Do Projeto 363 surgirá o sonhado SUV compacto da Fiat, construído a partir da plataforma atualizada do Argo, modelo terá motores 1.0 12V Turbo Firefly e 1.3 8V Firefly

O SUV do Argo deverá ser o responsável pela estreia do motor 1.0 12V Firefly Turbo. Em entrevista ao Autos Segredos, Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler América Latina, confirmou que o novo propulsor fará sua estreia em um novo modelo, ou seja o sonhado SUV compacto da Fiat. Protótipos seguem em testes por Minas Gerais, Pernambuco e em São Paulo onde foi flagrado pelo leitor Thiago Barbosa.

Motores

Um dos motores já confirmados para o SUV da Fiat (Projeto 363) é o 1.0 Turbo Firefly que será ligado ao câmbio CVT. O propulsor 1.0 de três cilindros turbo terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas. No caso do motor turbo, a transmissão será sempre automática do tipo CVT.

Em versões mais acessíveis, o SUV compacto contará com o motor 1.3 Firefly ligado aos câmbios manual e CVT.

Com a nova Strada pronta para ser lançada, a prioridade da Fiat no momento é o SUV do Argo ou Projeto 363 como é chamado pela engenharia e fornecedores. Num primeiro momento, a estreia do modelo estava programada para agosto de 2021, mas a marca quer antecipar sua chegada para o primeiro semestre do próximo ano.

SUV do Argo

O inédito SUV da Fiat terá “corpo” de Argo: portas dianteiras e traseiras terão apliques em sua parte inferior, mas serão idênticas as do hatch. 

Com as portas iguais as do Argo, o SUV da Fiat terá a mesma base do hatch até a coluna “A”. Na dianteira, o cofre do motor será inédito para o que o modelo tenha uma frente mais alta.

Suspensão

A suspensão traseira do SUV da Fiat será a mesma do Argo, inclusive os pontos de fixação serão idênticos. Já a dianteira, será exclusivo do Projeto 363 por conta da nova estrutura dianteira.

Aços

Além da plataforma MP1 evoluída, o SUV |da Fiat terá aços especiais para atender requisitos de segurança mais rigorosos. A arquitetura e os aços serão usados nas novas gerações de Argo e Cronos e também em novos modelos da FCA.

Linhas

Autos Segredos já conseguiu apurar alguns pequenos detalhes do modelo. De lado, por exemplo, ele terá por toda a sua extensão um aplique de plástico na parte inferior que contorna as caixas de roda. A linha de cintura dele não é alta e um vinco percorre toda a lateral na altura das maçanetas. Já a lanterna traseira invade a lateral e terá formato mais verticalizado.

LEIA TAMBÉM

A traseira terá linhas mais arredondadas e um grande aerofólio também fará parte do visual. Na dianteira, o SUV da Fiat terá uma enorme grade dianteira em formato colmeia.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.