em uma pessoa e empapelar os vidros, ao se colocar a pessoa dentro e lhe tirar a venda, ela não será capaz de identificar o modelo, se é Ka ou Fiesta

    • Leonel

      Não vejo dessa forma @miltongt:disqus . Querendo ou não, o NF é categoria superior ao Ka, não somente em categoria como em produto. Creio que vá receber o novo 1.5 Dragon além do AT6, tirando de cena o PS.

      Acredito também que terá uma reestiização, mesmo que leve. Nova lista de equipamentos e etc. Alguém que tem dinheiro para o NF sequer olha o Ka. Ao menos, é a minha opinião.

      • Milton-GT

        Sim, mas não é assim que o mercado age, tanto que no lançamento do Ka, as vendas do Fiesta caíram. Minha sobrinha, por exemplo, desistiu de comprar um Fiesta para comprar um Ka+ 1.5 completo, porque tinha mais espaço interno, o mesmo nível de equipamentos e custava bem mais barato. A Ford até descontinuou a linha 1.5 do Fiesta, mesmo assim as vendas continuaram caindo.

        • Leonel

          Entendo. É, as versões de entrada vs a Topo de linha do Ka realmente podem ter clientes próximos mas as mais “refinadas” já entendo que não. Mas compreendo seu ponto.

    • wagner

      Acredito que o Fiesta finalmente terá um acabamento para que se possa chama-lo de “premium” com a finalidade de distancia-lo do Ka.

      • CorsarioViajante

        E também de aproximá-lo de Argo, Polo e 208. Veremos!

  • Tommy

    Bom que o Ka+ tenha opção do AT, ainda mais agora que não temos mais o Fiesta Sedan

    • Wellington Myph13

      Eu ainda não entendi até agora porque não deram um jeito de fabricar o sedan aqui também… São modificações “minimas” e já fabricamos o Fiesta aqui. De quebra ele teve uma queda considerável em vendas e a Fabrica supostamente está ociosa perto do que fazia antes… Um Fiesta Sedan mesmo vendendo mil unidades, seria algo pra ocupar a fábrica e seriam mil unidades de vendas a mais pra Ford…

  • Marco

    Até a Ford resolveu colocar o repetidor de seta no retrovisor. Enquanto isso, a dona General Monsters …

    • Tango

      A Chevrolet tirou os repetidores laterais da Captiva tem uns três anos. E vai ficar assim.

    • Caio Cartaxo

      Eu achava que so eu achava MUITO BREGA a GM ta ignorando as setas nos retrovisores. Gente um Cruze de 120mil no lugar do pisca ta com um filete de plastico aspero nos retrovisores KKKKKKKK. Eu me sentiria um idiota comprando uma cortada de custo dessa num carro de mais de 100mil.

      OBS: ate os Up sai com o repetidor de pisca KKKKKK

  • marc

    O 1.5 dragon era realmente o que esperava, que pena, fica pra próxima

    • Luciano Lopes

      Mas esse motor do Ka sobra no carro . Muito rápido e econômico, com a suavidade dos 4 cilindros. Não vejo necessidade, na Eco o 1.5 não surpreendeu como os números sugeriam

      • RenanK

        Não se esqueça que no caso do Ecosport o 1.5 Dragon de 137cv substituiu o 1.6 Sigma de 131cv, e parte do ganho foi perdida pela adoção do automático convencional, quer rouba desempenho em comparação ao PowerShift.
        Apesar do 1.5 atual de 111cv andar muito bem no Ka, são 26cv a menos que o Dragon e uma curva de torque mais linear, e ainda haverá perda de desempenho no automático.

    • ViniciusVS

      Seria um baita exagero…

      Talvez em uma versão “Sport” do Ka poderia ser interessante, apesar que nesse caso o 1.0 Ecoboost teria uma proposta melhor.

      • Franklin Tinoco

        Seria um concorrente a altura pra bater no Up TSi.

        • ViniciusVS

          Andaria bem mais que o TSI.

    • Duh

      A última coisa pra mexer no Ka são os motores, o interior e mais equipamentos são a prioridade.

  • Wellington Myph13

    Eu já acho que o 1.5 Sigma vai ser aposentado quando o Dragon passar a ser fabricado aqui, e o AT6 só vem no motor Dragon, que já existe na Ecosport.

