flagra_honda_brio_na_fiatHá pelo menos um exemplar do Honda Brio rodando no Brasil e ele não veio pelas mãos do fabricante japonês. O “turista” de origem indiana está aqui para ser estudado pelos engenheiros da Fiat. O motivo é fazer a engenharia reversa na qual são avaliados os pontos positivos e negativos do modelo. No caso do Brio em questão, as análises são por conta do Projeto X1H – compacto que a marca italiana produzirá em Betim (MG) em 2016.

flagra_mula_fiat_x1h_1O X1H compartilhará muitas peças com o Uno, tanto que pode ser considerado um primo dos 326 (Novo Palio) e 327 (Novo Uno). A parte da frente da arquitetura do City Car  é a mesma dos 326/327, enquanto a parte de trás é nova.

O uso do Uno como mula é justificado pelo fato de o X1H compartilhará muitas peças com o Uno. O modelo terá entre-eixos mais curto, por isso a mula tem parte de trás menor e portas menor que a do primo. O corte da carroceria é visível na imagem acima.

Apuramos que até no visual há parentesco com o Uno, já que a inclinação do para-brisa e o próprio vidro serão os mesmos. Aliás, o formato das portas dianteiras será igual. mudando apenas a chapa estampada externa. Portas traseiras serão novas por conta do entre-eixos menor. As lanternas também não serão verticais. A tampa traseira do compacto será bem curta e toda em vidro.

MECÂNICA

O modelo virá equipado com o sistema Start&Stop e marcará a estreia do motor 1.0 três cilindros que terá potência final acima dos 80cv. Outra novidade é o sistema de direção que deverá contar opcionalmente com assistência elétrica.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos