O ano de 2012 será marcado por vários lançamentos automotivos e os leitores do Autos Segredos permanecem atentos à movimentação dos protótipos. Nos últimos dias, recebemos flagras de nada menos que três das novidades: Chevrolet Spin, Ford EcoSport e Hyundai HB. Aos internautas Marcelo, Fábio Noiola, 1000ZINHO e Josenilton Vieira Alves, que fotografaram os veículos, mandamos nossos sinceros agradecimentos.

A Spin será a arma da Chevrolet para concorrer no segmento dos monovolumes e terá versões para cinco e sete ocupantes, nos moldes das concorrentes Livina e Grand Livina. A produção deverá começar em junho, mesmo mês que as antecessoras Meriva e Zafira sairão de linha. Segundo nossos amigos, o projeto privilegiou o espaço interno e o modelo será bastante amplo.

A Spin foi desenvolvida sobre a plataforma Gamma II,  compartilhada com o Cobalt e o Opel Corsa. A versão para cinco ocupantes utilizará o motores 1.4 e 1.8 Econo.Flex; o segundo é basicamente o mesmo que equipava a Meriva e a linha Corsa, mas com modificações que deverão elevar a potência e melhorar o índice de emissões de poluentes. A carroceria mais longa, com sete lugares, será oferecida apenas com o propulsor de maior cilindrada.

A nova geração do EcoSport tem visual conhecido, poia a própria Ford já mostrou modelos em tamanho real à imprensa brasileira, mas sem divulgar informações mecânicas. Contudo, já sabemos que o jipinho será equipado com os propulsores 1.6 16V Sigma e 2.0 16V Duratec, sendo que o mais potente terá opção de câmbio automático e tração 4×4. A plataforma é a do New Fiesta, que também emprestará componentes do interior à novidade.

O lançamento ocorrerá em meados deste ano, mas ainda não há data confirmada para a apresentação à imprensa. São esperados equipamentos inéditos na linha, como sistema keyless com partida por botão e teto solar.

O Hyundai que por enquanto é conhecido pelo codinome HB será produzido na nova planta que a marca sul-coreana constrói em Piracicaba, SP. A novidade competirá no volumoso segmento  de hatches compactos, que a empresa ainda não atua no Brasil. A estreia deverá acontecer em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Futuramente, o modelo dará origem a um sedã e a um SUV.

Nas versões de entrada, o hatch utilizará o motor 1.0 12V de três cilindros que equipa o Picanto. As configurações serão impulsionadas pelo 1.6 16V de quatro cilindros do Soul. Vale lembrar que ambos os propulsores já receberam sistema flex e o HB será apto a consumir gasolina ou etanol desde o lançamento. Os propulsores de maior cilindrada poderão ser acoplados a câmbios manual ou automático.

Galeria


Foto |  Marcelo/Especial para o Autos Segredos (Chevrolet Spin), Fábio Noiola/Especial para o Autos Segredos (Ford EcoSport) e 1000ZINHO/Especial para o Autos Segredos e Josenilton Vieira Alves/Especial para o Autos Segredos (Hyundai HB)

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail marlos.vidal@gmail.com ou contato@autossegredos.com.br.