    Não vejo “motivos” pra acoplar o AT6 em um motor que já esta com os dias contados…
    MAS, posso estar enganado e o Sigma continue só pro Ka, e o Dragon pro Fiesta/Ecosport… (Ainda equivocado, já que Fiesta e Ecosport não tem vendas tão consideráveis pra ter um motor só pra eles… Faria mais sentido em redução de custo uma produção maior pra mais vendas, como pra somando com o Ka…)

    Kkkkk, muita bagunça. É nisso que da tentar adivinhar o que podem fazer…

    • Andre L W

      Também acho improvável a manutenção do 1.5 Sigma e 1.5 Dragon juntos. Pode até ser q inicialmente (caso ainda não tenham iniciado a produção nacional do 1.5 Dragon qdo do lançamento do Ka reestilizado) as versões AT (ou talvez apenas a versão, como p. ex opção somente para a SEL) saiam com 1.5 Dragon e as MT continuem com o 1.5 Sigma. Mas até lá muita coisa pode rolar…

      • Wellington Myph13

        Faz sentido. Pode ser que só as versões com AT6 usariam o novo motor… Fiesta deve ganhar o mesmo pacote de segurança do Ecosport pra se distanciar do Ka…

    • Luciano Lopes

      É mais complicado que pensamos . A estrutura e coxins do motor tem que ser reprojetados para um de arquitetura bem diferente, ajustes de suspensão , crash test e homologação. Um custo q penso q a Ford não está afim de assumir num carro que representa pouco das vendas do modelo .

      • Wellington Myph13

        Deve ser o mesmo custo e trabalho de adaptar o AT6 no 1.5 Sigma do Ka, do que já fazer de vez pro 1.5 Dragon que vem pra substituir ele… Nem que faça como o colega comentou, as versões com AT6 sejam já com o motor Dragon, enquanto vai zerando a produção do Sigma e iniciando a do Dragon pra toda linha…

        • Gustavo73

          O problema é que Taubaté manda Sigma para as três Américas. Aí tem que ver como fica.

          • Wellington Myph13

            Aí eu já nem sabia. Mas são tantas unidades assim? Porque não faz sentido ter 2 1.5 no catálogo e ainda por cima totalmente diferentes… Só aumenta o custo de manutenção e peças… Eu acho que mata por completo o Sigma, mas sei lá…
            Eu diria que até facilitaria a linha deles.
            1.0 12v aspirado, depois vem a fabricação do Ecoboost, daí entra a 1.5 12v aspirada pra ter aquela transição de Aspirado vs. Turbo e dele deriva pro 1.5T 12v pra substituir as 2.0 aspiradas que são importadas… E por fim um “Dragon” 2.0T 16v pra substituir o Ecoboost… Mas estes 2 últimos são puro chute meu, que “fariam” sentido, mas nem sei se o 1.5 dragon pode virar um 2.0 fácil como a Fiat faz com o Firefly 1.0 3C virar 1.3 4C…

  • Jeep Compass

    Fiesta 2018 reestilizado, novo Focus e Ka reestilizado usarão o câmbio AT6 do novo Ecosport. PowerShit será aposentado.

    • Leonel

      Já foi declarado que o PS está sendo retirado de linha, inclusive (e talvez principalmente) nos EUA.

      • Caio Cartaxo

        Nos EUA muita gente já teve o PS trocado por um AT6 convencional.

        • Comentarista

          Ã? Que informação é essa? Não acredito que a fábrica iria fazer estas adaptações em poucos carros já vendidos.

          • Caio Cartaxo

            KKKKKK, ate porque foda-se a lei e a garantia, todos sabemos que o ps tem reparo KKKKK me poupe amigo

          • Comentarista

            Cartaxo, acho que quem tem que poupar aqui é você. Quero que identifique uma fonte técnico jornalística que comprove a substituição de câmbios PS em carros já comercializados por câmbios automáticos convencionais. Você deve ter sonhado com isso ou não sabe interpretar texto, pois no link que me enviou, nem em inglês nem em português, diz que houve substituição de PS por Epicicloidal tradicional em carros vendidos ou em projetos correntes. Em NOVOS projetos o câmbio foi trocado mesmo, igual no novo Ecosport.

          • joao vicente da costa

            kkkkkkkkkkkkkkkk

        • Comentarista

          Pesquisei agora é não tem nada disso. Estão substituindo os PS em carros novos e novos projetos. Os lançamentos estão sendo com o epiciclico, nada de trocar câmbio de carro já vendido.

          • Caio Cartaxo

            Talvez porque voce queira pesquisar sobre o direito americano em português não? Vamos aprender a pesquisar então. Vamos da uma ajudinha…

            http://www.yourlegaljustice.com/ford-powershift-transmissions/

            Como podemos ver a Ford da 7 anos de garantia ou 160mil km de garantia, ou seja, a FORD É OBRIGADA A reparar o câmbio. Porém, como ela vai reparar um câmbio sem reparo?? Efetua a troca para um câmbio tradicional. Mais de 7000 pessoas ja processavam a ford. Recomendo aprender a pesquisar antes de da uma de espertao. Abc

          • Comentarista

            Cartaxo, no texto que me enviou não fala nada de substituição. Você é que está presumindo que ela fará uma troca pelo motivo de não haver conserto na PS. A Ford, em NOVOS, projetos está considerando o epicicloidal tradicional e não mais o PS. Nos carros com PS, reforçando, a Ford não faz a troca do PS por outro câmbio.
            Não entrei em mérito de qual justiça é mais eficiente. Falei em termos técnicos. Se o câmbio PS não tiver conserto o mais coerente é a Ford recomprar os carros como a VW fez no escândalo do Diesel.

  • Dreidecker

    Câmbio automático AT6 no Ka é uma ótima opção, mas cadê a opção conjugada de motor 1.5 Dragon ? Falta também uma entrada DoubleDIN no painel do Ka (e Fiesta) para uma central multimídia, ainda que do mercado paralelo.
    Só espero que a re-estilização não acabe com a bela frente do atual Ka, como fizeram com o Fiesta europeu. https://uploads.disquscdn.com/images/145ea992c1db8b08c3a2f455462eb35615b154e0100ee7bea55fb1e7d109d7e5.jpg

    • Wellington Myph13

      Eu já gostei da frente nova, mas a traseira ficou horrível… Pra mim, claro.

    • Luciano Lopes

      Esse 1.5 4cil do Ka sobra no carro , é um foguetinho, e muito econômico. Sinceramente,eu que conheço o Ka 1.5, entendo a Ford de não ver necessidade. Até porque o 1.5 3cilindros não surpreendeu na Eco como os números sugeriram , além de um 4 cil 16v ter um funcionamento bem mais suave .

      • Dreidecker

        O 1.5 12v Dragon não surpreendeu frente ao 1.6 16 TiVCT (ambos são muito superiores ao 1.5 16v 4 cilindros).

        • Luciano Lopes

          Pega um Ka sedan 1.5 é um Fiesta 1.6. ( Os dois têm pesos parecidos )O Ka anda bem mais e gasta menos . É uma superioridade técnica que não repete na pratica.Melhor : Anda no Ka 1.5 vc vai ver um motor muito elástico, girador, suave e que sobra no Ka . Acredito tb q a Ford não manterá 2 linhas de motores 1,5L, mas
          Não vejo tanta necessidade, pois o motor é ótimo !

      • Wellington Myph13

        O 1.5 3C não “surpreendeu” na Eco com 1250kg nas costas pra levar. Mas toda imprensa elogiou que não sente vibrações nem mesmo em baixa com carro parado.
        Acredito que esse Dragon faria muito mais estrago ainda no Ka do que o próprio 1.5 Sigma que ele já usa.
        Motores 3 cilindros tem o mesmo funcionamento suave quando em movimento. Só se nota as vibrações quando parado…

        Veja a curva de torque do Dragon e do Sigma 1.5…

      • RenanK

        No Ecosport o 1.5 Dragon de 137cv substituiu o ainda atual 1.6 Sigma de 131cv, e parte do ganho foi perdida pela adoção do automático convencional, quer rouba desempenho em comparação ao PowerShift.
        Acredito que se fosse trocado apenas o câmbio sem o motor, o Ecosport se tornaria bem mais lento e gastador.

        • Dreidecker

          Só uma observação: o motor 1.6 16v TiVCT tem na prática 142,5 cv de potência (medido no dinamômetro), um dos motivos de não ter havido grande diferenças de desempenho no Ecosport (além do outro motivo mencionado por você – câmbio automático convencional).

      • souza89

        motor aspero e não sobra em alta, perde potencia muito fácil, deferente do 1.6

    • Edwr

      O Fiesta ta virando Punto

  • Anderson SP®

    O motor Dragon mesmo capado para uns 120cv seria bem vindo, até a Ford começar a fabricar aqui pelo jeito vai demorar ainda, pelo histórico de lançamentos tardios dela.

  • ocampi

    Ford se movimentando e voltando a ser Ford de verdade.

  • Jonathan Simecek

    Já estão testando no frio pelo jeito, essas fotos pela paisagem é no morro da Igreja em Urubici, um dos locais mais frios do Brasil.

  • Ricardo Blume

    Vai mudar para continuar nas cabeças e dar espanco em muitos concorrentes. Acredito que o novo 3 cil 1.5 l aos poucos irá ocupar toda a linha Ford, só questão de tempo e começarem a montá-lo o país. Ponto para o AT6.

  • Bruno@BRN.CS

    Será que dessa vez morre aquele rádio/calculadora?

  • jeep compass

    ká automático vai matar o fiesta automático

  • Leonel

    Uma pena não ter o atualizado 1.5, que é excelente. Mas o atual 1.5 do Ka não é ruim. Vão fazer o que faltava no carro, um câmbio AT6. Agora, é aguardar o preço…

  • ♐ Evandro ⭐

    Ah, entendi! Nada muda, né?

  • Draga

    P/ mim vem o motor 1.5L tres cilindros, e se vier c a mesma potencia do Eco vai virar um canhao!

  • Eliandro Baseggio

    Tomara que mudem mesmo aquele painel MADE IN CHINA…

  • Thiago André

    Nas revendas já dizem que a Ford vai fazer como a GM fez no Onix e Onix Joy. Vai tet o novo Ka 2018 com desenho atual e o Ka Class com desenho anterior.
    Espero que a Ford de o mesmo painel de instrumento do novo EcoSport, pois atual é muito pobre. Um acabamento decente por dentro com muita qualidade ,Pisca alerta lateral de série, LEDs dianteiros de série. É uma capa no motor para esconder e proteger o motor. Além disso fica feio tudo exposto.

    • Franklin Tinoco

      Só que pra Ford fazer isso, o Fiesta tem de sair de linha, reposicionando as versões premium do Ka e as de entrada do Focus para tampar o buraco, do mesmo jeito que a Fiat fez quando lançou o Argo (tirando de linha o Palio, Punto, Idea e o Bravo numa tacada só. E se vier uma versão sedã do Argo, o Gran Siena morre).

      • Thiago André

        Grand Siena parte dos 40 mil, imagine um arco 1.0 ou 1.3 vai começar nos 55mil sem dúvida. Argo sedan vai concorrer com Cobalt

        • Franklin Tinoco

          O Prisma também parte dos 40 mil, mas não é páreo pro Argo.

  • Kiyoshi Yamashiro

    Se o Ka tivesse um painel melhor, uma construção mais caprichada e câmbio automático, poderia vender muito mais, é um carro que tem mais itens de segurança que os concorrentes, espero que essa atualização melhore os pontos fracos

  • jorge

    As lanternas traseiras estao diferentes! Dá pra perceber q a faixa branca das setas e ré estão voltadas pra baixo, no atual é pra cima!

    • Doyle

      como no focus

  • Diego

    2019???
    AS está louco ou as montadoras estão cada dia mais safadas!

  • souza89

    Infelizmente o KA se tornou o campeão de grilos…. Quem compra já tem que estar ciente, entre a sorte de ter um carro sem grilo e a paciência de conviver com eles se eles aparecer

  • Eddie Nabil Rahal

    A traseira dele só muda para-choques, será que terá o mesmo desenho do europeu?

    • Doyle

      o layout das lanternas estão diferentes. O alojamento do pisca e luz de ré agora é curvo

  • Duilio

    se for automático de verdade, ok. Powershift nem pensar.

  • Doyle

    la vem a Ford cagar no carro que mais vende da marca.

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  • Renato Texeira

    Finalmente o ka terá cambio automatico. Chega com uns 2 anos de atraso, já que todos os seus concorrentes possuem câmbio automático ou automatizado.

  • Milton Tavares

    O Ka+ tem uma traseira muito feia, talvez se fosse trocadas as lanternas traseiras poderia dar uma melhorada no visual, painel é outro ponto que não agrada no Ka, mas acho que a Ford deve adotar o mesmo painel que está agora no Eco que é muito melhor.

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  • Fernando

    ele carro vai chegar quando ja q é modelo 2019?

  • Pedro Augusto

    Três coisas que precisam mudar no Ka, na minha opinião: 1. Traseiras insossas, sobretudo as lanternas do Ka+, muito feias; 2. Resolver o enorme vão entre os paralamas e a linha inferior das janelas, talvez algum recorte na lateral para diminuir a sensação de rodas pequenas/carrinho de brinquedo; 3. Melhorar o aspecto do painel, para ficar mais condizente com os irmãos maiores e com a nova Ecosport. Obviamente só o “problema 3” tem solução, o resto só num redesenho bem mais abrangente.

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